Conheça o surpreendente plataforma Shell Prelude, a maior embarcação do mundo em ação
Apesar de sua aparência de navio, o navio Prelude não é, no sentido mais estrito, um navio, pois precisa ser rebocado até o seu destino.
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Os navios de GNL, que servem clientes asiáticos, irão parar e encher os seus tanques com gás liquefeito que foi arrefecido a -162 graus Celsius.
A sua capacidade de produzir e descarregar gás para grandes transportadores elimina a necessidade de longos gasodutos para instalações de processamento de GNL em terra. A tecnologia também é elogiada pela capacidade da estrutura de ser usada em outro local remoto.
Em 2016, a própria Shell decidiu não prosseguir com mais três projetos FLNG com a Samsung devido o valor de instalação offshore ser dispendioso.
A Shell, juntamente com os parceiros de joint venture KOGAS e Impex, estimam que o navio permanecerá no campo Prelude por até 25 anos antes de ser rebocado para outro campo offshore.
Um gigante em números
A plataforma, da Royal Dutch Shell, mede 488 m de comprimento e 74 m de largura. Além de longa, a plataforma é alta: segundo a própria Shell, a torre que atravessa a instalação chega a 93 metros.
O navio tem convés maior que quatro campos de futebol e tanques de armazenamento que encheriam 175 piscinas olímpicas. Com quase um terço de milha de comprimento e mais longo que o Empire State Building, o Prelude também é tão largo quanto as asas de um Boeing 747.
Em plena carga, desloca mais de 600 mil toneladas, mais de seis vezes o deslocamento do USS George Washington. Mais de 6.700 propulsores de potência são usados para posicionar a instalação e 50 milhões de litros de água serão usados a cada hora para resfriar o gás natural liquefeito.
O custo do Prelude até o momento pode ser de US$ 19,3 bilhões, de acordo com os registros de 2019 da OPIC Australia Pty Ltd, uma subsidiária da CPC de Taiwan, que possui 5% do Prelude.
A OPIC informou que os custos de construção “totalizaram US$ 964 milhões até dezembro de 2019” para sua participação de 5%, indicando um custo total de 100% de US$ 19,3 bilhões
O gigante recebeu manutenção recentemente
O processo de manutenção foi iniciado em agosto 2023 e concluiu en dezembro do mesmo ano. A sua localização offshore remota, associada às complexidades de ser a primeira instalação flutuante de gás natural liquefeito do mundo, colocou desafios operacionais. A instalação passou por interrupções intermitentes, incluindo um revés significativo em dezembro de 2021, quando um incêndio levou à perda total de energia.
Resposta da Shell e abordagem prospectiva
A Shell, reconhecendo as complexidades da operação do Prelude, divulgou um comunicado destacando a complexidade da instalação e seu compromisso em garantir uma execução segura de todas as atividades. Esta extensa reviravolta marcou o primeiro grande esforço de manutenção do Prelude, abordando não apenas os escopos de trabalho inicialmente identificados, mas também áreas adicionais que foram reveladas durante o processo. Esta abordagem voltada para o futuro demonstra a dedicação da Shell à confiabilidade da instalação a longo prazo.
Impactos do plataforma Prelude no mercado de gás natural liquefeito
Situado a 475 quilómetros da costa oeste da Austrália, Prelude tem importância estratégica no mercado global de gás natural liquefeito. A sua retoma das operações alinha-se estrategicamente com o pico de procura do inverno, particularmente em grandes mercados como a China e a Europa. Embora os elevados stocks tenham moderado as compras no início do ano, o momento do ressurgimento do Prelude sugere um potencial aumento nas exportações de gás natural liquefeito, contribuindo para o panorama energético global.
A retomada das exportações do Prelude é um desenvolvimento positivo para a Shell. Espera-se que a instalação gere um fluxo de caixa significativo para a empresa nos próximos anos. A convergência de timing estratégico, tecnologia inovadora e manutenção posiciona a Prelude como um player-chave no mercado de gás natural liquefeito.
Informação obtida da página bairdmaritime.com