A partir de hoje, tarifas de pedágio na BR-153 sobem, enquanto o Vale-Pedágio se torna eletrônico a partir de janeiro. Com a promessa de modernização e menos filas, as mudanças trazem custos extras para os motoristas. Entenda como essas novas regras impactam o seu bolso e o futuro das rodovias brasileiras.
A partir desta quarta-feira, motoristas enfrentam mudanças importantes na BR-153, com reajustes nas tarifas de pedágio e nova forma de pagamento que promete causar impacto. Entenda como essas mudanças podem afetar seu bolso e sua rotina.
A partir da meia-noite desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, os valores das tarifas de pedágio nas quatro praças administradas pela Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pelo trecho paulista da BR-153, sofrerão reajuste.
Conforme autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União em 20 de dezembro, a tarifa básica para carros, ônibus e caminhões subirá de R$ 9,40 para R$ 9,60.
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Já motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas pagarão R$ 4,80, representando um aumento em relação aos atuais R$ 4,70.
Onde os novos valores serão aplicados?
Os motoristas que trafegam pelas praças de pedágio localizadas em Onda Verde (km 35+800), José Bonifácio (km 98+900), Lins (km 183+800) e Vera Cruz (km 268+100) já devem se preparar para os novos preços.
Esses reajustes levam em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ajustes financeiros para cobrir investimentos realizados pela concessionária em obras e serviços.
Segundo a ANTT, a medida busca manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.
Nova regra para o Vale-Pedágio
Além do reajuste, outra mudança significativa afetará motoristas a partir de 1º de janeiro de 2025.
O Vale-Pedágio obrigatório, amplamente utilizado por transportadores, passará a ser aceito exclusivamente em formato eletrônico, por meio de TAGs de pagamento automático.
Até 31 de dezembro de 2024, os cartões ainda poderão ser usados normalmente. Já os cupons, atualmente emitidos em papel, serão aceitos até o dia 31 de janeiro de 2025.
Após esse período, somente a tecnologia eletrônica estará em vigor.
De acordo com a Resolução nº 6.024/2024 da ANTT, essa transição visa modernizar o sistema de cobrança de pedágios, proporcionando maior eficiência, segurança e agilidade nas praças.
A expectativa é que a mudança também ajude a reduzir o tempo de espera, especialmente nos horários de maior movimento.
Impactos no dia a dia dos motoristas
Com o aumento das tarifas, muitos condutores podem enfrentar desafios financeiros adicionais, especialmente aqueles que utilizam a BR-153 com frequência para trabalho ou transporte de mercadorias.
O novo sistema eletrônico do Vale-Pedágio, embora moderno, também exige adaptação, já que motoristas e transportadoras terão que investir em TAGs, caso ainda não as possuam.
Essas alterações marcam mais um capítulo no processo de modernização das rodovias brasileiras. No entanto, elas levantam questionamentos sobre a acessibilidade e os custos adicionais enfrentados pelos usuários.
Como essas mudanças impactarão os motoristas no longo prazo? E será que elas realmente trarão os benefícios prometidos?
E você? Acha que essas mudanças na BR-153 irão facilitar a vida dos motoristas ou apenas aumentar os custos? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Então teria que extinguir o IPVA
O IPVA é uma cobrança dos estados brasileiros em função da propriedade de um veículo e não tem relação com as tarifas de pedágio, como descritas no artigo em questão.
Q vergonha brasileira e os buracos continuam estrada ruim sem acostamento terceira faixa e duplicação