A Renault está com um novo projeto de carro elétrico com bateria de sódio que pode revolucionar a indústria automotiva. Veículo deve ser produzido no mês de junho.
A Renault, em parceria com a Jiangling Motors Electric, empresa da China, criou o primeiro carro elétrico equipado com uma bateria de sódio e está prestes a lançar o modelo no mercado, tornando-se uma empresa pioneira no setor. O carro chamado de EV3 terá como principal destaque suas baterias de nova geração, que trazem uma série de benefícios para a indústria automotiva.
Carro elétrico da Renault deve iniciar produção a partir do dia 30 de junho
A nova bateria de sódio instalada no carro elétrico da Renault é mais barata de se produzir e possui uma capacidade de recarga muito mais rápida, algo que pode reduzir de forma significativa as reclamações dos donos de carros elétricos equipados com as tradicionais baterias de íons de lítio.
A Farasis Energy, parceira da Renault, já começou a transformar suas linhas de produção de baterias de íons de lítio para as de sódio e, desta forma, ficará pronta para conseguir suprir a demanda da Jiangling Motors e da Renault para equipar o carro elétrico a partir do dia 30 de junho, data prevista para o começo da produção em massa do novo veículo elétrico da Renault para a indústria automotiva
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Sendo uma promessa ainda em estágio de desenvolvimento, a bateria de sódio está ganhando impulso em uma velocidade muito rápida. Há poucos dias, a Hina Battery, outra empresa da China, anunciou três tipos de células de sódio e começou a fabricar unidades de testes para um exemplar do JAC e-JS1, por lá batizado como Sehol E10X.
No caso do compacto JMEV EV3, um modelo que é desconhecido no Brasil, este será equipado com um motor elétrico de 47 cavalos de potência e uma bateria de 32 kWh homologada para uma autonomia de 302 km pelo ciclo CLTC, mais otimista que o padrão WLTP. Desta forma, é possível esperar por uma autonomia real de aproximadamente 250 km com a bateria de sódio.
Nova bateria de sódio da Renault deve focar no ambiente urbano
De maneira geral, as baterias de íons de sódio são muito parecidas com as de íons de lítio, entretanto, como mencionado anteriormente, o novo componente é mais barato, rápido para carregar e pode substituir os modelos de lítio em aplicações com demanda de densidade de energia relativamente baixas.
Os modelos de baterias de sódio presentes no mercado são utilizadas, principalmente, no setor de armazenamento de energia, e raramente são utilizadas em carros elétricos porque estes precisam de um componente com maior densidade de energia.
Entretanto, no caso dos carros elétricos compactos e leves, para uso urbano, estas baterias devem entregar um maior desempenho para a indústria automotiva. Mas, isso não significa o fim da bateria de lítio, isto é, ainda deve haver espaço para diversos tipos de composições químicas, dependendo da aplicação, porte do veículo, setor ou necessidade de alcance mais extenso.
Outras montadoras também focam na bateria de sódio para destravar o mercado de carros elétricos
Além da Renault, mais três montadoras também estão focando no desenvolvimento de baterias de sódio para baratear os custos de produção dos veículos elétricos na indústria automotiva e, posteriormente, gerar benefícios ao consumidor final com preços mais acessíveis.
Segundo o site Electrive, JAC Motors, Volkswagen e BYD trabalham em frentes parecidas com o que foi anunciado pela Renault.
A JAC, por exemplo, teria como intuito equipar um compacto da Sehol, subsidiária da marca na China, com as baterias desenvolvidas pela Hina Battery, rival da Farasis Energy. Nos EUA e na Suécia, já há projetos em andamento para tentar a massificação da produção de baterias de íons de sódio para carros elétricos através da Natron Energy e da Altris, respectivamente.