Seatrium ganhou contrato para fabricação de aço para Whale FPU no Golfo do México, usando seu modo de fabricação.
O Seatrium de Cingapura, anteriormente conhecido como Sembcorp Marine, anunciou o início da fabricação de aço para a construção de uma nova unidade flutuante de produção semissubmersível (FPU) para o desenvolvimento em águas profundas sancionado pela Shell no Golfo do México dos EUA.
O início da fase de construção ocorre semanas depois que a Seatrium fechou um contrato para a construção e integração do casco, topsides e alojamentos da FPU Sparta, que apresenta um único módulo superior apoiado por um casco flutuante semissubmersível de quatro colunas. Essa etapa segue o acordo inicial de 28 de agosto de 2023 e a decisão final de investimento para o projeto foi tomada em dezembro de 2023.
Contrato celebrado com a Offshore Frontier Solutions Pte Ltd em 2023
A FPU irá replicar aproximadamente 95% do casco da FPU Whale e 85% de sua parte superior. Sparta será o terceiro FPU semissubmersível da Seatrium construído para a Shell. A superfície superior de dois níveis do Sparta será integrada e elevada ao casco usando os guindastes gêmeos Goliath da Seatrium, capazes de içar até 30.000 toneladas. Esta FPU foi projetada para produzir 90 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
- Corrida bilionária na Antártida: Países constroem em condições extremas para explorar 511 bilhões de barris na maior reserva de petróleo do mundo
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Passeio Offshore? Plataformas desativadas da Petrobras podem ser utilizadas como complexos turísticos, evitando a necessidade de desmontagem
- Há 50 anos, Petrobras descobria sua maior bacia de petróleo! Conheça a revolução que fez o Brasil se tornar uma potência mundial no setor e que agora promete gerar MAIS 25 MIL empregos
‘A cerimônia de greve do aço marca o início do projeto Sparta em nossa unidade de fabricação de aço, alimentada por energia solar renovável. Esta execução está alinhada com a nossa Visão de Sustentabilidade 2030, com foco na minimização operacional da nossa pegada de carbono e na contribuição para os esforços de descarbonização da indústria’, destacou Seatrium.
O projeto Spartaa, anteriormente conhecido como North Platte, é um empreendimento em águas profundas no Golfo do México, nos EUA, medindo 1.310 metros (4.300 pés quadrados). Descoberto em 2012 pela Cobalt International Energy, o campo de Sparta é atualmente operado pela Shell Offshore (51%) com a Equinor Gulf of Mexico LLC (49%) como parceira da grande petrolífera.
A importância do contrato na fabricação da unidade flutuante de produção
O plano de desenvolvimento do projeto abrange oito poços de produção vinculados a uma FPU semissubmersível. Com um volume de recursos recuperáveis estimado e descoberto de 244 milhões de boe e uma capacidade projetada de 100.000 barris de óleo equivalente por dia no pico, a FPU de Sparta contará com equipamento de compressão totalmente elétrico, permitindo uma intensidade de emissões significativamente reduzida da produção.
‘A FPU Sparta, uma réplica aproximada de suas antecessoras, as FPUs Shell Vito e Whale, aproveitará as sinergias operacionais ao replicar o comissionamento seguro e eficiente no solo antes do método de integração de elevação única para os topsides. Quando concluído, o Sparta estará situado na área de Garden Banks, no Golfo do México dos EUA, e deverá produzir 90.000 boe/d. Estamos muito ansiosos pela entrega bem-sucedida do Sparta FPU‘, explicou Seatrium.
Após a conclusão, a FPU de Sparta estará situada na área de Garden Banks, no Golfo do México dos EUA, a aproximadamente 275 quilômetros (171 milhas) da costa da Louisiana. O projeto está previsto para iniciar a produção em 2028.
Contrato celebrado com a Offshore Frontier Solutions Pte Ltd em 2023
A Seatrium ganhou vários negócios em 2023. Um dos mais recentes foi fechado com a Offshore Frontier Solutions Pte Ltd, uma empresa do Grupo MODEC, para trabalhos de fabricação de módulos topside relacionados ao FPSO Raia no Brasil.