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Revolução verde nos trilhos: locomotivas da VLI gastam menos combustível com tecnologia que irá transformar o setor ferroviário

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/10/2023 às 12:56
Logística, emprego, vagas
foto: reprodução Exame

O Projeto Leader da VLI tem como objetivo maximizar a eficiência energética de suas locomotivas, promovendo um consumo mais econômico de combustível e, ao mesmo tempo, reduzindo as emissões de CO2

A VLI, uma empresa líder em soluções logísticas para ferrovias, portos e terminais, está inovando o setor ferroviário com seu Projeto Leader. Este projeto promissor visa não apenas otimizar o desempenho das locomotivas, mas também reduzir significativamente as emissões de CO2. Ao expandir suas iniciativas, a empresa está contribuindo para um transporte ferroviário mais eficiente e sustentável.

Consumo econômico de combustível e eficiência energética das locomotivas

O Projeto Leader da VLI tem como objetivo maximizar a eficiência energética de suas locomotivas, promovendo um consumo mais econômico de combustível e, ao mesmo tempo, reduzindo as emissões de CO2. Esta iniciativa é parte de um compromisso maior da empresa com a responsabilidade ambiental e a otimização de recursos. As locomotivas equipadas com essa tecnologia estão operando nos Corredores Sudeste, Leste e Norte, representando um marco significativo no setor ferroviário.

Implementação do projeto Leader em mais de 200 locomotivas em todo o Brasil

O cronograma de implementação do Projeto Leader é ambicioso, com a previsão de que a tecnologia seja instalada em 226 locomotivas responsáveis pelos principais fluxos da VLI. A expectativa é de que a economia de combustível atinja 7% nos Corredores Leste e Sudeste, e 3,5% no Corredor Norte até 2024. Esse avanço é possível graças ao aperfeiçoamento contínuo da tecnologia e a adaptações específicas para as operações da VLI.

A tecnologia por trás do Projeto Leader permite que, quando o trem atinge uma velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista habilite a condução semiautônoma. Isso resulta em uma operação mais eficiente, com menos consumo de combustíveis fósseis.

Cesar Toniolo, gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, destaca a importância do Leader na estratégia de economia da empresa. Segundo ele, “Esta tecnologia permite a identificação de fatores operacionais que habilitam a sua condução de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis.”

Melhorias e adaptações da tecnologia e a importância do maquinista no projeto

As etapas do Projeto Leader envolvem adaptações e melhorias contínuas para garantir a eficácia da tecnologia na redução no uso de combustível. O projeto está atualmente em fase de validação e adaptação à realidade operacional da VLI.

Importante destacar que, apesar da tecnologia avançada, o maquinista continua sendo essencial na operação do trem. É de sua responsabilidade supervisionar o assistente de condução e retomar o controle quando necessário. Ele é a peça-chave para garantir a segurança do sistema ferroviário, bem como a execução dos procedimentos operacionais de parada ou alertas durante a circulação da composição.

Redução de combustível e de material

Além de economizar combustível, o Projeto Leader também contribuirá para a redução do desgaste de material rodante, o que resulta em economias adicionais e maior eficiência operacional. Com a implementação bem-sucedida desse projeto, a VLI está liderando o caminho para um transporte ferroviário mais sustentável e eficiente, ao mesmo tempo em que reforça seu compromisso com a segurança e o meio ambiente.

O Projeto Leader da VLI representa um avanço notável no setor ferroviário, unindo a eficiência operacional, a economia de combustível e a redução das emissões de CO2. Ao adotar essa tecnologia, a VLI está alinhada com as demandas de um mundo em busca de práticas mais sustentáveis e eficientes. O Projeto Leader é um exemplo de como a inovação e o compromisso ambiental podem transformar positivamente o transporte ferroviário, proporcionando benefícios econômicos e ecológicos significativos.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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