1. Início
  2. / Construção
  3. / Renault Höga, o carro elétrico para montar em casa, como um móvel de Ikea
Tempo de leitura 4 min de leitura

Renault Höga, o carro elétrico para montar em casa, como um móvel de Ikea

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/06/2021 às 12:23
carro - Renault - carro elétrico - ikea - ford - volkwsvagen - honda - preço
Renault Höga, um carro elétrico de tamanho utilitário que é comprado da Ikea e que é montado em casa

Das mãos de um estudante de design nasce o Renault Höga, um carro elétrico de tamanho utilitário que é comprado da Ikea e montado em casa, com a ajuda de algumas instruções e ferramentas básicas

Compre um carro elétrico para peças, como um móvel Ikea, e monte-o em sua casa. É o que Ryan Schlotthauer, um estudante de design, da Faculdade de Estudos Criativos, nos Estados Unidos, com seu conceito Renault Höga, propõe. O Renault Höga é entregue em uma caixa e suas 374 peças podem ser montadas em poucas horas. Claro, não vamos vê-lo no mercado, já que é um trabalho de um estudante universitário dos Estados Unidos.

Leia também

O Renault Höga tem o conceito Ikea “pegue você mesmo”, que revolucionou a maneira como você compra móveis. Através de instruções confortáveis e simples, você pode montar qualquer tipo de móvel. Nesse sentido, o conceito da loja sueca foi aplicado a este curioso protótipo de emissões zero.

Este é um trabalho de tese final de Ryan Schlotthauer (você pode ver o projeto aqui), um estudante de design no College for Creative Studies, em Detroit, Estados Unidos. É um veículo projetado para viagens urbanas e com preço acessível.

Conforme proposto pelo aluno, o carro é enviado em uma caixa para ser montado pelo cliente. Esta caixa consiste em 374 peças (114 delas individuais) e o processo de montagem leva algumas horas. A escolha dos materiais também foi influenciada pela Ikea, e este Renault Höga foi projetado com materiais reciclados. Assim, no nível de design, destaca-se por suas três janelas grandes, a marca Renault presidindo as luzes LED dianteiras e discretas de cada lado.

Após o processo, temos um quadriciclo elétrico, que pode transportar uma única pessoa, em um corpo minúsculo e retilinear de 2,31 metros de comprimento por 1,57 metros de largura e 1,88 metros de altura, com 1,36 metros entre eixos. Da mesma forma, sua figura lembra um pouco o bem sucedido Citroën Ami e o Microlino.

https://youtu.be/X6U2v7i3yDs

O interior do Renault Höga: reduzido à expressão mínima

Embora admita apenas uma pessoa dentro, o Renault Höga possui um grande espaço de cabine dentro de suas possibilidades, graças às suas formas cúbicas. Seu criador afirma que poderia até levar uma bicicleta ereto ou um carrinho de bebê, à direita do motorista.

Tudo na cabine foi reduzido ao mínimo: um assento dos mais espartanos, um volante, uma tela pequena que serve como painel de instrumentos e um tipo de tablet maior para controlar as principais funções do veículo.

Schlotthauer queria aplicar um conceito modular ao interior do Renault Höga. Por exemplo, ele pode ser equipado com um assento em execução para expandir a capacidade para dois ocupantes ou deixar esta área lateral completamente clara para acomodar objetos grandes.

Além disso, este carro usa “centros de produção, embalagem e Ikea com a rede avançada de mobilidade da Renault”, acrescenta Schlotthauer. Seria “uma maneira muito barata de se integrar a um programa de mobilidade. Ikea e Renault criariam juntos um veículo inteligente, de baixo custo e sustentável”, explica o autor em sua conta no Instagram.

Quanto custa o carro elétrico que pode ser montado em casa como um móvel de Ikea?

Infelizmente, o trabalho desse aluno não contempla a parte mecânica, por isso não sabemos qual unidade elétrica poderia integrar, qual bateria teria ou quantos quilômetros ela viajaria. Ryan Schlotthauer, que até ousou colocar um preço hipotético de 6.500 dólares, acrescenta com o Renault Höga outra proposta interessante que acompanha o conceito criado para GMC, Rivian e Honda.

É difícil para este protótipo acabar saindo, embora também possa despertar o interesse da gigante francesa, o que levaria a vê-lo como um modelo de produção em alguns anos.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos