Acesse e saiba como se inscrever. A Universidade Federal-UFMG está com 6.512 vagas em 85 cursos de graduação para 2025. Não perca essa chance!
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que, em 2025, oferecerá 6.512 vagas em 85 cursos gratuitos de graduação. Neste ano, a UFMG incluirá três novos cursos: Engenharia de Computação, com 80 vagas, distribuídas ao longo do ano, e duas licenciaturas em Matemática e Ciências da Natureza no campus de Montes Claros.
Estes novos cursos gratuitos vão possibilitar a ampliação da oferta de ensino, com 60 vagas disponíveis para o primeiro semestre no campus regional de Montes Claros, enquanto o curso de Engenharia de Computação terá vagas no campus Pampulha, em Belo Horizonte.
A universidade aumentou as vagas nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, passando de 160 para 200 vagas. As novas vagas estarão distribuídas para ambos os semestres, permitindo uma maior capacitação de alunos nesses campos de alta demanda.
-
Fundação Itaú oferece muitos cursos gratuitos e online sobre Educação, Música, Gastronomia, Artes e muito mais; estude sem gastar R$ 1 real e sem sair de casa
-
Faça um curso técnico no Senai sem gastar R$ 1 real: 586 vagas em cursos técnicos gratuitos em edificações, jogos digitais, segurança do trabalho e mais com certificado e alimentação garantido pelo Senai SC
-
Estude de graça engenharia, administração, matemática e mais: Instituto Federal (Ifes) abre 779 vagas em graduação com seleção feita apenas por redação e até 30% da carga horária online
-
Impulsione sua carreira com os cursos online gratuitos do Sebrae. Cursos como gestão financeira, como vender mais e melhor, atendimento ao cliente, e até sobre vinhos e muito mais
Mudanças de horários e concentramento das aulas
Outra novidade são as mudanças nos horários de aulas de 19 cursos de graduação, que terão os horários concentrados em turnos específicos. Cursos de graduação que antes eram oferecidos no período da manhã e da tarde, agora terão aulas em apenas um desses períodos. Algumas graduações passarão a ser matutinas, como Museologia, Ciências Atuariais, Jornalismo e Administração, enquanto outras, como Ciência da Computação e Física, serão à tarde.
Calendário do Sisu e matrículas para o cursos gratuitos
O processo seletivo via Sisu terá início com as inscrições entre 17 e 21 de janeiro (acesse aqui). O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro, e os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula entre 27 e 31 de janeiro. Aqueles que não forem selecionados terão até o dia 31 de janeiro para manifestar interesse na lista de espera.
É fundamental que os interessados consultem o edital completo no site da universidade para verificar os requisitos específicos de cada curso e garantir que atendem às condições necessárias para a inscrição.
A UFMG se prepara para um ano de expansão, com mais cursos, vagas e mudanças que visam aprimorar o processo de formação acadêmica para os estudantes de Minas Gerais e de outras regiões do país.