A força-tarefa para retirar cerca de 3,4 mil ton de óleo do navio encalhado com minério de ferro da Vale, no MA, inicia no domingo (08).
A retirada de óleo de navio MV Stella Banner encalhado no litoral do Maranhão, que transportava minério de ferro da Vale, deve iniciar domingo (8). A divulgação foi do Ministério do Meio Ambiente. Serão retiradas cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no canal da Baía de São Marcos, informou a Agência Brasil.
Leia Também
- Contratos offshore em Rio das Ostras demanda vagas de emprego em diversas funções hoje
- Empresa Metalúrgica abre processo seletivo para atender novos projetos em obras de construção civil
- Uma das maiores empresas do ramo de reparo e manutenção naval recruta para trabalhar offshore em Macaé
- Bolsonaro comemora! Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013
Além da ação, serão discutidas pela Marinha as medidas necessárias para evitar um desastre ambiental. O navio carrega cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencentes à mineradora brasileira Vale.
-
Vallourec lança nova tecnologia para evitar incrustações em colunas de produção de petróleo offshore da Petrobras e aumentar eficiência na exploração
-
Cientistas alertam: vazamento de petróleo na Margem Equatorial pode ser pior que o desastre da Deepwater Horizon e devastar Amazônia e oceanos
-
CNPE aprova diretrizes para prorrogação de contratos de partilha de petróleo e gás — investimento e previsibilidade no setor energético
-
Preço do petróleo cai em meio a negociações da Opep+ e incertezas sobre paralisação do governo dos EUA
“O plano deve ser apresentado e, provavelmente, executado entre os dias 8 e 10 de março, seguindo a um planejamento técnico e com toda a cautela necessária ao transbordo deste combustível ”, disse o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Segundo Salles, a melhor forma de transferir parte do minério de ferro para outro navio ainda está sendo estudada, mas a expectativa é que, qualquer que seja o caso, baste retirar parte do material para que o navio, mais leve, volte a flutuar, podendo ser puxado sem maiores riscos.
O incidente ocorreu no último dia 26, dois dias após a embarcação ter deixado o Terminal Marítimo Ponta da Madeira. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.
Em notas, a mineradora Vale informa que está disponibilizando o suporte técnico-operacional necessário e colaborando com as autoridades marítimas. Mas o navio estar encalhado não afetou as operações no terminal marítimo Ponta da Madeira.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.