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Primeiro navio de carga movido a vento do mundo chega à Espanha com 64 mil toneladas e promete cortar até 41 toneladas de CO₂ por dia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 21/10/2025 às 12:07
Navio movido a vento chega à Espanha com 64 mil toneladas e promete reduzir emissões em até 41 toneladas de CO₂ por dia
Navio movido a vento chega à Espanha com 64 mil toneladas e promete reduzir emissões em até 41 toneladas de CO₂ por dia
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Com duas velas rígidas de 37,5 metros e tecnologia automatizada, o cargueiro Pyxis Ocean chega à Espanha com 64 mil toneladas e marca uma revolução no transporte marítimo sustentável.

Transportando 64.000 toneladas de farelo de soja, o cargueiro Pyxis Ocean, da Cargill Ocean Transportation, atracou recentemente no Porto de Tarragona, na Espanha, vindo diretamente do Brasil.

A embarcação ganhou destaque internacional por ser o primeiro cargueiro do mundo equipado com tecnologia de propulsão assistida por vento, um marco na busca por soluções mais limpas no transporte marítimo global.

O navio incorpora duas enormes estruturas rígidas conhecidas como WindWings, que funcionam como velas verticais de 37,5 metros de altura, 20 metros de largura e com área total de cerca de 750 m².

O objetivo é simples e revolucionário ao mesmo tempo: aproveitar a força do vento para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes, sem comprometer a velocidade de navegação.

Eficiência energética e ganhos ambientais

As velas funcionam de maneira totalmente automática e se integram ao sistema operacional do navio. A partir da ponte, sensores medem a velocidade e direção do vento, enquanto uma tela sensível ao toque e um sistema de sinalização controlam quando devem ser erguidas ou recolhidas.

Essa automação permite que o Pyxis Ocean mantenha velocidades semelhantes às de um cargueiro tradicional, mas com demanda muito menor do motor principal.

O resultado é uma economia considerável: a redução do consumo de combustível pode chegar a 14% em condições médias.

Em cenários ideais, o navio chega a economizar mais de 11 toneladas de óleo combustível por dia, o que representa cerca de 41 toneladas de CO₂ a menos lançadas na atmosfera. Esse valor equivale a retirar aproximadamente 480 carros comuns das ruas diariamente.

De protótipo a realidade comercial

A trajetória do Pyxis Ocean começou em agosto de 2023, após seis meses de testes pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, incluindo passagens pelos desafiadores Cabos Horn e da Boa Esperança. Desde março de 2024, a embarcação opera em rotas comerciais que conectam Ásia, América e Europa, consolidando-se como um experimento funcional e não apenas um protótipo tecnológico.

A parada no porto espanhol tem importância estratégica. Além do simbolismo de receber o primeiro cargueiro do mundo com velas de propulsão eólica, Tarragona busca se firmar como um hub logístico sustentável no cenário internacional, alinhando-se às metas de descarbonização do setor marítimo.

Um setor em transformação

O Pyxis Ocean representa um marco na convergência entre inovação tecnológica e sustentabilidade. Segundo a Associação Internacional de Navios Eólicos, cerca de 50 embarcações no mundo já utilizam algum tipo de propulsão assistida por vento, sinalizando que essa solução deixou de ser curiosidade e passou a ser realidade operacional.

Além disso, essa evolução mostra que a descarbonização transcende os modais terrestres. Não são apenas carros, ônibus e caminhões que buscam reduzir emissões — navios, trens e outros meios de transporte também entram na corrida por soluções mais limpas.

Desafios e perspectivas

A relevância do Pyxis Ocean está alinhada ao plano traçado pela Organização Marítima Internacional (OMI), que prevê uma redução mínima de 20% nas emissões do transporte marítimo até 2030, 70% até 2040 e neutralidade climática até 2050. Cada tonelada de combustível fóssil não queimada representa economia financeira e benefícios ambientais expressivos.

Entretanto, os desafios ainda são significativos. A tecnologia precisa provar sua eficácia em frotas maiores, com navios de diferentes tamanhos, rotas, condições de vento e demandas logísticas. O alto investimento inicial e a dependência de ventos favoráveis são obstáculos a superar, além da necessidade de integrar sistemas híbridos ou totalmente elétricos no futuro.

Uma amostra do futuro do transporte marítimo

A chegada do Pyxis Ocean à Espanha simboliza mais do que uma simples operação portuária: é um indicador concreto do rumo que a indústria naval começa a seguir.

A combinação entre tecnologia de ponta e uso inteligente de recursos naturais mostra que a logística marítima pode reduzir drasticamente sua pegada de carbono sem comprometer a eficiência.

Em um setor historicamente dependente de combustíveis fósseis, o Pyxis Ocean se apresenta como um vislumbre do futuro, no qual os ventos voltam a impulsionar navios, não por tradição, mas por necessidade e inovação.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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