Montadora sul-coreana aposta em motor a hidrogênio para SUV de nova geração com 400 milhas de autonomia, 150 kW de potência e aceleração superior ao modelo Nexo
O Projeto INITIUM foi finalmente revelado pela Hyundai, apresentando ao público um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio, que tem como única emissão o vapor de água. O SUV de conceito inédito foi anunciado em outubro do ano passado e deve entrar em produção ainda em 2025, segundo a fabricante sul-coreana. O modelo promete autonomia superior a 400 milhas, motorização de 150 kW e design robusto, diferenciado dos elétricos convencionais.
O novo automóvel ainda está na fase de conceito, mas marca uma nova etapa na estratégia da Hyundai para diversificar suas opções sustentáveis além dos veículos 100% elétricos. A empresa destaca que a tecnologia de célula de combustível é especialmente promissora para setores como transporte pesado e aviação, onde as baterias elétricas enfrentam limitações técnicas.
O modelo INITIUM utiliza a terceira geração da célula de combustível da Hyundai, que oferece durabilidade 40% maior que a do atual modelo Nexo, e aceleração de 0 a 100 km/h com tempo oito segundos menor. A novidade reforça a aposta da marca em soluções de mobilidade limpa e alto desempenho, visando a neutralidade de carbono.
-
Ford EcoSport Freestyle, um SUV compacto robusto, com motor potente, visual aventureiro, manutenção simples e bom custo-benefício
-
Fiat Cronos, um sedã compacto com motor Firefly 1.3, câmbio confiável, 525 litros de porta-malas, manutenção acessível e economia no consumo, tanto com etanol quanto com gasolina
-
Flagrado em testes, Jeep Renegade 2027 terá câmbio E-DCT de 7 marchas, motor elétrico de 28 cv e novo sistema híbrido MHEV com foco em economia
-
5 carros da Toyota que não são vendidos no Brasil, mas fazem sucesso ao redor do mundo devido à beleza, mecânica confiável e tecnologia
Design exposto e desempenho aprimorado
De acordo com o vice-presidente da Hyundai, Jin Hwan Jung, o INITIUM apresenta desempenho de aceleração superior a outros modelos do segmento FCEV (Fuel Cell Electric Vehicles), consolidando o avanço técnico da montadora. O design do veículo também chama atenção por abandonar o acabamento aerodinâmico tradicional, optando por um estilo mais bruto e exposto.
“O projeto adota uma nova abordagem ao expor a materialidade do aço como parte do apelo visual”, explicou SangYup Lee, chefe de design global da Hyundai e da Genesis. A proposta é valorizar a resistência do material como elemento estético, conferindo ao SUV uma aparência mais resistente e funcional.
A Hyundai tem buscado consolidar sua liderança em tecnologias alternativas, disputando espaço com outras gigantes como Toyota, que também investem fortemente em modelos com célula de combustível a hidrogênio. A montadora sul-coreana acredita que a combinação de autonomia, desempenho e sustentabilidade pode atrair um novo perfil de consumidor.
Inovação e transição energética no setor automotivo
Embora os veículos elétricos dominem atualmente o mercado de passageiros, tecnologias como a célula de hidrogênio ganham tração em segmentos onde a eletrificação completa enfrenta obstáculos, como nos transportes de carga e aviação. A emissão de apenas vapor de água coloca os FCEVs como alternativas viáveis e ecologicamente corretas para o futuro próximo.
Exemplo prático dessa transição energética pode ser visto em países como a Noruega, onde o compromisso com a eletrificação total da frota avança com infraestrutura robusta e incentivos governamentais. O INITIUM surge como uma aposta promissora para regiões que buscam diversificação energética.
Segundo matéria do portal Icoticias, divulgada em julho, o SUV INITIUM é parte de um portfólio mais amplo da Hyundai, voltado ao avanço de soluções automotivas de baixíssima emissão, alinhadas às metas internacionais de sustentabilidade e inovação industrial.