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Quanto custa trocar a correia banhada a óleo do Ford Ka? Veja o processo e o valor final

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 07/06/2025 às 08:44
Ford Ka, correia banhada

Veja quanto custa a troca da correia banhada a óleo do Ford Ka com 136 mil km e conheça todas as peças substituídas no serviço.

Com 136 mil quilômetros rodados, o Ford Ka chegou à oficina para um serviço complexo e detalhado. O proprietário, que manteve o uso do óleo original durante toda a vida útil do veículo, enfrentou a necessidade da troca da famosa correia dentada banhada a óleo — um componente que costuma gerar dúvidas e custos elevados em revisões mais avançadas.

Diferente das correias tradicionais, a correia banhada a óleo opera dentro do motor, em contato direto com o lubrificante. Por isso, sua manutenção exige mais cuidado, peças específicas e um serviço especializado.

O Tiago, do Canal Carros com Tiago, fez um vídeo completo mostrando o serviço o valor final.

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Por que trocar a correia banhada a óleo?

A correia banhada a óleo tem vida útil determinada pelo fabricante, geralmente entre 100 mil e 160 mil km, dependendo do uso e das revisões.

Após esse período, o risco de desgaste aumenta. O rompimento da correia pode causar sérios danos ao motor, resultando em prejuízos muito superiores ao valor da manutenção preventiva.

No caso deste Ford Ka, o proprietário preferiu realizar a troca antes de qualquer falha, mantendo o bom histórico de manutenção e prevenindo problemas futuros.

Como foi feito o serviço

A troca da correia banhada a óleo não é um procedimento simples. A desmontagem do motor é extensa, exigindo mão de obra especializada e conhecimento técnico.

Não basta apenas substituir a correia; vários outros itens precisam ser trocados ou revisados durante o serviço.

Neste caso específico, o serviço incluiu:

  • Substituição da correia dentada banhada a óleo.
  • Substituição de uma segunda correia dentada auxiliar (em alguns motores há duas).
  • Troca do tensor da correia.
  • Troca da junta da tampa de válvulas.
  • Substituição da correia de serviço.
  • Troca dos filtros (óleo, ar, combustível e cabine).
  • Substituição do óleo do motor (mantendo o original recomendado).
  • Troca do aditivo do radiador.
  • Aplicação de um produto para descarbonização interna.

Todos esses itens fazem parte de um pacote de revisão completo, ideal para garantir o bom funcionamento do motor após a intervenção.

Peças utilizadas e valores

Os preços das peças variam conforme marca, fornecedor e região. No serviço realizado, foi utilizado material de qualidade e itens novos. Abaixo, apresentamos o detalhamento dos custos com base na nota fiscal gerada:

  • Correia Dentada: R$ 1.895,00
  • Silicone ACDelco: R$ 120,00
  • Óleo de Motor (4 litros): R$ 240,00 (R$ 60,00 por litro)
  • Filtro de Óleo: R$ 60,00
  • Filtro de Ar: R$ 60,00
  • Filtro de Combustível: R$ 40,00
  • Filtro de Cabine + Higienização do Ar: R$ 150,00
  • Aditivo de Radiador (4 unidades): R$ 180,00 (R$ 45,00 cada)
  • Junta da Tampa de Válvulas: R$ 195,00
  • Mão de Obra: R$ 1.200,00
  • Descarbonizante Car80: R$ 30,00
  • Correia de Serviço: R$ 275,00

Custo total da manutenção:

O valor final do serviço ficou em R$ 4.445,00. Esse valor inclui tanto as peças quanto a mão de obra completa.

O fato do carro estar com 136 mil km rodados reforça a necessidade da troca da correia banhada a óleo.

Embora o óleo original tenha sido utilizado durante todo o período, o desgaste natural da borracha interna, da tensão e dos rolamentos associados à correia tornam o serviço preventivo obrigatório.

Deixar de realizar essa manutenção pode provocar desde pequenas falhas até a perda total do motor, o que tornaria o prejuízo muito maior.

Por que a mão de obra é cara?

A mão de obra para esse serviço é elevada devido à complexidade do trabalho. O profissional precisa desmontar boa parte da parte superior e lateral do motor, acessar as engrenagens internas e fazer o ajuste correto de sincronismo. Qualquer erro pode comprometer o funcionamento do motor e gerar danos graves.

Além disso, a montagem requer cuidado absoluto com torque, vedação e limpeza, para evitar vazamentos e garantir o funcionamento ideal após a conclusão.

Quando realizar a manutenção?

Cada fabricante estipula o prazo para troca da correia banhada a óleo. No caso do Ford Ka, recomenda-se atenção a partir dos 100 mil km, realizando inspeções visuais e, preferencialmente, agendando a troca completa até 140 mil km. No caso apresentado, o proprietário seguiu o plano corretamente, evitando riscos maiores.

Vale a pena o investimento?

Considerando o risco de quebra e o alto custo de um eventual reparo de motor, o investimento preventivo em torno de R$ 4.500,00 é financeiramente vantajoso. Além disso, o carro passa a rodar com segurança e tranquilidade por muitos milhares de quilômetros.

O serviço de troca da correia banhada a óleo exige não apenas ferramentas especiais, mas principalmente conhecimento técnico do modelo e do motor. Buscar oficinas com profissionais especializados é essencial para garantir o resultado e evitar problemas futuros.

O canal “Carros com Tiago” acompanhou todo o procedimento, mostrando os detalhes e esclarecendo as dúvidas mais comuns sobre esse tipo de manutenção, cada vez mais comum em motores modernos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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