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Ritmo acelerado das obras da Rota Bioceânica! O megaprojeto do Brasil que vai revolucionar a América do Sul está a todo vapor

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 05/10/2024 às 16:56
Ritmo acelerado das obras da Rota Bioceânica! O megaprojeto do Brasil que vai revolucionar a América do Sul está a todo vapor
Atualização da Rota Bioceânica (Imagem: Reprodução)

O progresso da Rota Bioceânica, o megaprojeto do Brasil, promete mudar o cenário sul-americano.

Você não vai acreditar no ritmo acelerado das obras da Rota Bioceânica! O megaprojeto do Brasil que vai revolucionar a América do Sul está a todo vapor, e as últimas atualizações mostram que estamos cada vez mais próximos de conectar o Atlântico ao Pacífico de forma estratégica.

Embora o Brasil seja uma das maiores potências econômicas da América, ele enfrenta uma desvantagem em relação a países como os Estados Unidos e o Canadá, que têm acesso a dois oceanos. A Rota Bioceânica é a resposta brasileira para essa questão, criando um corredor logístico de 2.396 km de extensão que ligará o Porto de Santos, em São Paulo, ao Porto de Antofagasta, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.

Esse megaprojeto ambicioso visa reduzir em até 40% o tempo das exportações brasileiras para a Ásia, diminuindo o trajeto de 49 para 34 dias. Isso é crucial, já que a China se tornou o maior comprador dos produtos brasileiros, com quase US$ 106 bilhões em vendas em 2023, um aumento de 16,5% em comparação a 2022.

Mas como está o andamento das obras da Rota Bioceânica hoje em dia?

No Brasil, as obras das rodovias que compõem o corredor logístico da Rota Bioceânica estão em rápido progresso. O trecho principal é a BR-267, que vai de Bataguaçu, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo, até Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai. Melhorias estão sendo implementadas para garantir a eficiência e segurança do transporte de cargas, incluindo a revitalização de 101 km de rodovia com terceiras faixas e acostamentos mais largos.

A construção da ponte bioceânica que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, está 60% concluída. Com 1.294 metros de extensão, a ponte é dividida em três trechos e representa um elo crucial na integração entre os dois países.

No Paraguai, as obras da rodovia PY01 avançam significativamente, e na Argentina, melhorias estão sendo feitas nas rotas que conectam a fronteira paraguaia ao interior argentino. No Chile, o foco está nas rodovias que ligam o interior aos portos do Pacífico.

Os desafios do megaprojeto não são apenas físicos

A integração de sistemas alfandegários eficientes é essencial para o sucesso da Rota Bioceânica. Governos estão discutindo a criação de um centro aduaneiro conjunto para agilizar os processos e aumentar a competitividade da rota.

Estudos indicam que a Rota Bioceânica poderá reduzir em até 9.700 km a distância nas exportações brasileiras para a Ásia, o que se traduz em uma redução de até 12 dias no tempo de viagem para países como a China.

Entretanto, com o aumento esperado no fluxo de mercadorias, os portos finais podem enfrentar gargalos. Por isso, o Porto de Santos está passando por grandes projetos de ampliação, com investimentos de R$ 13 bilhões em 2024 para aumentar sua capacidade operacional.

Governo brasileiro está investindo na modernização das principais vias

A integração com ferrovias e rodovias é crucial. O governo brasileiro está investindo na modernização das principais vias que conectam o interior ao Porto de Santos, incluindo a integração da Ferrovia Norte-Sul.

Este megaprojeto do Brasil não só promete revolucionar o comércio sul-americano, mas também posicionar o país em condições mais iguais com potências que têm acesso a dois oceanos.

E você, acredita que a Rota Bioceânica será o impulso que o Brasil precisa para se tornar ainda mais competitivo no cenário global? Deixe sua opinião nos comentários!

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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