Apesar de serem aliados, a Petrobras decidiu negar o pedido do governo americano, por ter outros planos. Veja mais a seguir.
Representantes do governo dos Estados Unidos recentemente fizeram uma consulta ao Brasil para questionar a viabilidade do país aumentar a produção de petróleo junto a Petrobras. No entanto, a solicitação feita pelos Estados Unidos foi negada pelas entidades representantes do Brasil. Essa notícia foi dada em primeira mão pela agência internacional de notícias, a Reuters. Era março deste ano quando houve a consulta, no início da guerra entre a Rússia e Ucrânia.
Estados Unidos recorre ao Brasil para solicitar aumento da produção de petróleo e Petrobras recusa
A consulta ao Brasil ocorreu este ano, em meados de março, logo na fase inicial da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Estando entre os maiores consumidores globais de petróleo e demais derivados do mesmo, os Estados Unidos estavam um tanto preocupados com a oferta de óleo e principalmente com os preços, que seguem altíssimos, causando um grande impacto no bolso dos consumidores, tanto no Brasil, como ao redor do mundo todo. À princípio, a consulta foi feita pelo Departamento de estado dos Estados Unidos para o Governo Federal do Brasil.
Após o ocorrido, os Estados Unidos decidiram falar diretamente com aquela que poderia ser a principal interessada: a Petrobras, já que a petroleira é a grande e principal responsável por grande parte da produção de petróleo e gás em todo o Brasil. Em resposta ao Departamento de estado dos Estados Unidos, a Petrobras negou o pedido feito pelo governo americano.
- Há 50 anos, Petrobras descobria sua maior bacia de petróleo! Conheça a revolução que fez o Brasil se tornar uma potência mundial no setor e que agora promete gerar MAIS 25 MIL empregos
- Petrobras quer investir 22 BILHÕES de dólares e gerar 25 MIL novos empregos, incluindo chances para pessoas sem experiência
- Espírito Santo revoluciona com R$ 500 milhões do petróleo em projetos de transição energética para um futuro sustentável
- Janja, esposa de Lula, defende que Petrobras explore nova jazida de petróleo que pode render 5 BILHÕES de barris e gerar 350 MIL novos empregos dizendo que a estatal ‘é uma potência na questão
Os executivos da empresa relataram que essa é uma estratégia de produção que se baseia diretamente pelo sistema de diplomacia, porém, que por um planejamento feito em um período de curto prazo, era inviável o aumento da oferta de petróleo para atender às necessidades do governo dos Estados Unidos.
Estados Unidos se manifesta em razão do pedido de aumento da produção de petróleo no Brasil
A partir da resposta da Petrobras, o Departamento de estado dos Estados Unidos resolveu se manifestar sobre a notícia dada pela estatal, emitida aos veículos de imprensa logo depois da proposta feita pelo governo norte-americano.
Em resposta, o governo americano não negou que consultou o Governo Federal do Brasil. No entanto, não entrou em maiores detalhes. Segundo um representante do Departamento de estado dos Estados Unidos, em nota, disse que estão fazendo todo o possível com todos os seus aliados e parceiros, a fim de mitigar os impactos econômicos em razão das ações russas em outras economias, como a do Brasil.
Por sua vez, a Petrobras possui outros planos para aumentar cada vez mais a sua produção de petróleo e gás, a nível nacional, inicialmente. De acordo com a perspectiva da Petrobras é que, já nos próximos 5 anos, a produção de petróleo no Brasil aumente, pelo menos, na casa de 0,5 milhão de barris produzidos por dia.
Saiba mais sobre a Petrobras
A Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, instituída em 3 de outubro de 1953, é uma empresa de capital aberto e sociedade anônima, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil.
A Petrobras também é conhecida por ser uma empresa estatal de economia mista. Sua sede fica localizada no Rio de Janeiro (RJ) e opera atualmente em cerca de 14 países, dentro do segmento de energia, sendo prioridade a atuação nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus demais derivados.
O lema atual da estatal é: “Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental”. No ano de 2020, na Forbes Global 2000, a Petrobras foi classificada como a 70° (septuagésima) maior empresa pública à nível global.