Saiba mais sobre os navios porta-contêineres e a energia necessária para se moverem pelos mares, conheça seus motores e unidades de propulsão
Os navios porta contêineres são uma das maiores inovações na indústria de transporte marítimo. Projetados especificamente para transportar cargas pelos oceanos, esses navios têm capacidades de carga que revolucionaram rapidamente a forma como mercadorias são movidas pelo mundo. Construídos com aço, eles variam em tamanho desde pequenos navios alimentadores até enormes navios porta contêineres Ultra grandes capazes de transportar mais de 20 mil containers.
Neste artigo, exploraremos a construção desses navios, desde a soldagem do casco até a instalação dos complexos motores, e discutiremos quanta energia é necessária para movê-los, além da importância das unidades de propulsão na movimentação desses gigantes pelo oceano
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Toda a potência por trás dos gigantes marítimos: a energia necessária para mover os maiores navios porta contêineres do mundo
A construção dos navios porta contêineres
A construção desses gigantes do mar é um processo complexo que leva meses e envolve várias etapas. A quantidade de energia necessária para movê-los é incrível, considerando o tamanho e o peso dos contêineres transportados. Os navios porta contêineres são projetados e construídos por construtores navais especializados, que cortam placas de aço e as soldam juntas para formar o casco. Uma vez que o casco está pronto, os decks básicos são instalados e os motores, equipamentos de navegação e sistemas são adicionados.
Os motores dos navios porta contêineres
Os motores desses gigantes são complexos e extremamente importantes para o seu funcionamento. Eles variam de acordo com o tamanho e a capacidade do navio, mas todos têm em comum a necessidade de uma quantidade considerável de potência para mover o navio e sua carga. O terceiro maior navio porta contêineres do mundo, o MSC Tessa, por exemplo, utiliza um motor diesel de baixa velocidade.
A montagem desse motor começa com a construção do bloco do motor, que é composto por várias peças individuais usinadas com precisão e depois montadas em uma única unidade. Os pistões são instalados e conectados ao virabrequim do motor, movendo-se para cima e para baixo para gerar energia. Os sistemas de combustível e lubrificação, assim como os turbo compressores e o sistema de suprimento de ar, são componentes cruciais para garantir o funcionamento eficiente do motor. Após a montagem completa, o motor passa por extensos testes para garantir sua segurança, eficiência e confiabilidade.
A energia gerada pelos motores
Os motores dos navios porta contêineres são incrivelmente poderosos. No caso do MSC Tessa, seu motor tem uma potência máxima de 98 mil cavalos de potência, permitindo que o navio atinja uma velocidade de até 23 nós. Essa potência é essencial para que o navio transporte sua enorme capacidade de carga, que pode chegar a mais de 19.000 containers, de maneira altamente eficiente pelos oceanos do mundo. É importante destacar que quanto maior o motor e quanto mais alta a qualidade do aço utilizado na construção do navio, bem como os sistemas e infraestrutura de suporte, maior é a complexidade e o custo do navio.
A sala de máquinas e a complexidade dos motores
A sala de máquinas de um navio porta contêineres é um ambiente impressionante, tanto em tamanho quanto em complexidade. Os visitantes que tivessem a oportunidade de fazer um tour pela sala de máquinas seriam imediatamente impressionados com o tamanho e a complexidade dos motores do navio. Com essa complexidade vem um ruído incrível, com os motores produzindo um som constante de ronco pontuado pelo ocasional sopro de ar comprimido ou pelo tilintar de peças de metal enquanto se movem.
Além disso, o calor gerado pelos motores pode ser intenso, com temperaturas frequentemente superando os 38 graus Celsius. Apesar de todo o barulho e calor, a sala de máquinas é um ambiente altamente organizado e controlado. Engenheiros e técnicos se movem de forma eficiente pelo espaço, monitorando cuidadosamente medidores e telas para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. A atividade constante é fascinante e os visitantes podem sentir uma sensação de admiração pela complexidade e poder da maquinaria ao seu redor.
As unidades de propulsão
As unidades de propulsão são componentes essenciais para gerar a força que impulsiona o navio pela água. Geralmente localizadas na parte inferior do casco do navio, elas trabalham juntas para criar movimento para a frente. Existem vários tipos de unidades de propulsão comumente usadas no transporte marítimo moderno, incluindo jatos de água, acionamentos de póde, turbinas eólicas e as hélices. As hélices são um tipo comum de unidade de propulsão.
Elas funcionam usando a rotação de um conjunto de lâminas para gerar impulso para a frente. Se estiverem danificadas ou desatualizadas, as hélices podem ser substituídas sem a necessidade de levar o navio a um estaleiro seco. O processo de substituição externa começa com a remoção das antigas unidades de propulsão, o que pode ser uma tarefa desafiadora e demorada. Uma vez que as unidades antigas tenham sido removidas, as novas unidades de propulsão são trazidas e cuidadosamente posicionadas e fixadas no lugar. Uma das principais vantagens desse tipo de substituição é que o sistema de propulsão do navio pode ser atualizado sem interromper suas operações.
Contribuição para o Meio Ambiente
À medida que as tecnologias continuam a evoluir, as unidades de propulsão e os motores de navios porta contêineres desempenham um papel cada vez mais importante em ajudar a indústria de transporte marítimo a reduzir seu impacto ambiental. A busca por motores mais eficientes e sistemas de propulsão mais sustentáveis está impulsionando a inovação nessa área. A utilização de combustíveis mais limpos, como o GNL (gás natural liquefeito), e a adoção de tecnologias que reduzem as emissões de poluentes são algumas das medidas tomadas para tornar os navios porta contêineres mais ambientalmente amigáveis.
Os navios porta contêineres são verdadeiras maravilhas da engenharia naval, capazes de transportar cargas em uma escala sem precedentes. Seu tamanho, complexidade e potência tornam esses navios impressionantes. Desde a construção do casco até a instalação dos motores e das unidades de propulsão, cada etapa do processo de construção é realizada com precisão e cuidado. À medida que a indústria de transporte marítimo evolui, é fundamental que os navios porta contêineres continuem a incorporar tecnologias mais eficientes e sustentáveis para proteger o meio ambiente e garantir um futuro mais limpo e seguro para todos.
Amigos bom dia, nessa matéria pouco informada que para um leigo na propulsão de navios, não foi informado que vários itens tem que estar em funcionamento para alimentarem o motor propulsor que são o seguinte:
1- Moto geradores de 400w cada motor que alimentam as bombas com energias, geralmente são 3 motores sendo que funciona 2 motores que funciona em paralelo enquanto o terceiro motor fica de stand by para qualquer anormalidade ou cumprir as horas de funcionamento entra na barra o terceiro motor.
2- Após colocar na barra o terceiro motor, o que saiu de funcionamento, entra em manutenção para troca de filtros e aperto de qualquer componente, após essa revisão, ele já está pronto para entrar em funcionamento no lugar do que vai parar após cumprir sua carga horária.
3- Os navios movidos a Fill oil(óleo combustível), o motor principal ou propulsor depende das bombas que são fundamentais para alimenta o propulsor.
4- Essas bombas são: 2 bombas de água doce, 2 de água salgada, 2 de óleo diesel, 2 de óleo pesado, 2 de óleo lubrificante,2 de óleo pesado(MF 380), que são os óleos combustível
5- No navio ainda tem os purificadores que são usados para purificar os combustíveis que estão nos tanques de armazenamento que, após passar pelos purificadores, irão para o tanque de consumo.
6- Lembramos que o combustível a ser usado no motor propulsor terá que está em uma temperatura de no mínimo 140C.
Fica aí minha contribuição.
7- Em tempo lembramos que a energia também usada nas gruas, também são geradas pelos motores auxiliares. mas conhecidos como motores geradores que seu funcionamento são atravéz de óleo diesel
Colaborar com alguns detalhes: O maior barulho de uma Praça de Máquinas, provem dos Motores Auxiliares que acionam os geradores. O Motor Principal faz menos ruído, já que sua rotação anda perto das 100 (cem) rpm. O combustivel mais comum é o óleo pesado, quase um piche que chega ao motor por tubos aquecidos e é um subproduto do refino do petróleo. O consumo é medido em gramas x bhp x hora. Na década de 80, quando trabalhava nisso o consumo andava por volta de 105 gramas x bhp x hora. Na época os maiores motores fabricados andavam por volta dos 42.000 bhp. Eram 12 cilindros com pistões de 900mm de diâmetro x 1800 mm de altura.
Parabéns Pelo comentário. Eu trabalhei em praça de máquinas do maior petroleiro Visconde de Cairu Petrobras e no maior Navio De Perfuração e armazenamento de petróleo da Transocean total 35 anos de mecânica