O navio porta-contêineres da Maersk é pioneiro no uso do metanol verde como combustível. A embarcação chegou ao Egito e seguirá sua trajetória rumo à Dinamarca, conforme o cronograma.
O navio porta-contêineres da Maersk movido a inovador metanol verde atracou em East Port Said, Egito, na última terça-feira, (15/08), marcando um momento significativo na indústria marítima. Com uma jornada inaugural que começou em Ulsan, Coreia do Sul, e terminará em Copenhague, Dinamarca, a embarcação de propulsão bicombustível G50 e G95 da MAN Energy Solutions é um exemplo pioneiro de sustentabilidade, impulsionando a visão da Maersk de uma frota totalmente movida ao combustível verde até 2027.
Conheça o 1º porta-contêineres do mundo operando com metanol verde
Navio movido a metanol verde da Maersk atraca no East Port Said, no Egito
O mercado marítimo testemunhou um avanço revolucionário nas atividades de sustentabilidade quando o navio porta-contêineres movido a metanol verde da Maersk atracou no porto de East Port Said, no Egito, no início desta semana.
Essa embarcação, construída pela Hyundai Mipo Dockyard, sinaliza uma nova era na navegação, com destaque para a sustentabilidade e a inovação.
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Em sua primeira viagem, partindo de Ulsan, na Coreia do Sul, e com destino em Copenhague, na Dinamarca, o navio da Maersk demonstra a viabilidade do uso de metanol verde como combustível. Marcando um avanço notável na indústria de transporte marítimo global.
O segredo por trás do sucesso dessa jornada sustentável reside no uso de metanol verde como principal combustível.
O navio, com seus motores bicombustível G50 e G95 da MAN Energy Solutions, consegue operar tanto com metanol verde quanto com combustíveis convencionais.
Destacando o compromisso da Maersk com a redução de emissões e a preservação do meio ambiente.
A Maersk assegurou metanol verde para essa viagem inovadora por meio de uma parceria com a OCI Global, uma produtora de metanol verde sediada na Holanda.
Essa cooperação impulsiona ainda mais a adoção de combustíveis verdes no setor de transporte marítimo.
A jornada do navio movido a metanol verde incluiu paradas estratégicas em Ulsan, Cingapura e, agora, no Egito.
O porta-contêineres receberá um novo lote de combustível no Egito e, finalmente, em Roterdã, antes de chegar a Copenhague, onde será batizado em setembro.
Essas paradas não apenas simbolizam o avanço tecnológico, mas também a internacionalização da infraestrutura de abastecimento de combustíveis sustentáveis.
Maersk reforça compromisso com combustível verde com o novo navio porta-contêineres
A Maersk está liderando a mudança rumo à sustentabilidade na indústria marítima com o primeiro navio porta-contêineres movido a metanol verde.
Além disso, a companhia já está com a encomenda de 25 navios bicombustíveis com capacidades que variam de 2.000 a 16.000 TEU para os próximos anos.
A empresa tem a visão audaciosa de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040.
Como parte dessa estratégia, a Maersk tem como objetivo transportar no mínimo 25% da carga marítima com combustíveis verdes até 2030, em comparação com os níveis de 2020.
Dessa forma, a chegada do primeiro navio porta-contêineres movido a metanol verde da Maersk ao porto de East Port Said, no Egito, não é apenas um marco para a empresa, mas também para os esforços em expansão da região.
Isso, pois o Egito está trilhando um caminho notável na produção de energia limpa e combustíveis verdes.
Com uma estratégia centrada em abundantes recursos eólicos e solares, o país está posicionado para liderar a transição global para energias renováveis, como o hidrogênio verde e o metanol verde.
Sendo assim, a Maersk seguirá com as operações com o seu primeiro porta-contêineres com combustível de metanol verde, visando um futuro ainda mais sustentável no setor marítimo.