Se você é um dos brasileiros que também sonham em morar em outro país chegou a hora de aproveitar a escassez de mão de obra na Europa. Saiba como começar a trabalhar em Portugal, cargos mais requisitados e outras informações de extrema importância.
A escassez de mão de obra na União Europeia (UE) aumentou exponencialmente nos últimos anos. Desta forma, nem mesmo Portugal conseguiu escapar da alta demanda por novos profissionais e esta é a hora perfeita para aqueles que desejam começar a trabalhar em Portugal, principalmente brasileiros. Para te ajudar nesta jornada, separamos algumas das vagas com maior número de contratação, confira!
Confira quais são as melhores áreas para começar a trabalhar em Portugal
Morar em outro país é algo que exige cuidado e preparação e vai muito além apenas da existência de vagas. É algo que depende muito da região do país, suas necessidades e empresas. Entre as áreas com maior escassez de mão de obra para trabalhar em Portugal estão:
Setor Industrial
O setor industrial, composto pelas fábricas, é um dos setores em alta e que mais contratam imigrantes que desejam começar a trabalhar em Portugal.
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
- Com salários de até R$ 11,9 mil, novo concurso oferece 303 oportunidades de nível médio, técnico e superior
O setor industrial disponibiliza vagas não só para pessoas tradicionais que buscam oportunidades, mas também há opções para investidores que desejam criar seu próprio negócio no país.
Serviços
Com a ausência de indústrias, a área de serviços está em alta em Portugal para este ano de 2024. Lojas, salões de beleza, profissionais de instalação e consertos são muito demandados no país.
Motoristas de caminhões
Segundo informações da rede EURES, a demanda por motoristas atinge mais de 80% das empresas. O relatório calcula que a demanda aumentou em 54%, o que representa que atualmente há 105 mil vagas não apenas em Portugal, mas em toda a Europa.
Esta é uma oportunidade quase instantânea para começar a trabalhar em Portugal. Além disso, esse cargo é um dos mais bem pagos no país.
Trabalho doméstico
Outro setor onde a contratação é quase imediata é o de trabalho doméstico (limpezas) em empresas, condomínios, hospitais e muito mais. Também é possível começar seu próprio negócio no setor.
Salários em Portugal são atrativos para brasileiros
Aos que planejam começar a trabalhar em Portugal e aproveitar a escassez de mão de obra, devem entender um pouco sobre o salário em Portugal por profissão.
O salário mínimo em Portugal, em 2023, era de 760,00 euros, e em 2024 o salário mínimo português passou a ser de 820 euros. A meta é atingir 900 euros em 2026.
Contudo, apesar de Portugal ter um dos salários mínimos mais baixos da Europa, a média mais realista é superior, são 1.041 euros brutos, aumentando para 1.400 euros, se for considerar os subsídios de férias e Natal.
Vale afirmar que os salários em Portugal por profissão mudam de acordo com as variáveis. Por exemplo, a cidade escolhida para trabalhar e viver, se for uma cidade grande como Lisboa, o contratante vai pagar melhor, visto que o custo de vida também é um pouco mais alto.
Como é morar e trabalhar em Portugal?
Quase 400 mil brasileiros vivem legalmente no país, segundo dados mais recentes da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). A língua portuguesa é uma das coisas que, de cara, já aproxima os brasileiros de terras lusitanas.
Caso queira viver no interior, é possível notar que os costumes e as tradições ainda são mais preservadas e estão enraizadas em terras portuguesas.
As feiras de rua, as comemorações religiosas e um certo senso de comunidade também são motivos de boas surpresas. Ao passo que, nas grandes cidades, o imigrante tem acesso a shows musicais, opções de lazer, eventos e facilidade de acesso a transportes para simplificar a mobilidade urbana.
Desta forma, morar em Portugal sendo brasileiro exige, sim, adaptação e flexibilidade, entretanto sem peso de um grande impacto relativamente ao cotidiano, pois a comida farta à mesa, o clima favorável e o fato de se falar a mesma língua são fatores extremamente positivos.