1. Início
  2. / Economia
  3. / R$ 8,9 bilhões, 500 km de obras e 252 mil empregos: maior pacote rodoviário da década vai redesenhar eixos logísticos estratégicos
Localização SP Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 0 comentários

R$ 8,9 bilhões, 500 km de obras e 252 mil empregos: maior pacote rodoviário da década vai redesenhar eixos logísticos estratégicos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 04/11/2025 às 23:32
Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.
Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Pacote rodoviário paulista inicia nova fase com edital publicado e promete transformar corredores econômicos do interior, impulsionando investimentos bilionários, geração de empregos e modernização da malha sob gestão do PPI-SP e da SPI.

O Governo de São Paulo abriu a concorrência do Lote Rota Mogiana, com a publicação do edital.

O pacote de concessão reúne mais de 500 km de rodovias no interior do estado e prevê R$ 8,9 bilhões em investimentos para modernização da malha e reforço de segurança viária.

A iniciativa integra o PPI-SP, é conduzida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e chegou à versão final após receber 284 contribuições na etapa de participação pública.

Edital na praça e diretrizes do projeto

Com o edital publicado, a gestão paulista iniciou formalmente a fase de disputa pelos ativos do lote.

O desenho contratual tem como eixo a elevação do padrão de serviço nas rodovias abrangidas, com metas de desempenho, obras de ampliação de capacidade e implantação de sistemas operacionais voltados à redução de acidentes.

O governo afirma que o pacote consolida um projeto bilionário de infraestrutura, estruturado sob a governança do PPI-SP e acompanhado pelos instrumentos de transparência da SPI.

Segundo a administração estadual, o processo preparatório incorporou sugestões e comentários da sociedade.

As 284 manifestações subsidiaram ajustes de modelagem antes da abertura da licitação, que agora segue o rito regular até o leilão, conforme as regras apresentadas nos documentos oficiais.

Por que a Rota Mogiana importa para a economia paulista

A Rota Mogiana se insere em corredores que conectam polos agrícolas, industriais e de serviços do interior.

Ao atacar gargalos logísticos, o governo projeta redução de custos de transporte, maior fluidez no escoamento da produção e ganhos de eficiência para usuários e transportadores.

Além de duplicações e restaurações, o pacote prevê padrões operacionais mais rigorosos, como atendimento ao usuário, monitoramento em tempo real e intervenções de segurança.

Enquanto isso, a proposta também mira a captação de investimento privado para acelerar obras e manutenção em larga escala.

Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.
Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.

A expectativa é que a combinação entre aportes iniciais e metas contratuais sustente a qualidade do pavimento, a regularidade da sinalização e a implantação de soluções tecnológicas na gestão do tráfego, sem prejuízo às exigências ambientais.

Inserção no programa SP pra Toda Obra

O lote licitado está inserido no SP pra Toda Obra, apresentado pelo governo como o maior programa rodoviário da história do estado.

Em números agregados, o plano prevê R$ 30 bilhões em obras e concessões distribuídos por 22,3 mil km de intervenções, com mais de 1,5 mil frentes de obra ao longo do território paulista.

A projeção oficial é de 252 mil empregos diretos e indiretos ao longo do ciclo de execução.

No recorte da Rota Mogiana, a administração estadual vincula o projeto às metas do programa: modernização de corredores estratégicos, padronização de requisitos de segurança viária e incremento do investimento privado sob a supervisão da SPI e dentro do arcabouço do PPI-SP.

O edital foi elaborado após participação social e alinhado às entregas esperadas do SP pra Toda Obra, com destaque para obras de ampliação de capacidade, melhorias em acessos e soluções de engenharia em pontos críticos.

Obras, segurança e meio ambiente no centro do contrato

O pacote rodoviário estabelece que as intervenções contemplem tanto aumento de capacidade quanto requalificação do pavimento, adequação de entroncamentos e implantação de dispositivos de segurança.

A diretriz é reduzir índices de severidade de acidentes e elevar a confiabilidade do tempo de viagem.

Entre as medidas previstas em políticas públicas da área, constam passagens de fauna — subterrâneas e aéreas — como forma de mitigar atropelamentos e minimizar impactos sobre a biodiversidade em trechos sensíveis.

Além disso, a operação deverá observar parâmetros de nível de serviço ao usuário, com oferta de socorro mecânico e médico, bases operacionais dimensionadas e monitoramento por câmeras.

O contrato, de acordo com o governo, ancora-se em indicadores de desempenho auditáveis, que balizam tanto a remuneração quanto a aplicação de penalidades.

Como foi a participação pública e o que vem a seguir

A etapa de consulta e audiência públicas resultou em 284 contribuições encaminhadas por cidadãos, entidades e empresas.

Essas manifestações foram analisadas e, quando pertinentes, integradas à modelagem final do projeto.

O governo informa que os documentos, minutas e anexos podem ser consultados nos canais institucionais da SPI e do PPI-SP, onde também serão disponibilizadas as futuras atualizações procedimentais.

Com a concorrência aberta, o cronograma segue com a entrega de propostas pelas interessadas, a habilitação jurídica e técnica e a disputa conforme as regras do edital.

Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.
Rota Mogiana prevê R$ 8,9 bilhões em obras e 500 km de rodovias modernizadas, impulsionando empregos e logística no interior paulista.

A assinatura do contrato e o início das obras dependem do rito competitivo e das etapas subsequentes de homologação.

Impacto logístico esperado nos eixos do interior

A malha contemplada pelo lote percorre regiões que concentram cadeias agrícolas relevantes, além de indústrias e centros de serviços.

Ao modernizar mais de 500 km de rodovias, a concessão pretende reduzir tempos de deslocamento, melhorar a previsibilidade do transporte e dar suporte ao escoamento de grãos, insumos e bens manufaturados.

Para motoristas e transportadores, a promessa é de um nível de serviço superior, refletido em melhores condições do pavimento, sinalização atualizada e atendimento operacional mais ágil.

Ainda assim, os resultados dependem da execução das obras dentro dos prazos e da observância dos padrões de qualidade estipulados contratualmente.

O PPI-SP figura como guarda-chuva de governança, com a SPI responsável por acompanhar o contrato e zelar pela transparência dos dados de desempenho.

Números do programa e metas de desempenho

O SP pra Toda Obra agrega iniciativas de diferentes escalas, desde grandes rodovias até estradas vicinais, somando 22,3 mil km de intervenções.

O volume de R$ 30 bilhões contempla aportes em concessões e investimentos públicos diretos, com foco em redução de gargalos, segurança e padronização da infraestrutura.

No agregado, a meta de 252 mil empregos considera o ciclo completo de implantação e operação ao longo dos contratos e obras planejadas.

No caso específico da Rota Mogiana, o governo enfatiza metas de segurança operacional, incluindo dispositivos para travessia de pedestres e fauna, melhorias em iluminação onde aplicável e revisão de acessos e retornos para reduzir conflitos de tráfego.

O edital também consolida exigências para gestão ambiental, com programas de monitoramento, recuperação de áreas degradadas e mitigação de impactos durante a execução.

Transparência e acompanhamento

A comunicação oficial remete aos canais institucionais para acesso a editais, anexos técnicos, estudos e futuras retificações.

Por esse caminho, interessados podem acompanhar atualizações da disputa, como esclarecimentos, respostas a questionamentos e alterações de cronograma.

A expectativa da SPI é que a publicidade dos atos e a padronização de indicadores facilitem o controle social e a avaliação do desempenho ao longo da concessão.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas e também editor do portal CPG. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para iOS
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x