Das mãos de um estudante de design nasce o Renault Höga, um carro elétrico de tamanho utilitário que é comprado da Ikea e montado em casa, com a ajuda de algumas instruções e ferramentas básicas
Compre um carro elétrico para peças, como um móvel Ikea, e monte-o em sua casa. É o que Ryan Schlotthauer, um estudante de design, da Faculdade de Estudos Criativos, nos Estados Unidos, com seu conceito Renault Höga, propõe. O Renault Höga é entregue em uma caixa e suas 374 peças podem ser montadas em poucas horas. Claro, não vamos vê-lo no mercado, já que é um trabalho de um estudante universitário dos Estados Unidos.
Leia também
- Ex-CHEFÃO da Renault exigiu que sua equipe copiasse fraude dos motores a diesel da Volkswagen, a maior fabricante de veículos do mundo, para burlar resultados de emissões de veículos
- BMW, multinacional fabricante de carros de luxo, convoca candidatos sem experiência para vagas de emprego em sua fábrica de SC e escritório de SP, no programa Trainee 2021
- Chevrolet, Honda, Volkswagen, Fiat, Toyota, Nissan e Peugeot: conheça os melhores carros PCD para comprar com o novo limite de preço de R$ 140 mil
- Após Bosch e Volkswagen, Nissan aposta na célula de etanol para abastecimento de motor de carros elétricos e fecha parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, ligado à USP, para desenvolver o bioetanol no Brasil
- Multinacional Yazaki convoca muitas funções para 2000 vagas de emprego em sua nova fábrica de produção de chicotes elétricos para montagem dos carros da Jeep e da Fiat em PE
O Renault Höga tem o conceito Ikea “pegue você mesmo”, que revolucionou a maneira como você compra móveis. Através de instruções confortáveis e simples, você pode montar qualquer tipo de móvel. Nesse sentido, o conceito da loja sueca foi aplicado a este curioso protótipo de emissões zero.
Este é um trabalho de tese final de Ryan Schlotthauer (você pode ver o projeto aqui), um estudante de design no College for Creative Studies, em Detroit, Estados Unidos. É um veículo projetado para viagens urbanas e com preço acessível.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
Conforme proposto pelo aluno, o carro é enviado em uma caixa para ser montado pelo cliente. Esta caixa consiste em 374 peças (114 delas individuais) e o processo de montagem leva algumas horas. A escolha dos materiais também foi influenciada pela Ikea, e este Renault Höga foi projetado com materiais reciclados. Assim, no nível de design, destaca-se por suas três janelas grandes, a marca Renault presidindo as luzes LED dianteiras e discretas de cada lado.
Após o processo, temos um quadriciclo elétrico, que pode transportar uma única pessoa, em um corpo minúsculo e retilinear de 2,31 metros de comprimento por 1,57 metros de largura e 1,88 metros de altura, com 1,36 metros entre eixos. Da mesma forma, sua figura lembra um pouco o bem sucedido Citroën Ami e o Microlino.
O interior do Renault Höga: reduzido à expressão mínima
Embora admita apenas uma pessoa dentro, o Renault Höga possui um grande espaço de cabine dentro de suas possibilidades, graças às suas formas cúbicas. Seu criador afirma que poderia até levar uma bicicleta ereto ou um carrinho de bebê, à direita do motorista.
Tudo na cabine foi reduzido ao mínimo: um assento dos mais espartanos, um volante, uma tela pequena que serve como painel de instrumentos e um tipo de tablet maior para controlar as principais funções do veículo.
Schlotthauer queria aplicar um conceito modular ao interior do Renault Höga. Por exemplo, ele pode ser equipado com um assento em execução para expandir a capacidade para dois ocupantes ou deixar esta área lateral completamente clara para acomodar objetos grandes.
Além disso, este carro usa “centros de produção, embalagem e Ikea com a rede avançada de mobilidade da Renault”, acrescenta Schlotthauer. Seria “uma maneira muito barata de se integrar a um programa de mobilidade. Ikea e Renault criariam juntos um veículo inteligente, de baixo custo e sustentável”, explica o autor em sua conta no Instagram.
Quanto custa o carro elétrico que pode ser montado em casa como um móvel de Ikea?
Infelizmente, o trabalho desse aluno não contempla a parte mecânica, por isso não sabemos qual unidade elétrica poderia integrar, qual bateria teria ou quantos quilômetros ela viajaria. Ryan Schlotthauer, que até ousou colocar um preço hipotético de 6.500 dólares, acrescenta com o Renault Höga outra proposta interessante que acompanha o conceito criado para GMC, Rivian e Honda.
É difícil para este protótipo acabar saindo, embora também possa despertar o interesse da gigante francesa, o que levaria a vê-lo como um modelo de produção em alguns anos.