1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/10/2024 às 08:23
Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Foto: Divulgação/Tesla
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova Van da Tesla é anunciada e promete mudar a indústria automotiva. Ônibus elétrico da Tesla recebe nome de Robovan e pode ser lançado em 2026.

A Tesla revelou seu maior veículo de transporte de passageiros, um ônibus elétrico autônomo conhecido como Robovan, que entrega um estilo futurista diferenciado e que promete mudar a indústria automotiva. Segundo palavras da empresa, este ônibus elétrico da Tesla entrará em produção eventualmente, mas não está claro quando ele chegará às ruas.

Van elétrica e futurista da Tesla não precisa de motorista

O conceito de ônibus elétrico da Tesla foi revelado junto com o Cybercab, um pequeno robotaxi autônomo de dois lugares que deve ser lançado nos EUA em 2026, e uma versão mais recente do robô humanoideOptimus” em desenvolvimento pela empresa de Elon Musk.

Ambos os veículos serão conduzidos pela próxima iteração do software Full Self-Driving da Tesla, alimentado exclusivamente por câmeras, em vez dos caros sensores LiDAR escolhidos por montadoras rivais de carros autônomos.

YouTube Video

A versão atual do que é chamado de “condução totalmente autônoma” na indústria automotiva exige um motorista atento ao volante, pronto para assumir o controle do carro a qualquer momento.

A partir de 2025, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirma que isso não será mais necessário, com o lançamento de uma atualização não supervisionada disponível primeiro nos atuais Model 3 e Model Y nas estradas do Texas e da Califórnia, antes da introdução planejada do Cybercab em 2026.

Uma expansão global do Full Self-Driving foi prometida, contudo, como a versão supervisionada do sistema não está disponível fora da América do Norte, pode levar muitos anos até que a tecnologia não supervisionada seja lançada na Austrália e na Europa.

Van da Tesla conta com 14 lugares

Poucos detalhes técnicos do Robovan para a indústria automotiva foram anunciados, contudo, Musk afirma que ele terá capacidade para 20 pessoas, ou poderá ser usado para transportar mercadorias. Fotos divulgadas pela empresa mostram que o ônibus elétrico da Tesla conta com design exterior hiperfuturista, com faróis de cinco listras na dianteira e na traseira, sem para-brisa e uma porta lateral de vidro deslizante.

Robovan: Tesla apresenta ônibus elétrico autônomo com 20 lugares, sem volante ou pedais e assusta a indústria automotiva global 
Foto: Divulgação/Tesla

O veículo conceito mostrado pela Tesla nos EUA recentemente era um veículo de 14 lugares, com quatro fileiras de assentos estofados em branco e telas em ambas as extremidades da cabine. Segundo Musk na revelação do Robovan, a estimativa é que a van da Tesla custaria de cinco a dez centavos de dólar por milha (1,6 km) para rodar, em comparação com US$ 1 para um ônibus convencional. 

O anúncio da van da Tesla e Cybercab foi realizado nos estúdios da Warner Bros, na Califórnia (EUA), em um evento chamado “We, Robot”, em uma menção a clássica obra de ficção científica de Isaac Asimov, “I, Robot”.

Detalhes revelados do Cybercab

Além do ônibus elétrico da Tesla, também foi apresentado o Cybercab, que deve começar a ser produzido em 2026, sem pedais, volante e ele custará cerca de US$ 30 mil. O anúncio do modelo acontece após anos de previsões incorretas de Musk. Em 2015, o bilionário afirmou que um carro totalmente automatizado seria uma realidade nos próximos dois anos.

Um ano depois, falava em um veículo para 2019 tão seguro que o usuário poderia até mesmo dormir durante o transporte. Apesar disso, como muitas montadoras descobriram posteriormente, a direção autônoma é uma tarefa complexa.

Apesar dos veículos atuais já contarem com automação que, em teoria, permite ao motorista delegar algumas funções a um computador, a pessoa ao volante ainda deve estar sempre atenta e pronta para reagir caso o veículo enfrente uma situação inesperada. Com veículos automatizados, a Tesla já passa por uma série de ações judiciais relacionadas a acidentes fatais envolvendo seus veículos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x