Rio de Janeiro quer cobrar outorgas da Vale para ampliar logística em transporte ferroviário até o Porto do Açu

Roberta Souza
por
-
25-01-2021 17:24:38
em Logística e Transporte
Vale, logística, Porto do Açu

Ferrovia

Governo do Rio de Janeiro quer melhorar a logística e quer que a ferrovia Vitória-Minas chegue até o Porto do Açu

Pensando em um desenvolvimento logístico para capitalizar sua economia, o estado do Rio de Janeiro quer que a ferrovia Vitória-Minas chegue ao porto do Açu, no norte fluminense. Para tanto, a Secretaria dos Transportes irá propor ao governo federal que os recursos que a Vale teve que desembolsar com a concessão da reforma antecipada da Estrada de Ferro Carajás e Vitória-Minas sejam utilizados neste projeto.

ANÚNCIO

Veja também outras notícias do dia:

Delmo Pinho, secretário de transporte do Rio informou que a outorga a ser desembolsada pela mineradora Vale está estimada em R$ 4,2 bilhões.

Escoamento de produção:

Segundo o governo do estado, o Porto do Açu terá impacto significativo no escoamento da produção agrícola da Embrapa no centro-leste, que inclui regiões de Minas Gerais e Goiás.

O secretário disse que “O Porto de Tubarão (ES) tem congestionamentos constantes que levam navios a ficarem 17 dias esperando para atracar, ampliando os custos para o transporte de mercadorias”.

Delmo ainda ressaltou que de acordo com as pesquisas realizadas, o Porto do Açu está desenvolvendo projetos de energia para a produção de energia a gás natural, que pode levar à produção de fertilizantes locais, o que terá impacto no sistema ferroviário para garantir o frete na região e evolução de produtos agrícolas exportados.

Outros projetos logísticos:

Outra ação do governo do Rio de Janeiro deseja é a expansão da logística ferroviária do estad, e que o governo federal ajude para que a MRS Logística em seu projeto de renovação inicial, incluindo a implantação de um ramal ferroviário entre a cidade de Nova Iguaçu e o Complexo Petroquímico do Comperj, localizado em Itaboraí.

Pinho completa dizendo que “É o momento mais importante em 30 anos para a infraestrutura do Estado do Rio, o que vai definir nosso futuro. Temos que fazer o investimento no que é estrutural”.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos