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Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 21 comentários

Projeto de Trem-bala de 50 BILHÕES no Brasil tem data para sair do papel e gerar 10 MIL empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/11/2024 às 02:56
Trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar o transporte no Brasil com viagens em 1h45, custo de R$ 50 bilhões e 10 mil empregos.
Trem-bala entre Rio e São Paulo promete revolucionar o transporte no Brasil com viagens em 1h45, custo de R$ 50 bilhões e 10 mil empregos.
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O trem-bala entre Rio e São Paulo pode sair do papel! Com custo de R$ 50 bilhões, a obra promete reduzir o tempo de viagem para 1h45 e gerar 10 mil empregos. Será a revolução que o transporte no Brasil tanto precisa ou mais um sonho inalcançável?

O Brasil está prestes a dar um passo histórico em infraestrutura.

Um projeto de alta velocidade que promete unir as maiores metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo, está reacendendo esperanças e dúvidas.

Com custos astronômicos e benefícios igualmente grandiosos, o tão esperado trem-bala está mais próximo de sair do papel.

A ambição por trás do trem-bala

Anunciado com a meta de reduzir o tempo de viagem entre as capitais para apenas 1h45, o trem-bala se posiciona como um divisor de águas no transporte nacional.

O investimento necessário para realizar essa obra é colossal: R$ 50 bilhões.

A expectativa é que sejam gerados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante a construção, um impacto significativo para a economia brasileira.

Desde fevereiro de 2023, o projeto liderado pela empresa TAV Brasil recebeu autorização federal para avançar, e agora a obtenção de licenças ambientais é o principal desafio.

Se tudo correr conforme o cronograma, as obras devem começar em 2027, com conclusão prevista para 2032.

Trajeto reformulado e pontos estratégicos

O plano original, concebido em 2010, sofreu algumas alterações importantes.

O percurso de 417 km incluirá paradas em cidades estratégicas, como São José dos Campos, Volta Redonda, além de novos pontos na Zona Norte de São Paulo e no centro do Rio.

A medida visa aumentar a acessibilidade e o impacto positivo em mais regiões ao longo do trajeto.

A complexidade do trajeto

Embora grande parte da linha esteja planejada para ser construída em superfície, o projeto inclui desafios técnicos, como a necessidade de três grandes túneis em áreas densamente urbanizadas.

O maior deles, com 20 km, será em São Paulo.

Em Guarulhos e Arujá, os túneis terão, respectivamente, 8,5 km e 3,5 km, minimizando os impactos nas áreas residenciais dessas regiões.

Integração com o Rodoanel Norte

Segundo Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, o trem poderá compartilhar parte da infraestrutura com o Rodoanel Norte, em São Paulo.

A decisão ainda depende de negociações com o governo estadual.

Essa integração visa otimizar o trajeto, além de reduzir custos e impactos urbanos.

No Rio de Janeiro, a Estação Barão de Mauá, mais conhecida como Leopoldina, é cotada para ser o ponto final do trem-bala, conectando o centro carioca ao restante da linha.

Viabilidade e desafios econômicos

Apesar de todas as promessas, o projeto enfrenta um grande ceticismo.

O alto custo de implantação e a complexidade técnica levantam dúvidas sobre sua viabilidade.

Especialistas apontam que a execução pode ser ainda mais cara que o estimado.

Por outro lado, os benefícios potenciais são difíceis de ignorar.

Com o trem-bala, o deslocamento entre Rio e São Paulo poderá ser feito em menos de duas horas, um tempo inimaginável para viagens rodoviárias, que atualmente levam cerca de seis horas.

Além disso, o impacto no turismo, nos negócios e na mobilidade pode alavancar a economia de ambas as cidades e influenciar projetos semelhantes em outras regiões do Brasil.

Futuro do transporte no Brasil

Caso o trem-bala seja concluído conforme planejado, o Brasil se juntará a um seleto grupo de países com linhas de alta velocidade.

Além de colocar o país em evidência no cenário global, o projeto pode servir de modelo para a modernização da infraestrutura ferroviária nacional.

Mas será que finalmente veremos essa obra bilionária sair do papel?

Entre otimismo e desconfiança, a população aguarda ansiosa pela concretização desse sonho que já dura décadas.

Você acredita que o trem-bala será uma realidade no Brasil ou mais uma promessa sem execução? Comente abaixo!

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ADAIL Antunes
ADAIL Antunes
19/11/2024 09:03

PROJETO TREM BALA.
URUGUAIANA X FLORIPA VIA LITORAL.

Jaba
Jaba
19/11/2024 04:27

Será que o trem da copa agora sai?

Paulo
Paulo
18/11/2024 08:14

O governo federal deve instalar um trem ligando todas as capitais, do nordeste ao sul do pais, visto que a maior parte da população vive na faixa litorânea

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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