1. Início
  2. / Construção
  3. / Qual o posicionamento da indústria durante a quarentena
Tempo de leitura 4 min de leitura

Qual o posicionamento da indústria durante a quarentena

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 29/04/2020 às 18:42
Índices Indústrias Projetos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Grande parte das empresas vieram a público defender a quarentena, principalmente organizações do setor industrial – embora a pandemia afete significativamente a economia do país.

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem mudado significativamente os hábitos e as rotinas individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Afinal, reduzir os índices de proliferação do vírus depende, por parte, da população.

Enquanto alguns empresários criticam a quarentena, há empresas que adotam o isolamento social a fim de assegurar a saúde e o bem-estar da equipe, clientes, fornecedores e, principalmente, da sociedade em geral.

Nesse sentido, grande parte das empresas vieram a público defender a quarentena, principalmente organizações do setor industrial – embora a pandemia afete significativamente a economia do país.

Aliás, novos empreendimentos, projetos, grandes indústrias, bancos, entre outros setores estão de acordo com a paralisação total, medida orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Posição da indústria, índices e projetos durante a quarentena

O isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus atingiu os setores industriais de todo país. Contudo, a indústria, em sua maioria, não liberou grande parte dos funcionários, já que muitos dos produtos e projetos são essenciais para a população.

A maioria dos colaboradores defendem a quarentena. Em contrapartida, outros demonstram medo e insegurança pelo emprego. Afinal, a pandemia gerou uma crise econômica desenfreada, levando muita gente a perder a sua fonte de renda.

Para enfatizar os índices, segundo o Relatório de Inflação de março de 2020 do Banco Central, o cenário econômico mundial sofre grandes incertezas com a pandemia.

Além disso, o relatório aponta que o avanço do coronavírus provoca a desaceleração significativa dos projetos econômicos. Com isso, as consequências desses impactos refletem em diversos setores, principalmente na redução da matéria-prima, como a composição do molde de injeção plástica.

Projetos e recomendações

Muitas indústrias estão seguindo as recomendações da OMS e tomando os devidos cuidados com os colaboradores, porém, algumas ainda estão submetendo os funcionários a riscos, como em aglomerações.

Afinal, o ambiente dentro das fábricas é um grande promissor de riscos aos funcionários e, consequentemente, a suas famílias. Porém, segundo profissionais, os projetos não podem parar.

Para as indústrias que permanecem ativas, é importante adotar as medidas que garantem a saúde e o bem-estar da equipe e da população. Sendo assim, separamos 5 cuidados básicos para manter os índices econômicos em alta e, ao mesmo tempo, conter o vírus.

Ações para conter o vírus e manter os projetos

A pandemia exige ações imediatas. E, para que a indústria mantenha os projetos e o andamento dos processos, é preciso seguir algumas recomendações. Principalmente, as ações de higiene. Veja:

Higienização

A higienize de um ambiente é fundamental – principalmente em meio a uma pandemia. Nesse sentido, certifique-se de limpar, a cada 1 hora, as torneiras, maçanetas, o piso de concreto, entre outros itens.

Além dessa ação, é importante focar os esforços de limpeza em banheiros, pias, sanitários, bebedouros, catracas, máquinas, entre outros equipamento de trabalho.

Vale ressaltar que a higiene pessoal é valiosa durante esse processo. Por isso, forneça álcool 70% para toda equipe e conscientize os colaboradores sobre a importância dessa ação.

Defina responsáveis

Outra ação fundamental para lidar com esse momento de crise é definir responsáveis por cada atividade. Aliás, essa é uma ótima estratégia para manter os índices e mensurar os resultados econômicos.

Nesse sentido, estabeleça com o responsável por cada setor, uma política de crise, ou seja, apresente o cenário econômico atual e faça com que a equipe entenda a importância de manter a produção.

Além disso, deixe os colaboradores por dentro dos projetos, das ações de crescimento, dos novos sistemas, como a placa de circuito impresso dupla face, e das estratégias necessárias para contornar a crise.

Por fim, alguns setores industriais não podem parar. Afinal, em sua grande maioria, as indústrias são responsáveis por fornecer produtos essenciais para a sociedade.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

 

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos