Com uma ótima localização geográfica, o Rio Grande do Norte se tornou um ótimo ponto para investimentos de energia eólica, possuindo 194 usinas
Nos últimos anos, o Brasil tem recebido investimentos gigantescos no setor de energia eólica, e Rio Grande do Norte (RN) não ficou de fora visto que, na Região da Costa Branca, as usinas eólicas estão por toda parte. Em Areia Branca, todos os caminhos levam às usinas de energia eólica. Isso tudo se deve às boas condições dos ventos do estado.
Leia também
Os fortes ventos do Rio Grande do Norte
De acordo com o diretor presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos, o Rio Grande do Norte tem é uma ótima posição geográfica. Em sua localidade, existe concentração de ventos alísios, que tendem a se alinhar com a linha do equador. Isso dá ao Rio Grande do Norte uma posição perfeita, tendo em vista que os ventos possuem uma intensidade e qualidade ideal para produção de energia eólica. Por conta dessas qualidades, o estado brasileiro tem ótimas condições para investimentos de novas usinas no setor.
Ao total, são 194 usinas de energia eólica espalhadas por todo estado. Darlan Santos (Diretor-Presidente do CERNE) afirma que a energia eólica pode proporcionar ao estado a descentralização dos investimentos. Atualmente, as cidades de João Câmara, Guamaré e Mossoró tornaram-se referência em energia eólica, sobretudo João Câmara, que é o centro de operação e manutenção de usinas de energia eólica no estado.
-
Novo tipo de painel solar com seis módulos hexagonais e espelhos internos busca eficiência inédita de 60%, ainda não comprovada
-
De olho em Itaipu: símbolo da cooperação Sul-Sul agora pode virar base para data centers dos EUA, gerar riscos à soberania e criar dependência tecnológica
-
Incentivos impulsionam projetos de energia renovável, mas riscos regulatórios exigem atenção
-
Genneia se aproxima de nova conquista em energia limpa na Argentina
A energia eólica está no Rio Grande do Norte há mais de 10 anos e, no momento atual, o estado possui as 14 maiores empresas do setor. O RN produz, somente com usinas de energia eólica, quatro vezes mais do que precisa para abastecer todo o estado.
Palavras do secretário de desenvolvimento econômico do RN
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, o estado já é um grande exportador. Se o consumo do estado é de 1 giga, e são produzidos 4,6, o RN exporta o que sobra para outros estados.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica em terra. Cada uma das 194 usinas de energia eólica possui de 20 a 50 aerogeradores.
Os benefícios que a energia eólica proporciona ao estado
O cenário atual atrai investimentos de grandes empresas, trazendo junto consigo a geração de novos postos de trabalho.
A estimativa para o estado é que sejam criados cerca de 1,4 mil empregos. E não se trata somente dos investimentos das empresas, outras partes podem abrir cursos e programas voltados para o setor de energia eólica. Até mesmo empresas de petróleo do mundo estão se adaptando à energia limpa, como é o exemplo da Shell, além de outras.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.