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Rio de Janeiro quer cobrar outorgas da Vale para ampliar logística em transporte ferroviário até o Porto do Açu

25 de janeiro de 2021 às 17:24
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Vale, logística, Porto do Açu
Ferrovia

Governo do Rio de Janeiro quer melhorar a logística e quer que a ferrovia Vitória-Minas chegue até o Porto do Açu

Pensando em um desenvolvimento logístico para capitalizar sua economia, o estado do Rio de Janeiro quer que a ferrovia Vitória-Minas chegue ao porto do Açu, no norte fluminense. Para tanto, a Secretaria dos Transportes irá propor ao governo federal que os recursos que a Vale teve que desembolsar com a concessão da reforma antecipada da Estrada de Ferro Carajás e Vitória-Minas sejam utilizados neste projeto.

Veja também outras notícias do dia:

Delmo Pinho, secretário de transporte do Rio informou que a outorga a ser desembolsada pela mineradora Vale está estimada em R$ 4,2 bilhões.

Escoamento de produção:

Segundo o governo do estado, o Porto do Açu terá impacto significativo no escoamento da produção agrícola da Embrapa no centro-leste, que inclui regiões de Minas Gerais e Goiás.

O secretário disse que “O Porto de Tubarão (ES) tem congestionamentos constantes que levam navios a ficarem 17 dias esperando para atracar, ampliando os custos para o transporte de mercadorias”.

Delmo ainda ressaltou que de acordo com as pesquisas realizadas, o Porto do Açu está desenvolvendo projetos de energia para a produção de energia a gás natural, que pode levar à produção de fertilizantes locais, o que terá impacto no sistema ferroviário para garantir o frete na região e evolução de produtos agrícolas exportados.

Outros projetos logísticos:

Outra ação do governo do Rio de Janeiro deseja é a expansão da logística ferroviária do estad, e que o governo federal ajude para que a MRS Logística em seu projeto de renovação inicial, incluindo a implantação de um ramal ferroviário entre a cidade de Nova Iguaçu e o Complexo Petroquímico do Comperj, localizado em Itaboraí.

Pinho completa dizendo que “É o momento mais importante em 30 anos para a infraestrutura do Estado do Rio, o que vai definir nosso futuro. Temos que fazer o investimento no que é estrutural”.

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