Raízen, a maior produtora de etanol do Brasil, treina 500 motoristas com tecnologia imersiva e inteligência artificial para prevenir acidentes de trabalho, derrame de combustível e melhorar desempenho profissional
A Raízen a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar no mundo e a 4ª maior empresa do Brasil, está usando experiências imersivas desenvolvidas pela edtech Sábios para treinar cerca de 500 motoristas terceirizados. A parceria visa melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derrame de combustível durante a descarga.
Leia também
- Após Ford, Chevrolet, Honda e Audi retirar ou diminuir produção de veículos no país, a multinacional Bosch traz fabricação dos EUA para São Paulo
- Após Bolsonaro isentar PIS e Cofins, preço do Diesel volta a subir e gasolina e etanol também ficam mais caros
- Ambev vai abrir 300 vagas de emprego em seu novo centro de logística que está sendo construído em Osasco – SP
No game online os motoristas precisam executar funções que já desempenham no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com segurança.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma consegue mapear os gaps em cultura, comportamento e habilidades. Assim, os gestores da Raízen podem tomar decisões estratégicas a fim de melhorar a performance do negócio.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que a educação imersiva, com o uso de gamificação associado ao storytelling, ajuda no aumento do engajamento e maior retenção do conhecimento.
A Sábios é uma startup catarinense que atua há 12 anos com tecnologias imersivas para ajudar grandes indústrias a aumentarem a performance dos colaboradores.
Raízen do Grupo Shell, quer construir três usinas produtoras de etanol feito com bagaço e palha de cana
O etanol celulósico é feito a partir do bagaço e da palha da cana. Em Piracicaba (SP), o grupo já possui uma usina produtora desse tipo de combustível, que, de acordo com o empresário, tem sua demanda internacional aquecida em razão do sequestro de carbono gerado.
“Queremos fazer três usinas desse tamanho, com produção de 300 milhões de litros adicionais de álcool de segunda geração”, revelou Ometto. “Empresas como Shell, Exxon-Mobil, Total, todas elas têm o maior interesse em adquirir esse etanol dado o sequestro de carbono que ele tem.”
A tecnologia para a produção de etanol celulósico surgiu a partir de uma parceria entre a Shell e a canadense logen, especializada em biotecnologia. Na safra passada (2019/20), a unidade de Piracicaba produziu 226 litros de etanol para cada tonelada de biomassa seca.
A Raízen é a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar e a 4ª maior empresa do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional, suas atividades abrangem todas as diferentes etapas de seus negócios, como: cultivo da cana-de-açúcar; fabricação de açúcar e etanol; cogeração de energia; logística; transporte e distribuição de combustíveis; exportação; e varejo de combustíveis por meio dos postos de serviço que atuam sob a marca Shell.”