1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/10/2024 às 08:23
Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Foto: Divulgação/Tesla

Nova Van da Tesla é anunciada e promete mudar a indústria automotiva. Ônibus elétrico da Tesla recebe nome de Robovan e pode ser lançado em 2026.

A Tesla revelou seu maior veículo de transporte de passageiros, um ônibus elétrico autônomo conhecido como Robovan, que entrega um estilo futurista diferenciado e que promete mudar a indústria automotiva. Segundo palavras da empresa, este ônibus elétrico da Tesla entrará em produção eventualmente, mas não está claro quando ele chegará às ruas.

Van elétrica e futurista da Tesla não precisa de motorista

O conceito de ônibus elétrico da Tesla foi revelado junto com o Cybercab, um pequeno robotaxi autônomo de dois lugares que deve ser lançado nos EUA em 2026, e uma versão mais recente do robô humanoideOptimus” em desenvolvimento pela empresa de Elon Musk.

Ambos os veículos serão conduzidos pela próxima iteração do software Full Self-Driving da Tesla, alimentado exclusivamente por câmeras, em vez dos caros sensores LiDAR escolhidos por montadoras rivais de carros autônomos.

A versão atual do que é chamado de “condução totalmente autônoma” na indústria automotiva exige um motorista atento ao volante, pronto para assumir o controle do carro a qualquer momento.

A partir de 2025, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirma que isso não será mais necessário, com o lançamento de uma atualização não supervisionada disponível primeiro nos atuais Model 3 e Model Y nas estradas do Texas e da Califórnia, antes da introdução planejada do Cybercab em 2026.

Uma expansão global do Full Self-Driving foi prometida, contudo, como a versão supervisionada do sistema não está disponível fora da América do Norte, pode levar muitos anos até que a tecnologia não supervisionada seja lançada na Austrália e na Europa.

Van da Tesla conta com 14 lugares

Poucos detalhes técnicos do Robovan para a indústria automotiva foram anunciados, contudo, Musk afirma que ele terá capacidade para 20 pessoas, ou poderá ser usado para transportar mercadorias. Fotos divulgadas pela empresa mostram que o ônibus elétrico da Tesla conta com design exterior hiperfuturista, com faróis de cinco listras na dianteira e na traseira, sem para-brisa e uma porta lateral de vidro deslizante.

Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Foto: Divulgação/Tesla

O veículo conceito mostrado pela Tesla nos EUA recentemente era um veículo de 14 lugares, com quatro fileiras de assentos estofados em branco e telas em ambas as extremidades da cabine. Segundo Musk na revelação do Robovan, a estimativa é que a van da Tesla custaria de cinco a dez centavos de dólar por milha (1,6 km) para rodar, em comparação com US$ 1 para um ônibus convencional. 

O anúncio da van da Tesla e Cybercab foi realizado nos estúdios da Warner Bros, na Califórnia (EUA), em um evento chamado “We, Robot”, em uma menção a clássica obra de ficção científica de Isaac Asimov, “I, Robot”.

Detalhes revelados do Cybercab

Além do ônibus elétrico da Tesla, também foi apresentado o Cybercab, que deve começar a ser produzido em 2026, sem pedais, volante e ele custará cerca de US$ 30 mil. O anúncio do modelo acontece após anos de previsões incorretas de Musk. Em 2015, o bilionário afirmou que um carro totalmente automatizado seria uma realidade nos próximos dois anos.

Um ano depois, falava em um veículo para 2019 tão seguro que o usuário poderia até mesmo dormir durante o transporte. Apesar disso, como muitas montadoras descobriram posteriormente, a direção autônoma é uma tarefa complexa.

Apesar dos veículos atuais já contarem com automação que, em teoria, permite ao motorista delegar algumas funções a um computador, a pessoa ao volante ainda deve estar sempre atenta e pronta para reagir caso o veículo enfrente uma situação inesperada. Com veículos automatizados, a Tesla já passa por uma série de ações judiciais relacionadas a acidentes fatais envolvendo seus veículos.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x