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Produzido em Anápolis, custando menos de R$ 140 mil, o Tiggo 7 é eleito o SUV com melhor custo-benefício do Brasil — mas ainda passa despercebido nas ruas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/06/2025 às 06:28
Produzido em Anápolis, custando menos de R$ 140 mil, o Tiggo 7 é eleito o SUV com melhor custo-benefício do Brasil — mas ainda passa despercebido nas ruas
Foto: Novo SUV custo beneficio do Brasil
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Produzido em Anápolis pela Caoa Chery, o Tiggo 7 oferece tecnologia avançada e conforto por menos de R$ 140 mil, conquistando o título de SUV com melhor custo-benefício do Brasil, apesar de ainda ser pouco visto nas ruas

Produzido em Anápolis (GO) pela Caoa Chery, o Tiggo 7 – SUV da CAOA foi eleito por especialistas e rankings automotivos como o SUV com melhor custo-benefício do Brasil. Com preço partindo de R$ 139.990 na versão Sport, o modelo combina tecnologia, segurança, espaço e acabamento acima da média por um valor acessível dentro do segmento.

Mesmo com tantas qualidades, o veículo ainda é pouco visto nas ruas, situação que levanta questionamentos sobre a imagem da marca e a percepção do consumidor. A seguir, analisamos os principais fatores que tornam o Tiggo 7 um destaque silencioso no mercado brasileiro.

Produção nacional fortalece o Tiggo 7

A fábrica da Caoa Chery em Anápolis é um polo industrial estratégico para a produção de SUVs da marca. A unidade recebeu investimentos bilionários nos últimos anos, ampliando sua capacidade e modernizando processos.

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Atualmente, além do Tiggo 7, são produzidos ali os modelos Tiggo 5X e Tiggo 8, consolidando o complexo como referência em eficiência produtiva. Com mais de 150 mil unidades fabricadas desde 2020, a planta emprega milhares de pessoas e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

Produzir o veículo em território nacional permite à empresa manter o preço competitivo mesmo com o pacote recheado de equipamentos. Além disso, facilita o fornecimento de peças e o suporte técnico, um diferencial importante no pós-venda.

Design, espaço e equipamentos de destaque

O Tiggo 7 – SUV da CAOA se destaca pelo porte robusto e pelas linhas modernas, ainda que discretas. Suas dimensões o posicionam acima de modelos como o Fiat Pulse e o VW Nivus, e até mesmo do Jeep Compass em espaço interno.

São 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,67 m de entre-eixos e 1.100 litros de capacidade no porta-malas com os bancos rebatidos — uma proposta prática para quem busca versatilidade no uso urbano ou familiar.

Entre os equipamentos, o SUV oferece:

  • Central multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay
  • Painel de instrumentos digital
  • Bancos de couro
  • Ar-condicionado automático
  • Controle de estabilidade e tração
  • Câmera 360° e assistente de estacionamento;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Monitoramento de ponto cego.

A lista é digna de modelos premium, o que reforça seu custo-benefício.

Desempenho e motorização eficientes

O modelo é equipado com motor 1.5 TCI turbo flex, capaz de gerar até 150 cavalos e torque de 21,4 kgfm. A transmissão varia conforme a versão: CVT na Sport e automatizada de dupla embreagem nas versões TXS e T.

Com esse conjunto, o Tiggo 7 entrega respostas rápidas no uso urbano e estabilidade em velocidades de estrada. O consumo, segundo o Inmetro, gira em torno de 11 km/l na estrada com gasolina, resultado competitivo para um SUV médio.

Apesar de não oferecer tração integral, o desempenho geral atende bem quem procura equilíbrio entre eficiência e potência.

SUV com melhor custo-benefício do Brasil: por que ele ainda passa despercebido?

Mesmo após vencer comparativos de custo-benefício em sites especializados, como Motor1 e Autoesporte, o Tiggo 7 ainda não conquistou grande espaço nas ruas brasileiras. Parte disso pode ser atribuída a três fatores:

Imagem de marca em construção

A Caoa Chery, apesar de ter evoluído em qualidade e presença no mercado, ainda carrega o estigma de ser uma marca “chinesa genérica”. Isso impacta a percepção de confiabilidade e status, mesmo diante da evolução comprovada nos últimos modelos.

Concorrência consolidada

Modelos como o Compass e o T‑Cross já têm forte apelo entre os brasileiros. Marcas como Jeep, Volkswagen e Toyota contam com redes de concessionárias amplas e campanhas publicitárias agressivas, o que influencia diretamente na decisão de compra.

Estoque e entrega

Outro fator que pode limitar sua popularidade é o tempo de espera. A produção nacional ainda não supre toda a demanda, e há relatos de prazos de entrega que chegam a 90 dias para algumas versões — o que desestimula consumidores mais imediatistas.

Ficha técnica: Tiggo 7 Sport

Abaixo, os principais dados da versão mais popular do modelo, que combina desempenho sólido com equipamentos de série robustos.

ItemDetalhes
Motor1.5 TCI Turbo Flex, 4 cilindros
Potência147 cv (etanol) / 150 cv (gasolina)
Torque21,4 kgfm em ambas as opções
TransmissãoCVT com 9 marchas simuladas
TraçãoDianteira (4×2)
Suspensão dianteiraIndependente McPherson
Suspensão traseiraIndependente Multilink
FreiosA disco nas quatro rodas
Comprimento4.500 mm
Entre-eixos2.670 mm
Porta-malas475 L (até o tampão) / 1.100 L com bancos rebatidos
Peso1.466 kg
Consumo médio (gasolina)Cidade: 10,4 km/l • Estrada: 11,2 km/l
Itens de série principaisCentral multimídia 10,25″, bancos de couro, painel digital, câmera 360°, controles de estabilidade e tração, frenagem automática, alerta de ponto cego

Essa versão representa a melhor relação entre custo, desempenho e equipamentos na linha Tiggo 7.

O que dizem os especialistas?

Vários portais do setor automotivo reconhecem o modelo como um dos mais completos da categoria. O site motor1 destacou que em agosto de 2024, o Tiggo 7, SUV da Caoa Chery, alcançou um novo recorde de vendas no Brasil, com 4.016 unidades emplacadas, conforme dados da Fenabrave.

A Fenabrave confirma que os números de vendas da Caoa Chery estão em ascensão, puxados principalmente pelo sucesso do Tiggo 7 Sport.

Um SUV da CAOA que merece mais atenção

O Tiggo 7 – SUV com melhor custo-benefício do Brasil é um modelo que equilibra qualidade, desempenho e preço de forma inteligente. Produzido no Brasil, com bom nível de equipamentos e tecnologia embarcada, o SUV da CAOA surge como uma das melhores opções do segmento para quem busca economia sem abrir mão de conforto e segurança.

A baixa presença nas ruas, até o momento, não reflete sua real capacidade. Com crescimento nas vendas, evolução na imagem da marca e mais campanhas de divulgação, a tendência é que o modelo ganhe a atenção que merece. Para quem procura um SUV completo, moderno e acessível, o Tiggo 7 se revela uma escolha que vale a pena ser considerada em qualquer comparação séria.

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Claudio Vieira
Claudio Vieira
26/06/2025 13:22

O maior problema acredito ser a desconfiança em relação a produtos chineses. Nada que é produzindo na China, por chineses, eu confio logo não compro.

Maria de Fátima Amaral de Lima Ramos
Maria de Fátima Amaral de Lima Ramos
25/06/2025 07:53

Em Fortaleza o atendimento nas concessionárias é péssimo, me parece que não tem interesse em vender. Na caoa chery premium pedi a vendedora para fazer meu pré cadastro no banco para ver se dava para eu comprar e ela disse demandava tempo e que eu deixasse pra fazer quando realmente fosse comprar. Perdeu uma venda em potêncial. Tentei falar com gerente mas ele aparece. Na Caoa da av, santos Dumont o descaso foi o mesmo, primeira tentativa a vendedora N F fez questão de me induzir a fazer consórcio me passando de imediato para o vendedor deste produto. Segunda tentativa, há dias atrás fiquei com receio de ir pessoalmente e liguei para loja falei com a vendedora C pedi orientação ela disse que estava ocupada e depois retornaria a ligação que espero ate hoje. Não sei se a minha idade ou a compra por PCD esta causando esse descaso. DESCASO TOTAL! Compro com PCD . REVOLTANTE A FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR!

Maria de Fátima Amaral de Lima Ramos
Maria de Fátima Amaral de Lima Ramos
Em resposta a  Maria de Fátima Amaral de Lima Ramos
25/06/2025 07:57

“GERENTE NÃO APARECE”

Alex
Alex
24/06/2025 20:08

Está errado os itens de série. Ele não tem câmera 360° e não tem alerta de ponto cego e não tem frenagem automática

Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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