Parceria com investidores chineses pode ajudar a “reaquecer importantes polos industriais do Nordeste”
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou neste sábado (25) no Twitter que o governo federal está fazendo negócios para a retomada da fábrica que era da Ford em Camaçari, na Bahia, com investidores chineses. Com isso, o governo espera “reaquecer importantes polos industriais do Nordeste”, como disse Marinho. Após a notícia ser divulgada pela Veja, ela foi confirmada pelo ministro em seu perfil na rede social.
A Ford encerrou sua produção de veículos no Brasil em janeiro de 2021. E, além de Camaçari, a montadora americana também tinha fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Segundo a Veja, os chineses pretendem utilizar o espaço para a produção de carros elétricos.
Após o encerramento da produção da Ford no Brasil, a montadora ainda manteve outras fábricas na América do Sul
Depois de decidir encerrar sua produção no Brasil, a Ford ainda manteve as fábricas na Argentina e no Uruguai na América do Sul. Além disso, a montadora americana seguiu com o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo, o que torna questionável sua desistência em relação ao país.
-
INPI recebe reconhecimento mundial com prêmio internacional de gestão humanizada em Portugal destacando comunicação interna, inovação, qualidade de vida e integração no trabalho híbrido
-
“A carne vai faltar no mundo” — e essa gigante brasileira enxerga nisso um banquete de oportunidades realmente irresistível
-
De 8 mil para mais de 300 mil usuários em dois anos: aplicativo de carros blindados explode 3.600% em São Paulo e atrai público além da elite
-
Modernização da Mineração com digitalização de processos transforma acervo físico em base digital, aumenta eficiência regulatória, reduz burocracia, fortalece governança documental e promove transparência
Sobre os próximos passos da negociação que está sendo realizada para retomar as fábricas fechadas pela Ford, ainda não foram dados mais detalhes pelo governo. Veja o que Luiz Marinho escreveu no Twitter:
“Governo @lulaoficial negocia a retomada da FORD na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste.” Disponível em: https://t.co/78KlG2KB0d.
A perda de empregos causada pelo fechamento da Ford no Brasil pode ser recuperada pela retomada das fábricas
Se o posicionamento do ministro Luiz Marinho for analisado, entre janeiro a novembro de 2021, a produção de veículos fechou 4,8 mil empregos formais na Bahia – dos quais 4,6 mil foram em Camaçari, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do IBGE.
Não caiu no esquecimento de ninguém que, quando a Ford deu fim à sua produção no país, mais de 5 mil demissões aconteceram entre Brasil e Argentina. Entretanto, reativar uma fábrica na Bahia pode movimentar o setor e abrir novas vagas de emprego para os trabalhadores da região.
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a região tem grande importância, já que foi um de seus principais colégios eleitorais nas eleições de 2022. Também vale lembrar que Camaçari é um polo industrial do Nordeste e a quarta cidade mais populosa da Bahia. Assim, a retomada da antiga fábrica da Ford pode ser uma ação estratégica feita pelo governo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.