Recentemente, seria difícil acreditar que montadoras de automóveis continuariam investindo em novos motores a combustão. Sendo assim, com a onda de eletrificação prometendo a extinção desses propulsores, o anúncio de que Toyota, Mazda e Subaru estão desenvolvendo uma nova geração de motores surpreendente.
No entanto, para especialistas, essa iniciativa faz sentido, visto que um futuro combinando motores a combustão com propulsão elétrica, a chamada hibridização, está em vista. Isso acontece porque a eletrificação total mostrou-se menos viável do que muitos futuristas previam.
Nesse sentido, enquanto algumas fabricantes se renderam completamente à eletrificação, outras, como Toyota, Mazda e Subaru, demonstram resistência, apostando nos híbridos que dispensam a necessidade de recarga elétrica para rodar.
As vantagens dos motores híbridos
Os veículos híbridos oferecem muitas vantagens, sendo a principal delas a capacidade de operar sem necessidade de recarga, tanto para os híbridos convencionais quanto para os plug-in. Estes últimos possuem baterias recarregáveis na tomada, mas podem rodar apenas com o motor a combustão se necessário.
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Hoje, as três empresas citadas estão focadas em utilizar combustíveis renováveis e neutralizar o carbono em todas as etapas de produção, um desafio que muitos veículos elétricos enfrentam. A Toyota, por exemplo, já é conhecida por investir em diversas soluções de mobilidade, explorando tanto elétricos quanto híbridos.
Novos projetos e tecnologias
O anúncio da parceria entre Toyota, Mazda e Subaru, apesar de ter sido feito há algum tempo, ganhou detalhes recentemente, com as fabricantes apresentando protótipos dos novos motores e planos alinhados com suas tradições.
Atualmente, a Toyota investe em novos propulsores de quatro cilindros, a Mazda retorna aos motores rotativos (Wankel) e a Subaru mantém seu boxer com cilindros contrapostos na horizontal.
Esses novos motores a combustão não são meras evoluções dos modelos existentes, mas sim revolucionários.
Todos eles serão hibridizados, combinando tecnologias avançadas para maior eficiência e menores emissões. De acordo com dados da Toyota, cerca de 70% dos veículos com motor a combustão continuarão em uso até 2030.
A palavra dos especialistas
Em entrevista ao portal “UOL”, Cleber Willian Gomes, que é professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), relata que a evolução dos motores a combustão é contínua, com inovações determinantes para maior eficiência energética, redução de poluentes e aumento de desempenho.
Nesse sentido, ele destaca a utilização de sistemas eletrônicos e inteligência artificial no gerenciamento dos motores, além de outras tecnologias como injeção direta de combustível, comando variável, turbocompressor e materiais com nanotecnologia.
Os novos motores da Toyota
A Toyota é a única das três empresas citadas na matéria instalada no Brasil. Conforme o portal “UOL”, a companhia está desenvolvendo dois novos motores: um 1.5 (aspirado ou turbo) e um 2.0. O novo motor 1.5 tricilíndrico deve ser adotado no país no novo Yaris Cross, prometendo maior economia e potência.
Para a Toyota, o desenvolvimento desses motores se justifica por conta das rigorosas leis de emissões previstas para a Europa e Estados Unidos, que exigiriam reduções significativas na potência e a adoção de catalisadores caros.
Sendo assim, o novo motor 2.0 turbo, que substituirá o atual 2.4 turbo, oferecerá 30% a mais de desempenho e 10% menos volume, sendo associado a sistemas híbridos.
Esses motores, que funcionarão tanto com combustíveis fósseis quanto com alternativas neutras em carbono, devem chegar ao Brasil em um futuro próximo, impulsionados pelo programa Mover do governo federal, que incentiva a produção de veículos mais eficientes e menos poluentes.
Subaru e o Novo Boxer
A Subaru, famosa por seus motores boxer com cilindros opostos, desenvolveu a nova geração e-boxer, um quatro cilindros híbrido que trabalha em conjunto com um sistema de dois motores elétricos. Este arranjo oferece três modos de operação, combinando o motor a combustão e os elétricos para otimizar eficiência e desempenho.
A produção do novo e-boxer começará na nova fábrica de Kitamoto, no Japão, a partir de setembro. A Subaru mantém a tradição de tração integral, com o novo sistema híbrido garantindo que o eixo traseiro esteja sempre em funcionamento.
Mazda e o Motor Wankel
A Mazda, conhecida por sua excentricidade, retoma o desenvolvimento do motor Wankel, um propulsor rotativo com design compacto e leve. Este motor, agora onívoro, pode funcionar com uma variedade de combustíveis, incluindo etanol, biocombustíveis, diesel vegetal, combustível sintético, metano e hidrogênio.
Ichiro Hirose, diretor e chefe de tecnologia da Mazda, afirma que o novo motor rotativo é uma aposta para transformar sua singularidade em vantagem, atendendo às novas regulações ambientais com a ajuda da hibridização.