1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Raízen e Volkswagen desenvolvem ‘novo etanol’ como alternativa aos carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Raízen e Volkswagen desenvolvem ‘novo etanol’ como alternativa aos carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/10/2021 às 10:26
Shell - Raízen - VW - Volkswagen - etanol - novo etanol -carros elétricos
Novo etanol das empresas prometem ser solução barata e eficiente – créditos: Divulgação

Buscando uma redução nas emissões de CO2, a Raízen e Volkswagen fecharam uma nova parceria para desenvolver um novo etanol como alternativa aos carros elétricos.

A Raízen, licenciada da marca Shell e a Volkswagen do Brasil anunciaram nesta sexta-feira (29), que fecharam um acordo para descarbonização no setor automotivo, com iniciativa de nova fórmula de etanol, P&D de biocombustíveis em território nacional e também medidas para expandir o uso do etanol como alternativa para carros elétricos em todo o mundo.

Leia também

Fábricas da Volkswagen terão emissões reduzidas com gás natural renovável da Raízen

Além do novo contrato, a Raízen planeja implementar uma rede de eletropostos de recarga rápidos, proporcionando uma melhor experiência na hora dos clientes recarregarem carros elétricos da Volkswagen.

O projeto com eletropostos para carros elétricos terá início no estado de São Paulo. Nas fábricas da Volkswagen no país, a meta é substituir o gás natural por um gás natural renovável que será fornecido pela Raízen, o que reduziria a emissão das unidades em mais de 80%.

De acordo com a nota postada, também será feito o fornecimento de eletricidade limpa para a rede de concessionárias Volkswagen, através das usinas de energia renovável na modalidade de geração distribuída da Raízen.

Pablo Di Si, o presidente e CEO da Volkswagen afirma no comunicado que o etanol tem vários benefícios à sociedade e ao meio ambiente, e também na geração de empregos no Brasil. Além disso, a parceria ajudará as duas empresas na criação de tecnologias a partir do etanol como alternativa para carros elétricos em seu Centro de P&D no país.

Raízen fala sobre a nova parceria com a Volkswagen

De acordo com Ricardo Mussa, CEO da Raízen, é uma honra contar com a Volkswagen no projeto. O movimento reforça o papel da empresa como uma entidade que traz soluções limpas tanto a curto prazo quanto a longo prazo, tendo em vista o processo de descarbonização global.

Lauran Wetemans, vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina, afirma que a parceria da Raízen e a Volkswagen auxiliará na ampliação da bioenergia no setor automotivo.

Segundo Lauran, a Shell realiza investimentos em várias alternativas voltadas com a transição energética a uma pegada de baixo carbono como carros elétricos e o hidrogênio. Tendo em vista que todas as opções são essenciais para a redução nas emissões de CO2 e que os biocombustíveis são uma solução já ofertada, é um prazer da Shell compor esta iniciativa no país.

Governo Federal defende o uso de Etanol

Próximo à 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o Governo Federal e a Indústria de Cana-de-açúcar planejam defender o etanol como uma alternativa para os carros elétricos.

De acordo com pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a fabricação de etanol e outros biocombustíveis podem gerar desmatamento em florestas para que monoculturas sejam cultivadas.

Uma teoria que é confrontada pelo Governo Federal, que afirma que o plantio para a produção é feita sobre áreas que já foram degradadas e não florestas virgens. Segundo o presidente da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, o etanol poderá ser uma alternativa aos carros elétricos, entretanto isso poderá variar em cada região.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos