qual tem a melhor autonomia, desempenho e tecnologia embarcada para ajudar na sua decisão de compra.
Francamente, a aquisição de ambos é sugerida, porém o Bolt oferece mais do que o e-2008 GT. Apesar de ser mais caro, proporcionará uma sensação de autonomia e desempenho do motor de 203cv um pouco maior.
Para experimentar um carro elétrico de alto nível, o e-2008 GT da Peugeot já seria uma excelente opção, mesmo com a clara vantagem do Chevrolet em alguns aspectos. Além disso, o SUV francês continuará disponível no mercado, enquanto o veículo norte-americano deve sair de circulação aqui até receber a nova geração, prevista para 2024.
O Chevrolet Bolt, um dos veículos mais antigos no segmento de carros elétricos, continua sendo uma boa opção, especialmente após sua atualização. Com boa autonomia, desempenho e equipamentos, o SUV sem emissões melhora em relação ao Bolt EV e consegue competir com projetos mais modernos, como o Peugeot e-2008 GT.
- Conheça o Austin FX4, o táxi londrino que marcou a história do país e hoje vive abandonado em um cemitério
- 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil: a tecnologia que resiste há mais de 35 anos!
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
- Toyota abala o mercado e revela novo carro elétrico que promete autonomia impressionante de 605 km, capaz de fazer São Paulo ao Rio em uma só carga
Chevrolet Bolt EUV: 23 pontos
Peugeot e-2008 GT: 21 pontos
Comparativo: Chevrolet Bolt EUV vs. Peugeot e-2008 GT
O Peugeot e-2008 GT é, adicionalmente, um automóvel bastante seguro, contudo o Bolt EUV o ultrapassa levemente.
O Chevrolet Bolt EUV oferece maior autonomia, potência e equipamentos em comparação com o Peugeot e-2008 GT, porém também é significativamente mais caro. Na data de publicação deste comparativo, o modelo da GM está disponível por R$ 279.990, enquanto o Peugeot, em uma oferta promocional, tem o preço de R$ 209.990, **resultado da entrada dos veículos elétricos chineses no mercado brasileiro**.
Ao analisar os dois veículos, observamos que ambos possuem excelentes recursos de segurança. No entanto, a conectividade avançada e os serviços oferecidos pelo aplicativo My Chevrolet e pelo OnStar fazem do Bolt EUV uma opção mais atrativa. O monitoramento remoto do veículo e a assistência disponível através do concierge em situações de emergência são vantagens significativas oferecidas pelo modelo da GM. Além disso, o destaque do Chevrolet Bolt EUV também se estende para a presença de 10 airbags de série, tornando-o o carro com o maior número de bolsas de ar disponíveis no mercado brasileiro.
O que irá distinguir os modelos, no entanto, é o sistema de entretenimento e informação, que é significativamente melhor no Bolt. O veículo da Chevrolet possui uma tela de 10 polegadas, assim como o Peugeot, mas com uma resolução superior, um sistema mais ágil e a inclusão de 4G nativo, além do serviço de concierge OnStar. No Bolt, também é possível instalar o assistente Amazon Alexa, assim como aplicativos nativos, incluindo o Spotify.
A Stellantis planeja atualizar o Peugeot e-2008 GT com o pacote de conectividade da empresa, já presente em modelos da Jeep, Fiat e RAM. No entanto, até que isso aconteça, o Bolt mantém a vantagem em termos de tecnologia.
O Chevrolet Bolt EUV, por outro lado, apresenta um desempenho significativamente superior. Seu motor elétrico dianteiro oferece 203cv e 36,7 kgf/m de torque. Ao acelerar de 0 a 100 km/h, o carro atinge essa velocidade em apenas 7,7 segundos, o que representa uma pequena diferença em relação ao Bolt EV, que alcança a mesma velocidade em 7,3 segundos.
Com dois produtos tecnologicamente avançados, a escolha entre o Bolt EUV e o Peugeot e-2008 GT será determinada pelos detalhes. Ambos os veículos vêm com um pacote ADAS completo, que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção, leitor de placas de trânsito e uma câmera 360º para auxiliar em manobras.
Comparativo entre Chevrolet Bolt EUV e Peugeot e-2008 GT
Neste caso, a vitória fica com o Bolt EUV sem dificuldades.
Aqui, além da prancheta, iremos utilizar nossa experiência de utilização. O Peugeot e-2008 possui o mesmo powertrain do e-208, ou seja, um motor elétrico dianteiro de 136cv e 26,5 kgf/m de torque, suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 9,9s. Na prática, o carro se desempenha razoavelmente bem, mas notamos que em algumas situações falta um pouco de potência, já que ele é mais pesado do que o hatch.
O desfecho dessa situação culmina em um Peugeot e-2008 GT com comportamento dinâmico semelhante ao de um hatch, demonstrando maior precisão na direção em comparação ao Bolt. Já o modelo da Chevrolet, apesar de ser agradável de dirigir, mostra-se mais instável em curvas, não aproveitando todo o potencial de seu motor.
Vamos aos números. O Chevrolet Bolt EUV possui uma bateria de 66 kWh, resultando em uma autonomia de 456km no ciclo WLTP. Essa autonomia pode ser ainda maior com o uso do sistema de regeneração do SUV, considerado um dos melhores do mercado. O Peugeot e-2008 GT, por sua vez, conta com um conjunto de células de 50 kWh, proporcionando uma autonomia de 345km, também no ciclo europeu padrão.
O Peugeot e-2008 GT obteve 3 pontos, enquanto o Chevrolet Bolt EUV recebeu 2 pontos. Nessa análise, a suspensão desempenha um papel crucial, juntamente com a calibração da direção elétrica. A plataforma e-CMP é uma variação da excelente plataforma CMP, projetada especificamente para veículos elétricos do antigo grupo PSA, agora parte da Stellantis. Totalmente modular, essa estrutura mais avançada possibilitou um ajuste mais preciso não apenas no curso dos amortecedores e na suspensão em si, mas também uma implementação aprimorada da direção elétrica.
Então, o que pode decidir o resultado dessa competição é o acerto de suspensão. O Bolt tem uma suspensão um pouco mais flexível do que o e-2008, o que resulta em mais impacto do solo na cabine, algo típico de carros americanos. Por outro lado, o modelo francês não é rígido, mas é um pouco mais firme do que o concorrente, proporcionando uma condução mais agradável e confortável. Portanto, por uma pequena margem, a vitória vai para o Peugeot.
Comparação de acabamento e conforto entre os carros Bolt e Alfa
O carro Bolt utiliza um design mais sóbrio e moderno, com linhas retas e uma variedade de materiais macios presentes nas portas, console, painel frontal e bancos, que se harmonizam com os recursos tecnológicos presentes na cabine.
Entretanto, mesmo com as características distintas, a qualidade do acabamento dos dois carros se mostra equilibrada, refletindo em um empate na pontuação de 3 pontos para cada um.
Na avaliação do conforto, além das medidas, também é levada em consideração a prática com os dois veículos. O Bolt possui 6 milímetros a mais de comprimento (4.306mm contra 4.300mm) e 7cm a mais de entre-eixos (2,67m contra 2,60m) em comparação com o Alfa. No entanto, na experiência prática, o espaço interno de ambos os SUVs é bastante semelhante. Mesmo o repórter, com 1,85m de altura, não enfrentou dificuldades ao ocupar o assento traseiro de nenhum dos veículos, favorecendo as condições de convivência dentro do habitáculo.
Conforto e acabamento são aspectos importantes a serem considerados ao escolher um veículo, e a análise detalhada contribui para uma decisão mais informada.
Na lateral, os sulcos dão uma sensação de dimensão maior do que a do SUV em si, enquanto a parte traseira combina as lanternas com a característica peça em preto reluzente, que se destaca de forma impressionante.
Tanto o Peugeot quanto o Chevrolet poderiam ser considerados como veículos premium com base no seu acabamento. O Peugeot, em particular, manteve toda a estética que conhecemos do e-208, com materiais de alta qualidade revestindo o painel e os assentos, especialmente o alcântara, um tipo de camurça italiana amplamente utilizada nos carros atuais.
O Bolt EUV ganha 3 pontos por vitória, enquanto o 2º lugar com pouca desvantagem recebe 2 pontos e o 2º lugar absoluto ganha 1 ponto. Mesmo que o Bolt EUV tenha sido lançado após a reestilização da linha, tornando o carro mais atraente, o Peugeot e-2008 GT o supera devido à identidade visual da atual geração do SUV, que segue o estilo do Peugeot 208. O conjunto óptico apresenta a característica assinatura dos dentes de sabre, juntamente com a grade 3D e uma silhueta mais musculosa.
O site Canaltech realizou uma análise comparativa entre dois SUVs elétricos, destacando o melhor entre eles. Para chegar a essa conclusão, foram considerados critérios importantes, tais como:
Design, acabamento, conforto, dirigibilidade, autonomia, desempenho, conectividade e tecnologia, segurança e custo-benefício.
A pontuação seguirá o seguinte padrão:
Peugeot e-2008 GT: A aposta da Stellantis para popularizar carros elétricos
O Peugeot e-2008 GT é um dos trunfos da Stellantis para impulsionar a adesão aos veículos elétricos, tanto no Brasil quanto na Europa, onde suas vendas estão indo muito bem.
Com características semelhantes, os dois SUVs competem pelo mesmo perfil de cliente: aquele que procura um carro elétrico acessível, que ofereça todos os benefícios esperados de um modelo mais avançado, com ampla variedade de equipamentos, segurança e conforto.
A indústria de automóveis elétricos está em ascensão no Brasil, como evidenciado pela crescente variedade de opções disponíveis atualmente. Anteriormente restritas às marcas de luxo, esses veículos agora estão sendo oferecidos por fabricantes mais convencionais, como a Chevrolet e a Peugeot.
No caso da fabricante de automóveis General Motors, apresenta-se o Chevrolet Bolt EUV, uma variação do Bolt EV, um dos pioneiros no mercado de carros elétricos. O Bolt EV é um projeto notável que, até hoje, recebe reconhecimento por suas qualidades e continua a competir com modelos mais recentes.
Fonte: Canal Tech