A oportunidade que você sonhava chegou! Senac oferece cursos técnicos totalmente gratuitos e certificados para os amantes da Saúde, Administração, Industria, Beleza e mais!
Transformar vidas por meio da educação é a missão do Senac há quase oitenta anos. Com diversos cursos, muitos gratuitos, o Senac de São Paulo oferece este ano mais de 130 mil vagas em cursos técnicos e livres profissionalizantes. Áreas como TI, Turismo, Administração e Saúde estão entre as contempladas. As bolsas de estudo são 100% gratuitas, abrangendo também os materiais didáticos. Essas oportunidades estão disponíveis em todas as 63 unidades do Estado de São Paulo.
Maurício Pedro, gerente de operações do Senac São Paulo, ressalta: “Com o Programa Senac de Gratuidade, conseguimos gerar oportunidades de educação. Esse programa é vital, está na nossa missão de transformar vidas”.
Cursos Técnicos do Senac
Entre os cursos técnicos com maior número de vagas estão: Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Segurança do Trabalho. Além desses, há também cursos em Gestão e Negócios (28 mil vagas), Tecnologia da Informação (mais de 19 mil vagas), Moda, Beleza e Bem-Estar (mais de 23 mil vagas), Saúde (mais de 13 mil vagas) e Desenvolvimento Social (mais de 15 mil vagas). O Senac também oferece cursos de idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol e libras, e cursos livres de curta duração.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
“O Senac é uma instituição de educação profissional voltada para o fazer, preparando as pessoas para o mercado de trabalho”, explica Maurício Pedro. As formações do Senac podem ser utilizadas tanto em empresas quanto na área de serviços, e também permitem que a pessoa empreenda rapidamente. “Sabemos que não há emprego com contratação CLT para todos, mas há trabalho para muitos. Nossos cursos permitem uma empregabilidade autônoma, possibilitando que a pessoa empreenda e entre rapidamente no mercado de trabalho”, afirma o gerente de operações do Senac.
Um levantamento do Departamento Nacional da instituição mostra que a taxa de empregabilidade é de 70% entre alunos e ex-alunos após um ano de formados. O turismo, por exemplo, é uma área com cursos gratuitos e em expansão no País, oferecendo inúmeras possibilidades de carreira. Dados do IBGE indicam que a atividade turística no Brasil cresceu 7,5% de janeiro a novembro do ano passado em comparação com o mesmo período de 2022.
Inscrição e requisitos
O programa Senac gratuidade é destinado a estudantes com renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais por pessoa. A oferta de vagas é constante, e a inscrição deve ser feita 20 dias antes do início do curso. Interessados devem ficar atentos, pois as inscrições ocorrem por ordem de chegada em uma fila virtual. Os cursos técnicos gratuitos disponíveis podem ser verificados no site da instituição.
Senac Gratuidade
O Programa Senac de Gratuidade completa 15 anos em 2024, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, ampliando o acesso à educação profissional de qualidade e abrindo um universo de alternativas no mercado de trabalho. “O curso de educação profissional permite uma mudança de vida”, diz Maurício Pedro. “Quem começa a fazer um curso que oferece chances de entrar no mercado de trabalho, busca pela continuidade dos estudos. Começa a ter uma renda, contribuindo com o status familiar na maioria dos casos. Isso é muito satisfatório. Nossa formação técnica garante dignidade e melhora a posição do indivíduo na sociedade”.