Na quarta-feira (18/01), o projeto de porto em General Câmara, estudado há quatro anos, deu mais um importante passo. O Terminal Fluvial Vale do Jacuí, criado para desenvolver o projeto, encontrou novos investidores para o projeto após a conclusão das negociações com os primeiros interessados.
O projeto de porto em General Câmara foi lançado em 2019 por meio da Hidrovias RS, associação de entidades interessadas em restaurar o transporte aquaviário no estado. Eles firmaram parcerias com prefeituras para estudar a possibilidade de instalação de portos. Desde então, a prefeitura está em busca de investidores.
Veja como será instalado no projeto de porto em General Câmara. O terminal será instalado em uma área de 136 hectares às margens do Rio Taquari e será utilizado principalmente para grãos e contêineres. O projeto prevê a possibilidade de armazenamento seco e refrigerado. O terminal receberá barcaças em vez de navios maiores, eliminando a necessidade de dragagem.
A expectativa do projeto de porto em General Câmara é que o negócio gere aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. O Terminal Fluvial Vale do Jacuí contratou a Kohlore Construtora – que também está envolvida no projeto desde 2019 – para desenvolver o porto. Inicialmente, o aporte estimado era de 70 milhões de reais, mas agora o valor estimado é de 500 milhões de reais.
-
Nova fábrica em Pindamonhangaba vai dobrar produção de transformadores e consolidar ainda mais o Brasil como líder em transição energética
-
Brasil precisa de R$ 278 bilhões em infraestrutura em 2025 — iniciativa privada deve investir 72% para evitar colapso em energia, transporte e saneamento
-
Com investimento de US$ 4 bilhões e geração de 13 mil empregos, nova fábrica de celulose da Bracell deve começar a ser construída em fevereiro de 2026 no MS
-
Engenharia perde força no Brasil: jovens rejeitam carreira e déficit cresce exponencialmente
Com a chegada da Conexão Sul Brasil, o projeto passou por uma grande mudança, passando de 40 mil metros quadrados para 103 mil metros quadrados. – Mais uma importante etapa do Projeto Terminal Fluvial. Hoje em Porto Alegre, grupos de investidores e a empresa Conectas Sul Brasil apresentaram projetos e planos de investimentos para o porto. O prefeito Helton Barreto disse que o projeto é inovador, moderno e tem enorme capacidade de armazenamento de contêineres, grãos e paletes.
Planos de investimentos estarão incluídos no projeto de porto em General Câmara
Além disso, segundo Barreto, nas próximas semanas serão apresentados à Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) planos de investimentos e estudos técnicos. Para o licenciamento, estão sendo elaborados os termos de referência da Fepam para publicação de estudos de impacto ambiental e elaboração de relatórios de impacto ambiental (EIA/Rima). Os próximos passos serão baseados no plano de financiamento.
A construção do porto tem o poder de transformar a missão econômica da cidade, que se destaca por sua proeza logística. A cidade tem rodovias convenientes, ferrovias e hidrovias. Hoje, 70% do ICMS vem da agricultura, já que a cidade não possui grandes indústrias. O projeto está alinhado com a meta do governo do estado de desenvolver uma malha hidroviária no Rio Grande do Sul. Vai ajudar na logística e tornar a região mais competitiva.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.