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Qual estado brasileiro tem a rodovias mais perigosas? Surpresa no resultado!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/12/2024 às 11:28
rodovias
Foto: Reprodução

Uma análise das rodovias brasileiras revelou qual estado possui as estradas mais perigosas do país

O relatório anual da Confederação Nacional do Transporte (CNT) trouxe dados alarmantes sobre a situação das rodovias brasileiras. Após analisar 111.853 km em todo o país, o levantamento revelou que 67% das vias estão em condições inadequadas, classificadas como regular, ruim ou péssimo. Veja abaixo a rodovia mais perigosa do Brasil.

Condições gerais das rodovias

A pesquisa classificou as rodovias em cinco categorias: ótimo (7,5%), bom (25,5%), regular (40,4%), ruim (20,8%) e péssimo (5,8%).

A avaliação foi baseada em três fatores principais: pavimento, sinalização e geometria da via. Os dados reforçam que a precariedade das estradas compromete tanto a segurança quanto a eficiência do transporte.

A CNT analisa três principais fatores: pavimento, sinalização e geometria da via — Foto: André Schaun

Impactos da má conservação

De acordo com a CNT, os trechos em condições ruins ou péssimas apresentam problemas graves, como pavimento desgastado, buracos e ondulações. Essas falhas aumentam o risco de acidentes, dificultam o tráfego e impõem custos extras aos motoristas.

A condição precária da superfície das rodovias é um fator determinante para a instabilidade dos veículos. Isso pode causar mudanças bruscas de direção e perda de controle, resultando em colisões e outros acidentes”, destaca o relatório.

Estados com as piores rodovias

Autoesporte compilou os dados e apontou os dez estados com maior proporção de rodovias classificadas como péssimas. Amazonas lidera o ranking, com 38,6% de suas vias nessa categoria. Confira a lista completa:

10º Lugar: Tocantins

  • Péssimo: 7,6%
  • Total avaliado: 3.569 km
    Tocantins apresenta problemas significativos em 273 km de rodovias, comprometendo o tráfego em regiões estratégicas.

9º Lugar: Minas Gerais

  • Péssimo: 7,8%
  • Total avaliado: 15.589 km
    Embora seja um dos estados com maior extensão rodoviária, Minas Gerais enfrenta dificuldades em manter a qualidade de trechos importantes.

8º Lugar: Paraíba

  • Péssimo: 9,8%
  • Total avaliado: 1.784 km
    Com quase 10% das rodovias em condições críticas, a Paraíba enfrenta desafios na mobilidade.

7º Lugar: Pernambuco

  • Péssimo: 12,1%
  • Total avaliado: 3.189 km
    O estado possui 386 km de rodovias em péssimas condições, afetando diretamente o tráfego interestadual.

6º Lugar: Maranhão

  • Péssimo: 13,4%
  • Total avaliado: 4.726 km
    No Maranhão, 633 km de estradas estão deteriorados, prejudicando o transporte local e regional.

5º Lugar: Rio Grande do Norte

  • Péssimo: 17,3%
  • Total avaliado: 1.881 km
    O estado apresenta um dos índices mais altos de rodovias péssimas, com 325 km nessa classificação.

4º Lugar: Roraima

  • Péssimo: 18,3%
  • Total avaliado: 1.165 km
    Com 213 km em péssimas condições, Roraima enfrenta dificuldades severas na infraestrutura rodoviária.

3º Lugar: Amapá

  • Péssimo: 20,1%
  • Total avaliado: 546 km
    Apesar da menor extensão avaliada, o estado possui uma alta concentração de problemas nas estradas.

2º Lugar: Acre

  • Péssimo: 33,2%
  • Total avaliado: 1.347 km
    O Acre tem mais de um terço de suas rodovias em péssimas condições, dificultando o tráfego regional.

1º Lugar: Amazonas

  • Péssimo: 38,6%
  • Total avaliado: 1.030 km
    O Amazonas lidera o ranking com quase 40% das rodovias em estado crítico, impactando severamente a logística na região.

A má qualidade das rodovias brasileiras não apenas aumenta os custos de transporte, mas também afeta a segurança de motoristas e passageiros. Além disso, dificulta o escoamento de produtos agrícolas e industriais, comprometendo a competitividade do país.

O relatório da CNT expõe um desafio estrutural que exige atenção urgente nas rodovias do Brasil. Investimentos consistentes em manutenção e modernização são cruciais para reverter esse cenário, promovendo um transporte mais eficiente e seguro para todos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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