Venha descobrir neste post sobre as maiores vantagens da tecnologia no mercado de construção civil!
A tecnologia revolucionou o mercado e as formas de se fazer negócios. Hoje, é possível observar novos modelos de gerenciamento e a implementação de uma série de processos, tornando-os mais eficientes e contribuindo com a redução de custos operacionais.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que a construção civil também não se limitou a aplicação de tecnologias que visam otimizar processos, padronizar funções, diminuir perdas e desperdícios e gerar mais produtividade às obras e departamentos.
Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia ainda permite que o empresário tenha mais controle sobre o canteiro de obras e a utilização de materiais dentro da construção civil.
-
Minas Gerais autoriza construção de duas pontes de concreto de 96 metros no Alto Paranaíba e 80 metros na Zona da Mata
-
Vale do Jequitinhonha ganha destaque nacional com acordo entre Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio para impulsionar exploração mineral sustentável em Minas Gerais
-
Protocolo Digital no setor de Mineração celebra seis anos com inovação, transformação digital, serviços online, transparência pública, eficiência administrativa e modernização institucional no Brasil
-
O primeiro arranha-céu do Brasil nasceu com 12 andares, terminou com 30 e foi chamado de ‘loucura’: para provar a segurança, o dono Giuseppe Martinelli se mudou com a família para a cobertura e transformou o prédio em símbolo de São Paulo
Com a tecnologia, também é possível simplificar o processo de monitoramento dos cargos, como o do técnico de segurança do trabalho, entre outras atividades complementares. Por isso, o investimento em softwares é uma tendência mundial.
Pensando nisso, separamos este conteúdo para que você entenda melhor como os avanços tecnológicos podem contribuir com a construção civil. Listamos, a seguir, 5 benefícios da tecnologia para o segmento. Continue lendo!
1. Acesso às informações da obra
O acesso às informações e o controle das obras são desafios muito presentes na construção civil.
No entanto, o uso da tecnologia pode contribuir (e muito) com a análise dos detalhes sobre os processos e a evolução das obras, como no caso do revestimento de resina epóxi, entre outros.
Nesse sentido, os engenheiros e responsáveis pelos processos podem conferir as informações, facilitando a tomada de decisão, otimizando a rotina diária e permitindo o controle do fluxo de dados.
2. Organização de documentos
Outra vantagem da tecnologia para a construção civil é a possibilidade de armazenar dados, informações, relatórios, notas fiscais (ao invés de métodos tradicionais, como armazenamento em envelope awb), orçamento e documentos na nuvem. Inclusive, é possível acessá-los de qualquer lugar e por meio de dispositivos.
Dessa forma, é possível eliminar as chances de perder as informações, além de reduzir o consumo de papel.
Ferramentas como o Google Drive e Dropbox são bons exemplos que sistemas que podem ser utilizados para essa finalidade.
3. Maior produtividade
Com o investimento em softwares, os responsáveis pelas obras podem monitorar e acompanhar o desempenho dos funcionários, como a de um técnico de enfermagem, por exemplo.
Aliás, é possível avaliar as atividades executadas no dia e os resultados adquiridos com elas.
Além do mais, a tecnologia permite a tomada de decisões imediata, visto que as informações de desempenho podem ser consultadas de forma simples, gerando mais assertividade ao responsável.
Sendo assim, com o monitoramento das obras e o controle assertivo do desempenho dos colaboradores, é possível fornecer feedbacks e avaliar o que é preciso ser melhorado, como etapas as etapas de um revestimento de cilindros, por exemplo.
4. Detecção de falhas
É comum observar nos processos presentes na construção civil a incidência de erros. Para solucionar esse problema, a melhor alternativa é aplicar a tecnologia para identificar gargalos e ruídos que possam interferir na produtividade.
Com isso, é possível melhorar a performance dos processos e proporcionar melhorias a ações contínuas, facilitando o trabalho nas obras.
5. Cumprimento de prazos
Por fim, a tecnologia também pode atuar (e muito) no cumprimento de prazos de entrega das obras. A inovação permite que os profissionais tenham acesso ao cronograma e atividades diárias, gerando transparência e auxiliando no controle das tarefas.
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da tecnologia no setor de construção civil, o que acha de aderir essa tendência? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.