A Nestlé e a Puravida firmaram acordo a fim de intensificar a atuação das empresas no mercado de nutrição especializada no Brasil
Foi assinado, no último dia 23, o acordo de aquisição da empresa do Brasil Puravida pela Nestlé Health Science, divisão de nutrição especializada da Nestlé.
Em entrevista ao site Broadcast Agro, o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, afirmou que a companhia trabalha fortemente para alterar o seu perfil de portfólio e evoluir nas áreas de nutrição, saúde e bem-estar. Nesse sentido, o executivo destacou ainda que, ao avaliar a Puravida, percebeu que a empresa possui propósito e modelo de negócio que podem ser seguidos em associação com a multinacional. O valor da transação, por sua vez, não foi exposto pelas companhias.
O portfólio da Puravida contém itens como snacks saudáveis, alimentos orgânicos, alimentos à base de plantas, vitaminas e suplementos alimentares. A empresa era, previamente, administrada pelo fundo de private equity Aqua Capital. Conforme o fundador da Puravida, Flávio Passos, a anexação à Nestlé auxiliará a companhia no alcance de maior escala à sua operação. Passos completou também que, desde a sua fundação, a Puravida contou com parceiros que ajudaram em suas fases e que, agora, a Nestlé chega para permitir que ela deixe de ser empresa de nicho e faça com que produtos saudáveis se tornem mais naturais no cotidiano dos indivíduos.
- Gerdau Brilha no Índice Caliber de Reputação Corporativa no Brasil
- Comgás conquista prêmio de Inovação em Experiência do Cliente na ABT.
- Tirreno Revoluciona com Lançamento do Primeiro Aditivo Dex-Cool Orgânico na América do Sul!
- Carreiras empolgantes na Tecnofine do Brasil: oportunidades onshore e offshore em Macaé!
Atualmente, os 160 produtos da Puravida são distribuídos por todo o Brasil, sendo 65% das vendas diretas ao consumidor e 35% mediante distribuidores. De acordo com o CEO da companhia, Adrian Franciscono, a parceria com a Nestlé possibilitará que a sua capacidade de chegar aos lares brasileiros e expandir a sua atuação seja ampliada. Ele explicou também que, hoje, os produtos da Puravida são classificados em quatro campos: vitaminas, minerais e suplementos alimentares; snacks saudáveis; superfoods e proteínas. Segundo Franciscono, os nutrientes, vitaminas, minerais e suplementos alimentares em cápsulas são o maior destaque e correspondem a 50% das vendas, além de apresentarem crescimento de dois dígitos por ano.
A adesão da Puravida ao grupo Nestlé também permite pensar a possibilidade de internacionalização da companhia
Com a conclusão do negócio, a Puravida passará a ter acesso à malha comercial e de distribuição da Nestlé no Brasil. No entanto, a Nestlé não ignora também a possibilidade de internacionalizar a Puravida através da Nestlé Health Science, fazendo uso de sua capilaridade no exterior. Sob esse viés, Marcelo Melchior comentou que é necessário analisar todos os potenciais e ter cautela. Para ele, existe muita capacidade de expansão da marca no Brasil, porém, sendo a Nestlé uma empresa com presença mundial, é possível levá-la também a outros países.
O empreendimento será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A Nestlé espera que a operação entre em vigor já no segundo semestre deste ano. Além disso, a executiva responsável pela Nestlé Health Science na América Latina, Monica Meale, esclareceu que a marca Puravida seguirá existindo, e o corpo administrativo da empresa não será modificado. Dessa forma, Franciscono permanecerá como CEO da companhia e se reportará diretamente à Nestlé Health Science.
Corpo administrativo da Puravida será mantido a fim de conversar a cultura e a autonomia da empresa
Nesse contexto, Meale declarou que a ideia é de que a Puravida seja mantida como marca individual, que possui autonomia e preserva a sua própria cultura. Consoante a executiva, não há nenhuma intenção de ruptura com os consumidores atuais da Puravida. Ademais, Marcelo Melchior acrescentou que a Nestlé tem muito orgulho da maneira como se comporta frente às novas empresas do grupo, respeitando a sua cultura, agregando valor e evoluindo onde é possível. Ele completou, assim, que não há pressa para integração, de modo que tudo será executado com muita cautela.
Na análise de Monica Meale, o novo negócio fará com que a Nestlé aumente a sua atuação e participação no mercado brasileiro, principalmente no setor de minerais e suplementos. Para ela, o portfólio da Puravida é muito complementar ao atual portfólio da Nestlé, sendo a categoria de minerais e suplementos alimentares o grande foco, uma vez que este mercado é, hoje, bastante fragmentado e segmentado, e a Puravida permitirá que a multinacional participe dele de forma mais expressiva. Atualmente, a Nestlé Health Science já disponibiliza no Brasil suplementos nutricionais orais, proteínas em pó e bebidas nutricionais prontas para beber.