1. Início
  2. /
  3. / Produção brasileira de Petróleo e Gás bate recorde em maio
Tempo de leitura 2 min de leitura

Produção brasileira de Petróleo e Gás bate recorde em maio

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 04/07/2019 às 06:30

Sem categoria

recorde
BRA06 – CAMPOS (BRASIL), 07/12/04.- Foto de archivo (18/11/03). La estatal brasileña Petrobras revisará al alza sus estimaciones de precios mínimos del petróleo en sus nuevos proyectos de inversión, atendiendo la tendencia mundial de la industria, afirmó hoy, martes 7 de diciembre, el presidente de la empresa José Eduardo Dutra. Estos precios de referencia son usados por las petroleras para calcular la viabilidad de sus nuevas inversiones. En el caso de Petrobras la revisión va a ser incluida en su plan estratégico de 2005 para dar luz verde a nuevos proyectos que están en el límite, explicó el ejecutivo EFE/ARCHIVO/Marcelo Sayão
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Aumento na produção foi de quase 5% tanto em relação ao mês anterior, quanto em relação ao mesmo período do ano passado.

A Anp divulgou ontem, terça-feira (02/07), os resultados da produção nacional de Petróleo e Gás para o mês de maio e ela foi recorde.
Foram produzidos 2,731 milhões de barris por dia de Petróleo, a melhor marca alcançada era de dezembro de 2016, quando foram produzidos 2,730 milhões de bpd. O aumento foi de 4,7% na comparação anual e de 4,9% em relação a abril.

A produção e gás natural também foi destaque atingindo 118 milhões de metros cúbicos/dia, quebrando o recorde anterior, que era de 117 milhões de m³/dia, produzido em outubro de 2018. A alta foi de 5,4% na comparação anual e de 4,4% em relação a abril.

Totalizando a produção de Petróleo e Gás, o chamado boed (Barris de óleo equivalente), a produção de maio também é recorde, 3,474 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) se comparado ao recorde anterior de dezembro de 2016 que foi de 3,433 milhões de boed.

O Pré-sal

Muito destes números se devem a produção do Pré-sal que contribuiu para o recorde atual, pois houve aumento de 6,4% em relação a abril e de 14,5% m relação ao mesmo período do ano passado.

Em maio, o Pré-sal representou 60,7% do total produzido no Brasil, com 1,64 milhão de barris por dia de petróleo e 68,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, ou um total de 2,106 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boe/d).

Segundo os resultados divulgados pela ANP, o Petróleo brasileiro vem de 7.107 poços, sendo 642 marítimos e 6.465 terrestres, sendo que a Petrobras foi responsável pela produção de 94,4% do petróleo e do gás natural.

O maior poço produtor foi o campo de Lula, na Bacia de Santos que produziu uma média de 910 mil de barris de petróleo por dia (bbl/d) e de 39,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/dia).

Leia também ! Estaleiro Brasfels admite 1700 pessoas em Angra dos Reis e ainda há vagas !

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos