1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Primeiro coração artificial feito de titânio do mundo foi implantado com sucesso em um paciente humano e isso muda tudo!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Primeiro coração artificial feito de titânio do mundo foi implantado com sucesso em um paciente humano e isso muda tudo!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/08/2024 às 10:12
Primeiro coração artificial feito de titânio do mundo foi implantado com sucesso em um paciente humano e isso muda tudo!
Imagem: Canaltech/Reprodução

O primeiro coração artificial feito de titânio foi implantado em um paciente humano, registrando um novo marco na área de implantes, que começou há mais de 40 anos.

O primeiro coração totalmente artificial desenvolvido com titânio foi implantado com sucesso em um paciente humano, devido a uma parceria entre o Texas Heart Institute ea BiVACOR, uma empresa de dispositivos voltados à área da saúde. A proposta da tecnologia de coração artificial feito de titânio em humano é bombear o sangue e substituir ambos os ventrículos de alguém com insuficiência cardíaca. Este avanço significativo demonstra o progresso contínuo na medicina e na tecnologia de dispositivos médicos, oferecendo novas esperanças para pacientes com doenças cardíacas graves.

Texas Heart Institute se pronuncia sobre o implante de coração feito de titânio

O objetivo deste primeiro estudo foi entender se o coração artificial feito de titânio era seguro como uma solução temporária para pacientes com insuficiência cardíaca biventricular grave ou insuficiência cardíaca univentricular. Com o sucesso deste primeiro implante de coração feito de titânio em humano, o estudo agora vai passar a contar com mais quatro pacientes.

Os médicos contam em comunicado oficial que a implantação aconteceu como esperado, sem complicações. Segundo o Dr. Alexis Shafii, diretor cirúrgico de transplante cardíaco no Baylor St. Luke’s Medical Center e um dos envolvidos no procedimento, clinicamente, o coração de titânio teve um desempenho muito bom.

Para o Dr. Joseph Rogers, Presidente e CEO do Texas Heart Institute, com a insuficiência cardíaca permanecendo como uma das principais causas de mortalidade globalmente, o implante de coração feito de titânio em humano da BiVACOR oferece um vislumbre da esperança para diversos pacientes que aguardam um transplante de coração.

A própria equipe destaca que a implantação bem-sucedida do coração feito de titânio da BiVACOR representa o potencial de tecnologias inovadoras para enfrentar desafios críticos no tratamento cardíaco, como longas listas de espera para transplante de coração.

Entenda como funciona o coração feito de Titânio

O coração artificial feito de titânio utiliza “bomba de deslocamento de volume com diafragmas de polímero flexíveis para bombear o sangue, e assim funciona como uma bomba de sangue rotativa eletromecânica.

O site da empresa afirma que a principal inovação de design do coração feito de titânio em humano é sua construção simples, com um motor e um único rotor levitado magneticamente que bombeia sangue simultaneamente para o corpo e os pulmões.

Primeiro coração artificial feito de titânio do mundo foi implantado com sucesso em um paciente humano e isso muda tudo!
Foto: CanalTech/Reprodução

Segundo o Dr. Todd Rosengart, professor e presidente do Departamento de Cirurgia do Baylor College of Medicine, o anúncio representa uma década de perseverança. A novidade representa um avanço e tanto, considerando que em 2022 completamos 40 anos desde o primeiro transplante de coração artificial. 

Como citado anteriormente, os cientistas buscam usar o TAH no tratamento de casos graves de insuficiência cardíaca que, de acordo com dados divulgados no final de 2022, acomete cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença é uma condição crônica caracterizada pela perda da capacidade do coração em bombear sangue.

O primeiro transplante artificial do mundo

Voltando um pouco no tempo, e deixando de lado este coração artificial feito de titânio, já fazem mais de 40 anos desde a primeira vez em que se fez um transplante permanente de coração artificial. O paciente em questão foi o dentista Barney Clark, de Seattle (EUA), que sofria de insuficiência cardíaca.

O médico responsável pela operação foi o Dr. William DeVries, da University of Utah. Na ocasião, o cirurgião substituiu o coração de Clark pelo primeiro coração artificial permanente do mundo.

Conhecido como Jarvik-7, o dispositivo era feito de alumínio e poliuretano, e foi conectado a um compressor de ar que acompanhou Clark por seus últimos 112 dias de vida. Atualmente, os pesquisadores da University of Utah continuam o programa de Insuficiência Cardíaca Avançada, que estuda ativamente novos dispositivos capazes de ajudar em casos de insuficiência cardíaca.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x