Conheça a história da Promotora Técnica, contratada recentemente pela Norton Abrasivos
A primeira turma do projeto “Mulheres na Cor”, que nasceu do sonho de transformar vidas por meio da profissionalização para o mercado de reparação e repintura automotiva, formou 14 mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade, de comunidades de São Bernardo do Campo e Guarulhos (SP).
O programa de capacitação ofereceu mais de 300 horas de muito aprendizado teórico e prático, abrangendo soft skills e comportamento, preparação e repintura automotiva, polimento, colorimetria e ferramentas.
Qual é o objetivo deste programa voltado ao público feminino ?
Idealizado pela AkzoNobel em conjunto com a Norton Abrasivos e o Senai, o “Mulheres na Cor” é um programa de desenvolvimento profissional e de retomada da autoestima que foi preparado para resgatar mulheres em condição de vulnerabilidade e com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, criando um ambiente para que se sintam acolhidas, protegidas e prontas para reconstruírem suas vidas.
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Após a conclusão do curso, as empresas estão apoiando o processo de recolocação destas mulheres no mercado de trabalho. A Norton Abrasivos, por exemplo, contratou a moradora de Guarulhos, Silvia Ferreira, 50 anos, mãe de um jovem com 15 anos. Silvia, que trabalhou durante 20 anos como montadora de motores e operadora de produção em metalúrgicas, ficou desempregada por três anos e logo após a conclusão do curso participou de um processo seletivo da Norton Abrasivos.
“Acreditamos desde o início que a capacitação destas mulheres fomentaria oportunidades no mercado de trabalho. E isso já está acontecendo! As empresas parceiras também estão contratando e indicando para oficinas e lojas automotivas. Essas mulheres se dedicaram tanto! Em meio às dificuldades, suas responsabilidades em casa e com os filhos, elas se mantiveram comprometidas até o final do curso. Agora estão colhendo os frutos dessa jornada linda, que está só começando!”, comenta Mirca Neves, Gerente de Vendas Automotivo da Norton Saint-Gobain.
“Eu estava com a autoestima muito baixa em casa porque eu sempre trabalhei e era responsável pelo sustento da minha família. Estava sofrendo com as poucas oportunidades de trabalho por conta da minha idade e nos últimos anos também pela pandemia. Durante o período em que fiquei sem trabalhar, aproveitei para fazer trabalhos sociais e de repente me vi na mesma situação das mulheres vulneráveis com quem eu conversava e fiquei muito triste. Então, quando apareceu a oportunidade de fazer o curso de capacitação, não perdi tempo e me inscrevi na hora. Estou muito feliz e me sentindo mais madura. Tenho 50 anos, mas me sinto com 20, animada, como se estivesse começando agora! Sou muito grata a todos os profissionais que montaram o curso, que queriam saber como eu estava, ligavam e perguntavam o que poderia ser melhorado. Esse carinho e cuidado me marcaram muito”, comenta a nova colaboradora da Norton Abrasivos, que há duas semanas dias foi contratada como Promotora Técnica da área automotiva.
O projeto “Mulheres na Cor” contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles: Bela Tintas, Instituto Localiza, Liberty Seguros, Sigma Transportes , Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, Acessórios do Estado de São Paulo) e das Organizações Não-Governamentais (ONGs), Hamburgada do Bem (de Guarulhos, SP) e Aldeias Infantis SOS (em São Bernardo do Campo, SP), que fizeram a seleção das candidatas. Fonte: Alma Gestão e Norton Abrasivos