1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Projeto de descomissionamento da Petrobras na Bacia de Campos tem primeira etapa finalizada com mais de 90 toneladas de equipamentos recolhidas pelo navio da Ocyan, que parte agora para duas novas áreas operacionais
Localização ES Tempo de leitura 3 min de leitura

Projeto de descomissionamento da Petrobras na Bacia de Campos tem primeira etapa finalizada com mais de 90 toneladas de equipamentos recolhidas pelo navio da Ocyan, que parte agora para duas novas áreas operacionais

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 15/02/2023 às 03:56
O navio afretado pela Ocyan com a Solstad para o projeto de descomissionamento da Petrobras já está no Espírito Santo aguardando a próxima fase da iniciativa. A primeira etapa das operações na Bacia de Campos foi finalizada com sucesso pela companhia.
Foto: Divulgação

O navio afretado pela Ocyan com a Solstad para o projeto de descomissionamento da Petrobras já está no Espírito Santo aguardando a próxima fase da iniciativa. A primeira etapa das operações na Bacia de Campos foi finalizada com sucesso pela companhia.

Mirando na expansão de seu projeto de descomissionamento da Bacia de Campos com a Petrobras, navio da Ocyan parte para nova etapa da iniciativa. A embarcação está no Porto de Vitória, no Espírito Santo, onde descarrega os primeiros equipamentos retirados do fundo do mar. Foram mais de 90 toneladas de equipamentos recolhidas na primeira fase do projeto da estatal.

Navio da Ocyan parte para duas novas áreas operacionais da Bacia de Campos para dar continuidade ao projeto de descomissionamento da Petrobras

O projeto de descomissionamento da Bacia de Campos, idealizado pela Petrobras, alcançou novos resultados neste mês de fevereiro.

O navio afretado pela Ocyan com a Solstad partiu para o Porto de Vitória, no Espírito Santo, para realizar o descarregamento dos primeiros equipamentos retirados do fundo do mar e se preparar para a próxima etapa do projeto.

Parte desses equipamentos será devolvido à Petrobras, enquanto os demais serão levados à destinação final, seguindo todos os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança).

André Luiz Magalhães, gerente executivo de Construção Submarina da Ocyan, destacou que a primeira etapa do projeto de descomissionamento foi realizada com sucesso com a Petrobras.

“A atuação conjunta das equipes de engenharia e operações contribuiu em muito para o resultado. Essa atividade de descomissionamento representa um novo momento para Ocyan, que segue ampliando sua área de atuação no âmbito da construção submarina”.

Somente nessa etapa inicial, o navio realizou o recolhimento de mais de 90 toneladas de equipamentos na Bacia de Campos.

Entre eles, estão três MCVs (Módulo de Conexão Vertical), um PLEM (Pipeline End Manifold) e um PLET (Pipeline End Termination).

O executivo destacou ainda que todas as etapas estão de acordo com o cronograma da Petrobras: “O trabalho vem sendo executado conforme planejado, no prazo e de acordo com as nossas análises, riscos e estudos para este projeto”.

Projeto de descomissionamento da Bacia de Campos avança e navio seguirá para o recolhimento de equipamentos em novas áreas operacionais 

Após a finalização da entrega dos equipamentos recolhidos no projeto de descomissionamento da Bacia de Campos, o navio da Ocyan iniciará uma campanha de cortes e inspeções das estruturas a serem recolhidas.

Em seguida, ele retornará ao estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), para instalação das bobinas. Por fim, a embarcação fará o recolhimento de dutos localizados nas regiões onde operaram os FPSO Cidade do Rio de Janeiro e FPSO Cidade de Rio das Ostras, na Bacia de Campos.

Ao longo do segundo semestre, o navio da Ocyan realizará o mesmo trabalho na Bacia de Sergipe Alagoas.

André Luiz Magalhães reforçou que a companhia acompanhará todos os processos seguintes do projeto da estatal. 

Dessa forma, a Ocyan garantirá ainda mais eficiência na campanha de descomissionamento da Bacia de Campos da Petrobras.

Conheça a companhia Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, o compromisso com a ética e a transparência.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos