Raízen e Wärtsilä prometem mudar o rumo da indústria: navio movido a etanol reduz em até 80% emissões de CO2 em uma rota padrão do Brasil para a Europa
Um novo pacto de descarbonização vem para mudar o rumo da indústria! Num esforço sem precedentes para combater as crescentes emissões de gases de efeito estufa (GEE) no transporte marítimo, Raízen – a maior produtora de etanol do mundo e a gigante fornecedora de equipamentos navais Wärtsilä, firmaram um acordo para explorar o potencial uso de etanol como combustível marítimo e avançar na construção do primeiro navio marítimo movido a etanol celulósico (E2G).
Essa parceria, conhecida como “Acordo de Descarbonização,” não apenas promete um futuro mais sustentável para o transporte em alto mar, mas também pode ter um impacto positivo na redução das emissões de carbono em nível global.
A importância deste projeto é inegável, uma vez que o transporte marítimo representa aproximadamente 3% das emissões globais de GEE. Para enfrentar essa crise, a Organização Marítima Internacional (OMI) estabeleceu metas ambiciosas para reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030 e em 70% até 2050 em relação aos níveis de 2008. O uso de etanol em navios pode ser uma peça crucial do quebra-cabeça para atingir essas metas.
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Testes de tecnologia com etanol como combustível primário estão sendo conduzidos nos laboratórios de motores Wärtsilä
O etanol, amplamente utilizado como biocombustível, emerge como uma opção promissora para impulsionar a descarbonização do transporte marítimo. Nos laboratórios de motores da Wärtsilä Sustainable Fuels, testes iniciais estão sendo conduzidos para avaliar o desempenho do etanol como combustível principal. Isso não apenas demonstra o compromisso da Raízen em inovar, mas também seu papel na criação de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.
Com o etanol como uma contribuição viável a um portfólio de soluções com baixas emissões de carbono, essa colaboração busca abrir o caminho para um transporte marítimo mais ecológico e sustentável.
Substituir o combustível fóssil em navios, promete reduzir emissões de CO2 em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa.
A revolução do etanol no transporte marítimo está em andamento. Resultados preliminares da Raízen mostram que ao substituir o combustível fóssil em navios, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa. Isso é uma notícia encorajadora na busca por alternativas sustentáveis e com baixas emissões de carbono para a indústria do transporte marítimo.
O investimento da Wärtsilä em tecnologias de baixo e zero carbono é um passo significativo na direção certa. Este acordo com a Raízen não é apenas um exemplo de seu compromisso com a sustentabilidade, mas também um marco na evolução da indústria do transporte marítimo. À medida que avançamos em direção a um futuro mais limpo e sustentável, a combinação de etanol e tecnologia de ponta está provando ser uma dupla poderosa na luta contra as emissões de GEE.
Etanol pode se tornar o combustível do futuro, abrindo caminho para um transporte marítimo mais limpo e responsável.
A parceria entre a Raízen e a Wärtsilä promete revolucionar o setor de transporte marítimo, oferecendo uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis. Com o compromisso de reduzir as emissões de carbono e apoiar as metas da IMO, essa aliança demonstra como a inovação e a busca por soluções sustentáveis podem moldar o futuro do transporte marítimo. O etanol, com seu potencial para reduzir significativamente as emissões de carbono, pode se tornar o combustível do futuro, abrindo caminho para um transporte marítimo mais limpo e responsável. Este é um marco importante na jornada em direção a um planeta mais verde e sustentável