Venha descobrir neste post sobre as maiores vantagens da tecnologia no mercado de construção civil!
A tecnologia revolucionou o mercado e as formas de se fazer negócios. Hoje, é possível observar novos modelos de gerenciamento e a implementação de uma série de processos, tornando-os mais eficientes e contribuindo com a redução de custos operacionais.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que a construção civil também não se limitou a aplicação de tecnologias que visam otimizar processos, padronizar funções, diminuir perdas e desperdícios e gerar mais produtividade às obras e departamentos.
Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia ainda permite que o empresário tenha mais controle sobre o canteiro de obras e a utilização de materiais dentro da construção civil.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
Com a tecnologia, também é possível simplificar o processo de monitoramento dos cargos, como o do técnico de segurança do trabalho, entre outras atividades complementares. Por isso, o investimento em softwares é uma tendência mundial.
Pensando nisso, separamos este conteúdo para que você entenda melhor como os avanços tecnológicos podem contribuir com a construção civil. Listamos, a seguir, 5 benefícios da tecnologia para o segmento. Continue lendo!
1. Acesso às informações da obra
O acesso às informações e o controle das obras são desafios muito presentes na construção civil.
No entanto, o uso da tecnologia pode contribuir (e muito) com a análise dos detalhes sobre os processos e a evolução das obras, como no caso do revestimento de resina epóxi, entre outros.
Nesse sentido, os engenheiros e responsáveis pelos processos podem conferir as informações, facilitando a tomada de decisão, otimizando a rotina diária e permitindo o controle do fluxo de dados.
2. Organização de documentos
Outra vantagem da tecnologia para a construção civil é a possibilidade de armazenar dados, informações, relatórios, notas fiscais (ao invés de métodos tradicionais, como armazenamento em envelope awb), orçamento e documentos na nuvem. Inclusive, é possível acessá-los de qualquer lugar e por meio de dispositivos.
Dessa forma, é possível eliminar as chances de perder as informações, além de reduzir o consumo de papel.
Ferramentas como o Google Drive e Dropbox são bons exemplos que sistemas que podem ser utilizados para essa finalidade.
3. Maior produtividade
Com o investimento em softwares, os responsáveis pelas obras podem monitorar e acompanhar o desempenho dos funcionários, como a de um técnico de enfermagem, por exemplo.
Aliás, é possível avaliar as atividades executadas no dia e os resultados adquiridos com elas.
Além do mais, a tecnologia permite a tomada de decisões imediata, visto que as informações de desempenho podem ser consultadas de forma simples, gerando mais assertividade ao responsável.
Sendo assim, com o monitoramento das obras e o controle assertivo do desempenho dos colaboradores, é possível fornecer feedbacks e avaliar o que é preciso ser melhorado, como etapas as etapas de um revestimento de cilindros, por exemplo.
4. Detecção de falhas
É comum observar nos processos presentes na construção civil a incidência de erros. Para solucionar esse problema, a melhor alternativa é aplicar a tecnologia para identificar gargalos e ruídos que possam interferir na produtividade.
Com isso, é possível melhorar a performance dos processos e proporcionar melhorias a ações contínuas, facilitando o trabalho nas obras.
5. Cumprimento de prazos
Por fim, a tecnologia também pode atuar (e muito) no cumprimento de prazos de entrega das obras. A inovação permite que os profissionais tenham acesso ao cronograma e atividades diárias, gerando transparência e auxiliando no controle das tarefas.
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da tecnologia no setor de construção civil, o que acha de aderir essa tendência? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.