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Projeto de Trem-bala de 50 BILHÕES no Brasil tem data para sair do papel e gerar 10 MIL empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/11/2024 às 02:56
Trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar o transporte no Brasil com viagens em 1h45, custo de R$ 50 bilhões e 10 mil empregos.
Trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar o transporte no Brasil com viagens em 1h45, custo de R$ 50 bilhões e 10 mil empregos.

O trem-bala entre Rio e São Paulo pode sair do papel! Com custo de R$ 50 bilhões, a obra promete reduzir o tempo de viagem para 1h45 e gerar 10 mil empregos. Será a revolução que o transporte no Brasil tanto precisa ou mais um sonho inalcançável?

O Brasil está prestes a dar um passo histórico em infraestrutura.

Um projeto de alta velocidade que promete unir as maiores metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo, está reacendendo esperanças e dúvidas.

Com custos astronômicos e benefícios igualmente grandiosos, o tão esperado trem-bala está mais próximo de sair do papel.

A ambição por trás do trem-bala

Anunciado com a meta de reduzir o tempo de viagem entre as capitais para apenas 1h45, o trem-bala se posiciona como um divisor de águas no transporte nacional.

O investimento necessário para realizar essa obra é colossal: R$ 50 bilhões.

A expectativa é que sejam gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante a construção, um impacto significativo para a economia brasileira.

Desde fevereiro de 2023, o projeto liderado pela empresa TAV Brasil recebeu autorização federal para avançar, e agora a obtenção de licenças ambientais é o principal desafio.

Se tudo correr conforme o cronograma, as obras devem começar em 2027, com conclusão prevista para 2032.

Trajeto reformulado e pontos estratégicos

O plano original, concebido em 2010, sofreu algumas alterações importantes.

O percurso de 417 km incluirá paradas em cidades estratégicas, como São José dos Campos, Volta Redonda, além de novos pontos na Zona Norte de São Paulo e no centro do Rio.

A medida visa aumentar a acessibilidade e o impacto positivo em mais regiões ao longo do trajeto.

A complexidade do trajeto

Embora grande parte da linha esteja planejada para ser construída em superfície, o projeto inclui desafios técnicos, como a necessidade de três grandes túneis em áreas densamente urbanizadas.

O maior deles, com 20 km, será em São Paulo.

Em Guarulhos e Arujá, os túneis terão, respectivamente, 8,5 km e 3,5 km, minimizando os impactos nas áreas residenciais dessas regiões.

Integração com o Rodoanel Norte

Segundo Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, o trem poderá compartilhar parte da infraestrutura com o Rodoanel Norte, em São Paulo.

A decisão ainda depende de negociações com o governo estadual.

Essa integração visa otimizar o trajeto, além de reduzir custos e impactos urbanos.

No Rio de Janeiro, a Estação Barão de Mauá, mais conhecida como Leopoldina, é cotada para ser o ponto final do trem-bala, conectando o centro carioca ao restante da linha.

Viabilidade e desafios econômicos

Apesar de todas as promessas, o projeto enfrenta um grande ceticismo.

O alto custo de implantação e a complexidade técnica levantam dúvidas sobre sua viabilidade.

Especialistas apontam que a execução pode ser ainda mais cara que o estimado.

Por outro lado, os benefícios potenciais são difíceis de ignorar.

Com o trem-bala, o deslocamento entre Rio e São Paulo poderá ser feito em menos de duas horas, um tempo inimaginável para viagens rodoviárias, que atualmente levam cerca de seis horas.

Além disso, o impacto no turismo, nos negócios e na mobilidade pode alavancar a economia de ambas as cidades e influenciar projetos semelhantes em outras regiões do Brasil.

Futuro do transporte no Brasil

Caso o trem-bala seja concluído conforme planejado, o Brasil se juntará a um seleto grupo de países com linhas de alta velocidade.

Além de colocar o país em evidência no cenário global, o projeto pode servir de modelo para a modernização da infraestrutura ferroviária nacional.

Mas será que finalmente veremos essa obra bilionária sair do papel?

Entre otimismo e desconfiança, a população aguarda ansiosa pela concretização desse sonho que já dura décadas.

Você acredita que o trem-bala será uma realidade no Brasil ou mais uma promessa sem execução? Comente abaixo!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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