O Real Digital está mais próximo do que se imagina de ser utilizado
Surpreendentemente, o Real Digital está prestes a substituir o dinheiro em forma de papel e metal. No BTG Pactual CEO Conference 2023, que aconteceu nesta terça-feira (14), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto-piloto irá começar em breve. Entretanto, ele não deu mais detalhes sobre datas e o escopo deste piloto.
O presidente deve terminar seu mandato à frente do Banco Central no final deste ano, e deixou claro que sua intenção é deixar o cargo com algumas das principais metas da Agenda BC realizadas, como a integração do Pix com o Open Finance e ambos com o Real Digital. Além disso, declarou que o Real Digital é uma prioridade do Banco Central e que ele irá preparar o país para uma nova era de economia digital com contratos inteligentes.
O Real Digital não será uma criptomoeda. Entenda seu funcionamento
De acordo com o Olhar Digital, o Real Digital não será uma criptomoeda, como estamos acostumados, e sim uma moeda digital de banco central (CBDC, em inglês). Além disso, seu valor será estável em relação à moeda atual e quem não tem conta em banco poderá guardá-la em uma carteira digital, como a Samsung Wallet, Apple Wallet ou Google Wallet.
-
Gerdau, maior produtora de aço do país, encolhe operações no Brasil: 1.500 demissões, cortes de investimento e foco em expansão nos Estados Unidos
-
Leilão online reúne 39 imóveis em 16 cidades com lances que começam em apenas R$ 70 mil
-
Tarifaço de Trump gera risco para 140 mil empregos no sul do Brasil
-
Weg aposta R$ 160 milhões no ES. O que está por trás desse investimento milionário?
Campos Neto ainda citou que o Real Digital será uma moeda digital emitida pelo banco central para o atacado, ou seja, ela não será minerada. A população terá contato com a CBDC via depósitos tokenizados e convertidos em criptomoedas de valor estável emitidas por bancos e instituições aprovadas pelo BC, “bancos começarão a ter mais digitalização nos seus balanços”, afirma.
A nova moeda está sendo desenvolvida em blockchain
Segundo o presidente do BC, o Real Digital tem a Ethereum, segunda maior blockchain do mundo, como inspiração. Assim, a nova moeda também está sendo desenvolvida em blockchain e será uma espécie de token nativo de um grande ecossistema. Para que isso ocorra, bancos e instituições financeiras devem poder tokenizar depósitos a fim de habitar estas novas funcionalidades.
Durante sua apresentação na TV Cultura, Campos Neto afirmou que “os bancos podem ter permissão para tokenizar depósitos para serem usados em uma nova plataforma de intermediação, em conjunto com um CBDC, com acesso a dinheiro programável e funcionalidades de contratos inteligentes”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.