Indústria de Petróleo e Gás capacita jovens no mercado offshore através de trilha de aprendizado de três meses, com foco em qualidade e segurança.
No dia 15 de fevereiro de 2023, em parceria com grandes nomes do setor, a Equinor e a SBM Offshore, a UnIBP lançou o audacioso programa ‘Offshore do Futuro’. Este programa surge com o propósito de impulsionar a capacitação de jovens talentos para atuar de maneira eficaz no mercado offshore de petróleo e gás. Em apenas três meses, essa trilha de aprendizado oferece qualidade e segurança, aspectos cruciais nestes ambientes desafiadores. O curso está disponível gratuitamente, destacando-se como uma das iniciativas mais promissoras pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
Mineração e Exploração: Ligando Indústrias e Desafiando Fronteiras
A sinergia entre o setor de mineração e a indústria de petróleo e gás se torna evidente a cada novo projeto de exploração mineral. A crescente demanda por líderes capacitados em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) reflete a importância da sustentabilidade nestas áreas. De acordo com o relatório divulgado em junho de 2024, a indústria extrativa enfrenta desafios significativos, mas está determinada a integrar tecnologia e práticas sustentáveis em seus processos.
Especialistas preveem que até 2025 o mercado exigirá uma abordagem equilibrada entre automação e responsabilidade ambiental. Isso reflete um desejo de tornar as operações mais eficientes e ao mesmo tempo reduzir o impacto ambiental. Desta forma, profissionais qualificados de ambos os setores se unem para promover soluções inovadoras, especialmente em projetos de energia limpa e renovável.
-
Foresea fatura alto, lidera no Brasil e fecha toda a frota até 2026
-
Oportunidade única! Curso gratuito para trabalhar embarcado no ES
-
PIB de Ilhabela supera Arábia Saudita e atrai royalties bilionários em 2025
-
LiveT digitaliza atendimento e reduz 30% nos custos com telefonia IP ao adotar solução GoTo e parceria com C&M
Com o avanço nas tecnologias de exploração, tanto na mineração como no setor de petróleo e gás, o foco tem sido a redução de custos e a maximização dos lucros de maneira responsável. As estratégias adotadas por essas indústrias são influenciadas pela necessidade de adaptação para garantir a competitividade em cenários globais cada vez mais exigentes.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por exemplo, anunciou em setembro de 2023 um plano de ação que prevê o investimento em inteligência artificial e automação, alinhando-se com as práticas adotadas pela indústria de petróleo e gás. Os resultados desta integração já começam a se refletir em um mercado mais sustentável e promissor.
À medida que essas indústrias evoluem, a mineração permanece no centro das atenções, abraçando inovações que são críticas para o crescimento sustentável. Em um contexto onde os recursos naturais são vitais para o progresso industrial, a interseção entre esses setores oferece uma visão encorajadora para o futuro.
Abrindo Caminhos para a Indústria de Petróleo e Gás
Com duração de três meses, este inovador programa acontecerá na vibrante cidade do Rio de Janeiro e está planejado para acomodar uma turma inicial de até 16 alunos entusiasmados. As inscrições poderão ser realizadas a partir de amanhã, terça-feira, 11 de fevereiro, até 4 de abril. Interessados deverão acessar o site da UnIBP: https://www.unibp.com.br/ para efetivar o processo de inscrição. Esse programa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar no setor de Petróleo e Gás, especialmente com o crescente mercado offshore.
Para ingressar, os candidatos devem atender a alguns requisitos técnicos, como ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino técnico em áreas específicas, como mecânica, elétrica, eletrônica, química, O&G ou automação. Além disso, é necessário possuir um registro CFT válido, com a devida comprovação protocolar em uma instituição reconhecida e credenciada pelo MEC. Essa qualificação técnica visa preparar profissionais qualificados que estarão aptos para enfrentar os desafios da Indústria de Petróleo e Gás.
Trilha de Aprendizado e Exigências do Programa
Durante esse período de formação, os alunos terão o privilégio de participar de uma trilha de aprendizado abrangente, composta por três módulos teóricos, realizados nas instalações do IBP, e um módulo prático, apresentado no renomado Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT). Dessa forma, o programa almeja proporcionar um conhecimento aprofundado sobre o setor de Petróleo e Gás. Para apoiar os alunos durante sua formação, será oferecida uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.400,00.
O curso totaliza uma carga horária de 353 horas, nas quais os alunos participarão de atividades monitoradas, complementadas com uma avaliação individual de desempenho. O processo seletivo será estruturado em múltiplas etapas, integrando um teste de conhecimento que investigará, entre outros critérios, o domínio intermediário do idioma inglês. Os participantes selecionados para esta etapa serão notificados a partir de 22 de abril, com as entrevistas iniciando em 28 de abril.
Oportunidades no Mercado Offshore
A comunicação dos candidatos classificados será realizada em 30 de maio, enquanto as aulas estão programadas para iniciar em 16 de junho. As expectativas são elevadas, visando não apenas qualificar os participantes, mas também ajudá-los a conquistar um espaço significativo no mercado. A UnIBP trabalha em colaboração com diversas empresas líderes para alinhar o perfil dos profissionais às necessidades prementes da cadeia de petróleo e gás, consolidando conexões que criam novas oportunidades.
Segundo Karen Cubas, gerente executiva da UnIBP, a iniciativa é de grande valor local e contribui significativamente para o desenvolvimento da sociedade através de oportunidades de negócios e iniciativas. A parceria com o IBP e a SBM Offshore emerge como uma via para causar um impacto positivo no setor de Petróleo e Gás no Brasil. Além disso, o reconhecimento da necessidade de profissionais qualificados fortalece tanto a empresa quanto a cadeia de valor, sendo essa uma poderosa forma de qualificar mão de obra.
Ponte para o Futuro dos Profissionais Qualificados
Victor Alves, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas e líder da Universidade Corporativa da Equinor no Brasil, expressa satisfação em lançar este programa inovador em conjunto com a Universidade Corporativa do IBP (UnIBP), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Equinor. O entusiasmo é partilhado por Julien Dainotto, gerente de RH da SBM Offshore no Brasil, que reforça a crença no despertar do potencial da nova geração de talentos brasileiros, interessados em integrar a promissora indústria de Petróleo e Gás.
As aulas presenciais ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, abrangendo uma rica variedade de temas. Os alunos revisitarão conceitos fundamentais de química, física e matemática, além de adquirir conhecimentos sobre aspectos técnicos e regulatórios da indústria de petróleo e gás. Competências como qualidade, segurança, meio ambiente e saúde também serão trabalhadas, com um foco particular em práticas operacionais no ambiente offshore. Os participantes terão acesso a métodos inovadores de ensino, como a metodologia PBL (Problem-based learning), e poderão fazer networking com especialistas do setor de Petróleo e Gás.
A estrutura de ponta do CTDUT, desenvolvida em parceria entre Petrobras, Transpetro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), proporcionará um espaço de aprendizagem excepcional para qualificação e treinamento em ampla escala.
Fonte: Imprensa IBP