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Início Renault Dauphine, inicialmente lançado em 1956 para substituir o Renault 4CV, transformou-se em Gordini em 1962 para melhorar sua reputação de fragilidade nas estradas brasileiras

Renault Dauphine, inicialmente lançado em 1956 para substituir o Renault 4CV, transformou-se em Gordini em 1962 para melhorar sua reputação de fragilidade nas estradas brasileiras

7 de maio de 2024 às 14:29
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Renault Dauphine, inicialmente lançado em 1956 para substituir o Renault 4CV, transformou-se em Gordini em 1962 para melhorar sua reputação de fragilidade nas estradas brasileiras
Gordini 1967 Foto: Gustavo Brasil Antigos/Divulgação

Renault Dauphine ganhou o nome Gordini em 1962 como parte de uma estratégia para reforçar sua imagem e desempenho no mercado brasileiro. A nova versão Gordini, que substituiu o Dauphine, apresentava um motor aprimorado com maior potência, melhorias no acabamento interno e externo, e ajustes na suspensão para suportar melhor as estradas brasileiras.

Lançado na França em 1956, o Renault Dauphine foi desenvolvido para substituir o popular Renault 4CV, conhecido no Brasil como “rabo quente” devido ao motor montado na traseira. Este veículo logo se tornou um sucesso mundial, levando à sua produção em vários países, inclusive no Brasil. A produção brasileira começou em 1959 pela Willys-Overland do Brasil, após negociações bem-sucedidas com a Renault.

O Dauphine era conhecido por suas características distintas, incluindo uma estrutura monobloco e quatro portas, que facilitavam o acesso ao veículo. No entanto, apesar de seu design inovador e do sucesso inicial, o carro começou a ser percebido como frágil nas estradas brasileiras menos desenvolvidas, ganhando apelidos como “leite em pó” devido à sua falta de robustez.

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Evolução do Renault Dauphine para Gordini

Em resposta a essa reputação e para reforçar a imagem do carro no mercado, em julho de 1962, a Renault introduziu uma versão de luxo do Dauphine chamada “Gordini”. Esta nova versão não só apresentava um acabamento interno superior e melhorias estéticas, como também recebia atualizações significativas no motor.

O motor melhorado tinha uma taxa de compressão mais alta e outras melhorias mecânicas que elevavam sua potência para 40 cavalos. Estas alterações mecânicas proporcionavam um desempenho mais ágil e uma maior eficiência, redefinindo a percepção do veículo e solidificando sua posição no mercado.

Impacto das mudanças e legado do Gordini

As mudanças resultaram em melhorias de desempenho significativas, tornando o Gordini uma opção atraente para os consumidores que buscavam um carro compacto, mas com capacidades robustas e melhor desempenho. A introdução de variantes como o Gordini 1093, uma versão esportiva, ajudou a solidificar ainda mais a reputação da Renault como fabricante de carros eficientes e confiáveis.

O Gordini continuou a evoluir até 1968, com várias atualizações que focaram principalmente em melhorias de segurança, como a introdução opcional de freios a disco. O modelo final, Gordini 4, culminou em um carro bem desenvolvido que ainda respeitava o legado do seu antecessor enquanto incorporava as inovações técnicas modernas.

A história do Renault Dauphine e sua evolução para o Gordini é um exemplo clássico de como as adaptações podem transformar a percepção e o desempenho de um veículo no mercado. Através de inovações contínuas e atenção às demandas e críticas dos consumidores, o Gordini não só salvou a reputação do Dauphine, mas também se estabeleceu como um ícone em seu próprio direito.

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