O deputado federal Ivan Valente (PSOL) apresentou um projeto de lei que pretende proibir a exploração de petróleo e gás na Amazônia. A proposta argumenta que atividades desse tipo representam riscos ambientais e sociais graves, podendo comprometer a biodiversidade e ameaçar territórios indígenas
O deputado federal Ivan Valente (PSOL) apresentou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que propõe o fim da exploração de petróleo e gás na Amazônia. A proposta também determina a interrupção de projetos já em andamento e a recuperação de áreas degradadas por essas atividades.
A iniciativa conta com apoio de entidades como Greenpeace, Inesc, Observatório do Clima, WWF, Instituto Arayara e Painel Mar. O grupo defende que a medida é essencial para proteger uma das regiões mais sensíveis do planeta em relação ao clima.
O anúncio foi feito na mesma semana em que a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) confirmou que o próximo leilão de áreas para produção de petróleo deve incluir blocos na Foz do Amazonas. A decisão gerou forte reação entre especialistas e ambientalistas.
-
O maior petroleiro em operação no planeta carrega 3,2 milhões de barris de petróleo – tanto quanto um país inteiro produz; conheça o colossal Hellespont Alhambra de 380 metros
-
Energisa aponta gás natural como solução energética para data centers no Brasil
-
IBP celebra isenção dos EUA para petróleo e gás brasileiro e destaca importância no comércio bilateral
-
Mega gasoduto de Uberaba de 300 KM impulsionará industrialização no Triângulo Mineiro até 2030
Segundo Valente, é inaceitável que o país continue a expandir a exploração de combustíveis fósseis justamente na Amazônia. “O Brasil não pode seguir abrindo novas frentes de exploração de combustíveis fósseis justamente na Amazônia, um dos territórios mais estratégicos para o equilíbrio climático do planeta”, afirmou o deputado.
Com informações de Psol50.