1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Rio de Janeiro expandiu as reservas de petróleo em 13% no ano de 2022 e vai se tornar um dos maiores polos de energia, óleo e gás do Brasil nos próximos anos
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Rio de Janeiro expandiu as reservas de petróleo em 13% no ano de 2022 e vai se tornar um dos maiores polos de energia, óleo e gás do Brasil nos próximos anos

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 16/03/2023 às 10:24
petróleo óleo e gás rio de janeiro
Novas reservas vão gerar ainda mais emprego e renda para o Brasil | Foto: Canva Pro

Petróleo extraído no Rio de Janeiro já soma 83% do total nacional

Não é novidade que o Rio de Janeiro tem uma posição de protagonismo no cenário nacional quando pensamos em óleo e gás. Contudo, o estado avançou a passos largos no ano passado, apresentando um crescimento de 13% nas suas reservas de petróleo. Tais dados foram obtidos em comparação ao ano de 2021 pelo Anuário do Petróleo.

Dessa forma, o Rio de Janeiro acumula uma produção que corresponde a 83% do total nacional, ou seja, algo em torno de 12 bilhões de barris. Esses dados foram divulgados na tarde da última quarta-feira (15) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Prossiga a leitura e descubra mais dados interessantes sobre essa expansão das reservas fluminenses.

Saiba mais sobre esse aumento nas reservas de petróleo com o vídeo abaixo

Perfurações de novos poços de petróleo marcam ainda mais o protagonismo do Rio de Janeiro como polo de energia, óleo e gás no Brasil | Reprodução: Youtube – Jovem Pan News

O estado do Rio foi responsável por 95% dos novos volumes de petróleo, mas teve queda na perfuração de poços marítimos

Segundo os dados divulgados pela Firjan, o estado do Rio foi responsável por 95% dos novos volumes em 2022, tendo uma participação significativa na expansão de óleo e gás no Brasil. Afinal, de 17 novos poços exploratórios no Brasil, 12 foram perfurados no Rio de Janeiro. Contudo, a perfuração de poços marítimos sofreu quedas significativas de 22% no estado e 27% no país, em 2022.

As Bacias de Campos e Santos, as maiores do país, também tiveram aumento na perfuração de poços em 2022, quando comparamos com 2021. Nesse sentido, o aumento foi de 10% para a Bacia de Campos contra quase 14% na Bacia de Santos.

Arrecadações do Rio de Janeiro com óleo e gás farão do estado um dos maiores polos de energia nacional

Conforme apontamentos realizados por Luiz Césio Caetano, o vice-presidente da Firjan, em entrevista à Agência Brasil, o Rio de Janeiro tem tudo para ser um dos maiores polos de energia nacional. Afinal, o petróleo funciona como o “carro-chefe” e expande o potencial de geração de novos empregos.

Ademais, o estado investe muito na diversificação da matriz energética, o que contribui com o avanço em sustentabilidade e transição energética. Dessa forma, o Rio de Janeiro ingressa cada vez mais em um mercado de energia que cresce a cada dia. E é claro que Macaé tem grande contribuição nesse cenário.

Além disso, os valores arrecadados com o óleo e gás no ano de 2022 contribuem para que o estado invista ainda mais no segmento. Nesse sentido, o valor médio do barril no ano passado superou a máxima de US$ 100, algo que não se via desde o ano de 2013. Contudo, a produção chegou ao incrível patamar de 2,53 milhões de barris ao dia, um aumento de 7,5% em relação a 2021.

Diesel, gasolina e querosene também despontaram com aumento da produção em 2022

Os derivados do petróleo também tiveram destaque no ano de 2022. Afinal, a produção de diesel no estado cresceu 31% em 2022 e, de gasolina A, 81%. Além disso, o querosene de aviação teve aumento de 62% e o gás liquefeito de petróleo (GLP) de 16%. Tudo isso é resultado de investimentos realizados na quantia de R$ 140 milhões em 2021.

No entanto, devido a essa alta produção e necessidade de matrizes mais renováveis, o estado importou biocombustíveis de outros estados. Assim, o Rio de Janeiro conseguiu manter as proporções adequadas de mistura.

Por fim, vale destacar que o estado investe cada vez mais em tecnologia para tornar a extração de petróleo e produção de derivados mais barata. O destino é óbvio: não demorará muito para o Rio de Janeiro se tornar um dos maiores polos de energia nacional.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos