As vagas de cursos técnicos e superiores podem mudar sua carreira ao se formar em uma instituição de excelência, como o Instituto Federal!
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim está com inscrições abertas para o preenchimento de 108 vagas não ocupadas em seus cursos técnicos e superiores no primeiro semestre de 2025.
As vagas são voltadas para diferentes áreas de formação, incluindo cursos técnicos e graduações. Se você está buscando uma oportunidade de qualificação profissional gratuita, esta pode ser a chance que você esperava!
Cursos disponíveis no Campus Erechim
O Instituto Federal oferece uma variedade de cursos técnicos e superiores, com opções para quem já concluiu o Ensino Médio ou está buscando uma formação superior.
-
Sebrae abre mil vagas em programa gratuito para impulsionar pequenos negócios
-
5 profissões digitais que ganham até R$ 15 mil por mês no Brasil com trabalho remoto e salário em dólar
-
Formação técnica têm salários de até R$ 10 mil e empregabilidade superior à de muitos graduados, diz SENAI
-
Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos nas áreas de Logística, Transporte e Administração em parceria com SEST SENAT para qualificação profissional em Piracicaba
As inscrições são gratuitas e a ocupação das vagas ocorre por ordem de inscrição, por isso, é importante agir rapidamente.
Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já possui o Ensino Médio completo):
- Técnico em Agroindústria (noturno/ 3 semestres): 9 vagas
- Técnico em Mecânica (noturno/ 4 semestres): 12 vagas
- Técnico em Modelagem do Vestuário (noturno/ 3 semestres): 22 vagas
- Técnico em Vendas (noturno/ 3 semestres): 12 vagas
Cursos Superiores (Bacharelados e Tecnólogos):
- Engenharia de Alimentos (noturno/ 11 semestres): 22 vagas
- Engenharia Mecânica (diurno/ 10 semestres): 11 vagas
- Tecnologia em Design de Moda (noturno/ 6 semestres): 20 vagas
Como se inscrever?
As inscrições para os cursos do Instituto Federal Campus Erechim estão abertas até o dia 13 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site https://ingresso.ifrs.edu.br/2025/.
Para se inscrever, é necessário ter um login e senha no portal Gov.br, sistema utilizado para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Caso o candidato ainda não tenha um cadastro, é necessário criar uma conta no portal.
IMPORTANTE!
As inscrições para os cursos serão feitas por ordem de inscrição. Ou seja, a primeira pessoa a se inscrever será a primeira a ser considerada para a vaga.
Além disso, os candidatos que desejam se inscrever para cursos superiores precisam ter participado de um exame de seleção do IFRS ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2015, e não ter obtido nota zero em nenhuma das provas, inclusive na redação.
Cronograma e datas importantes:
Período de inscrição: de 07 a 13 de fevereiro de 2025;
Convocação para a comissão de heteroidentificação: 14 de fevereiro de 2025;
Prova prática de instrumento musical: para quem se inscrever nos cursos técnicos relacionados à música, haverá a prova prática de 14 a 19 de fevereiro de 2025;
Resultado preliminar da comissão de heteroidentificação: 18 de fevereiro de 2025;
Resultado final: até 27 de fevereiro de 2025.
Sobre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Erechim
O Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul teve início em 2006, com a criação da Escola Técnica Federal do Alto Uruguai, que, no ano seguinte, recebeu do município de Erechim a doação do terreno e das instalações no Bairro Três Vendas.
Em 2008, a instituição foi transformada em campus do IFRS com a sanção da Lei nº 11.892, que criou os Institutos Federais em todo o Brasil.
O Campus Erechim começou suas atividades efetivas em novembro de 2009 e, desde então, tem se consolidado como um centro de excelência na formação técnica e superior.
Em 2015, a instituição inaugurou uma nova área, o Bloco III, com salas de aula e laboratórios, e em 2016, o Bloco V, dedicado à área de Mecânica, ampliando ainda mais a estrutura física da instituição.
Atualmente, o Instituto Federal Campus Erechim conta com mais de 100 profissionais, entre docentes e técnicos administrativos, e já formou centenas de alunos nos diversos cursos oferecidos.