1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Revolução no mercado de energia solar: painéis solares de poliuretano são a nova tendência para geração de energia limpa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Revolução no mercado de energia solar: painéis solares de poliuretano são a nova tendência para geração de energia limpa

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/04/2023 às 10:50
Revolução no mercado de energia solar: painéis solares de poliuretano são a nova tendência para geração de energia limpa
Foto: ZNShine/Divulgação

Uma empresa chinesa está revolucionando o mercado de energia solar com o desenvolvimento de novos painéis solares compostos por poliuretano. Esses painéis apresentam vantagens únicas, como a capacidade de gerar energia limpa e sustentável de forma mais eficiente e econômica.

A ZNShine, empresa fabricante de painéis solares, desenvolveu para o mercado fotovoltaico internacional um módulo com estrutura de poliuretano. Segundo a empresa, os painéis de energia solar são os primeiros a contarem com este tipo de estrutura. O equipamento de energia limpa é composto de resina de poliuretano de alta qualidade e gerada através do processo de moldagem por pultrusão.

Painéis solares a base de poliuretano são projetados com materiais ecológicos

Segundo o diretor de Vendas da empresa, Derek Wang, o novo lançamento da Znshine, que substituiu o perfil de alumínio pela estrutura de poliuretano, surgiu no pensamento da necessidade de usinas flutuantes ou instaladas em indústrias químicas, onde sais ou partículas de reagentes químicos podem corroer os frames convencionais facilmente, desenvolvidos com metal.

Wang acrescenta que nessa tentativa de buscar novas tecnologias aos painéis solares, além de gerar usos mais extensos em ambientes variados, traz como benefício também a redução nas emissões de CO2 durante o processo de produção.

Futuramente, a empresa continuará fomentando novas pesquisas e desenvolvimentos na indústria de energia solar, para as demandas dos clientes e do mercado, acompanhando sempre as tendências de sustentabilidade e a crescente necessidade por energia limpa no mundo inteiro. A ZNShine ressalta que ao utilizar materiais ecológicos, promover a transformação de matéria prima e mudar a estrutura da indústria de energia solar, destaca o potencial das estruturas de material desenvolvido com poliuretano.

A empresa afirma que a nova estrutura se tornou uma ótima escolha para armações de liga de alumínio ou aço, como produto de substituição. Diante das novas necessidades constantemente apresentadas pelo mercado, os componentes de poliuretano expandem uma perspectiva de aplicação mais extensa.

Emissão de carbono do painel de energia solar de Poliuretano é de apenas 10% comparada a emissão do alumínio

A ZNShine destaca que, atualmente, o material da estrutura dos painéis solares é principalmente alumínio, mas a produção do mesmo requer altos níveis de consumo de eletricidade e, consequentemente, gera grandes emissões de dióxido de carbono, o que contraria o conceito de proteção ambiental e economia de eletricidade.

Wang lembra que a emissão de CO2 do Poliuretano é de apenas 10% da emissão da estrutura de alumínio. Desta forma, uma nova estrutura de material ecologicamente correto e com uma maior economia é introduzido. Sua proposta é interessante e de longa duração, sendo um elo importante para gerar o desenvolvimento sustentável de todo o equipamento de energia limpa.

Os materiais compostos de poliuretano contam com ótimas propriedades físicas. Após o teste, a resistência à tração longitudinal e a resistência à flexão do produto podem alcançar mais de 1000 Mpa, o que a torna 7 vezes maior que a liga de alumínio em termos de resistência. Outro aspecto destacado pela ZNShine é que a densidade do material composto de poliuretano é de 2g/cm³, o equivalente a dois terços da densidade da liga de alumínio.

Novo material é até 30% mais leve que os convencionais

A empresa ressalta que o produto conta com vantagens únicas, de modo que pode substituir materiais metálicos comuns. As peças desenvolvidas de materiais de poliuretano são de 15 a 30% mais leves do que as peças feitas de ligas de alumínio comuns.

Na visão da ZNShine, a resistência à corrosão dos materiais de poliuretano é bastante notável, sais ácidos-base e outras substâncias não possuem efeito sobre ela, e os materiais compostos não sofrem reação de hidrólise em ambiente úmido, contando com ótima resistência à água e ao envelhecimento pelo calor e umidade.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos