1. Início
  2. / Notícias Corporativas
  3. / Puravida é agora parte do grupo Nestlé, que pretende ampliar a sua participação no mercado de minerais e suplementos alimentares no Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura

Puravida é agora parte do grupo Nestlé, que pretende ampliar a sua participação no mercado de minerais e suplementos alimentares no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/05/2022 às 16:14
nestlé, estágio, inscrições
Reprodução. Fonte: REUTERS/Arnd Wiegmann

A Nestlé e a Puravida firmaram acordo a fim de intensificar a atuação das empresas no mercado de nutrição especializada no Brasil

Foi assinado, no último dia 23, o acordo de aquisição da empresa do Brasil Puravida pela Nestlé Health Science, divisão de nutrição especializada da Nestlé.

Em entrevista ao site Broadcast Agro, o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, afirmou que a companhia trabalha fortemente para alterar o seu perfil de portfólio e evoluir nas áreas de nutrição, saúde e bem-estar. Nesse sentido, o executivo destacou ainda que, ao avaliar a Puravida, percebeu que a empresa possui propósito e modelo de negócio que podem ser seguidos em associação com a multinacional. O valor da transação, por sua vez, não foi exposto pelas companhias.

O portfólio da Puravida contém itens como snacks saudáveis, alimentos orgânicos, alimentos à base de plantas, vitaminas e suplementos alimentares. A empresa era, previamente, administrada pelo fundo de private equity Aqua Capital. Conforme o fundador da Puravida, Flávio Passos, a anexação à Nestlé auxiliará a companhia no alcance de maior escala à sua operação. Passos completou também que, desde a sua fundação, a Puravida contou com parceiros que ajudaram em suas fases e que, agora, a Nestlé chega para permitir que ela deixe de ser empresa de nicho e faça com que produtos saudáveis se tornem mais naturais no cotidiano dos indivíduos.

Atualmente, os 160 produtos da Puravida são distribuídos por todo o Brasil, sendo 65% das vendas diretas ao consumidor e 35% mediante distribuidores. De acordo com o CEO da companhia, Adrian Franciscono, a parceria com a Nestlé possibilitará que a sua capacidade de chegar aos lares brasileiros e expandir a sua atuação seja ampliada. Ele explicou também que, hoje, os produtos da Puravida são classificados em quatro campos: vitaminas, minerais e suplementos alimentares; snacks saudáveis; superfoods e proteínas. Segundo Franciscono, os nutrientes, vitaminas, minerais e suplementos alimentares em cápsulas são o maior destaque e correspondem a 50% das vendas, além de apresentarem crescimento de dois dígitos por ano.

A adesão da Puravida ao grupo Nestlé também permite pensar a possibilidade de internacionalização da companhia

Com a conclusão do negócio, a Puravida passará a ter acesso à malha comercial e de distribuição da Nestlé no Brasil. No entanto, a Nestlé não ignora também a possibilidade de internacionalizar a Puravida através da Nestlé Health Science, fazendo uso de sua capilaridade no exterior. Sob esse viés, Marcelo Melchior comentou que é necessário analisar todos os potenciais e ter cautela. Para ele, existe muita capacidade de expansão da marca no Brasil, porém, sendo a Nestlé uma empresa com presença mundial, é possível levá-la também a outros países.

O empreendimento será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A Nestlé espera que a operação entre em vigor já no segundo semestre deste ano. Além disso, a executiva responsável pela Nestlé Health Science na América Latina, Monica Meale, esclareceu que a marca Puravida seguirá existindo, e o corpo administrativo da empresa não será modificado. Dessa forma, Franciscono permanecerá como CEO da companhia e se reportará diretamente à Nestlé Health Science.

Corpo administrativo da Puravida será mantido a fim de conversar a cultura e a autonomia da empresa

Nesse contexto, Meale declarou que a ideia é de que a Puravida seja mantida como marca individual, que possui autonomia e preserva a sua própria cultura. Consoante a executiva, não há nenhuma intenção de ruptura com os consumidores atuais da Puravida. Ademais, Marcelo Melchior acrescentou que a Nestlé tem muito orgulho da maneira como se comporta frente às novas empresas do grupo, respeitando a sua cultura, agregando valor e evoluindo onde é possível. Ele completou, assim, que não há pressa para integração, de modo que tudo será executado com muita cautela.

Na análise de Monica Meale, o novo negócio fará com que a Nestlé aumente a sua atuação e participação no mercado brasileiro, principalmente no setor de minerais e suplementos. Para ela, o portfólio da Puravida é muito complementar ao atual portfólio da Nestlé, sendo a categoria de minerais e suplementos alimentares o grande foco, uma vez que este mercado é, hoje, bastante fragmentado e segmentado, e a Puravida permitirá que a multinacional participe dele de forma mais expressiva. Atualmente, a Nestlé Health Science já disponibiliza no Brasil suplementos nutricionais orais, proteínas em pó e bebidas nutricionais prontas para beber.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos