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Prepare-se, motorista! Tarifas de pedágio em importante rodovia vão ficar mais caras a partir de hoje

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 25/12/2024 às 22:15
Pedágio mais caro na BR-153! Reajuste nas tarifas e novo Vale-Pedágio eletrônico prometem impactar motoristas. Saiba os detalhes!
Pedágio mais caro na BR-153! Reajuste nas tarifas e novo Vale-Pedágio eletrônico prometem impactar motoristas. Saiba os detalhes!

A partir de hoje, tarifas de pedágio na BR-153 sobem, enquanto o Vale-Pedágio se torna eletrônico a partir de janeiro. Com a promessa de modernização e menos filas, as mudanças trazem custos extras para os motoristas. Entenda como essas novas regras impactam o seu bolso e o futuro das rodovias brasileiras.

A partir desta quarta-feira, motoristas enfrentam mudanças importantes na BR-153, com reajustes nas tarifas de pedágio e nova forma de pagamento que promete causar impacto. Entenda como essas mudanças podem afetar seu bolso e sua rotina.

A partir da meia-noite desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, os valores das tarifas de pedágio nas quatro praças administradas pela Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pelo trecho paulista da BR-153, sofrerão reajuste.

Conforme autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União em 20 de dezembro, a tarifa básica para carros, ônibus e caminhões subirá de R$ 9,40 para R$ 9,60.

Já motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas pagarão R$ 4,80, representando um aumento em relação aos atuais R$ 4,70.

Onde os novos valores serão aplicados?

Os motoristas que trafegam pelas praças de pedágio localizadas em Onda Verde (km 35+800), José Bonifácio (km 98+900), Lins (km 183+800) e Vera Cruz (km 268+100) já devem se preparar para os novos preços.

Esses reajustes levam em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ajustes financeiros para cobrir investimentos realizados pela concessionária em obras e serviços.

Segundo a ANTT, a medida busca manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

Nova regra para o Vale-Pedágio

Além do reajuste, outra mudança significativa afetará motoristas a partir de 1º de janeiro de 2025.

O Vale-Pedágio obrigatório, amplamente utilizado por transportadores, passará a ser aceito exclusivamente em formato eletrônico, por meio de TAGs de pagamento automático.

Até 31 de dezembro de 2024, os cartões ainda poderão ser usados normalmente. Já os cupons, atualmente emitidos em papel, serão aceitos até o dia 31 de janeiro de 2025.

Após esse período, somente a tecnologia eletrônica estará em vigor.

De acordo com a Resolução nº 6.024/2024 da ANTT, essa transição visa modernizar o sistema de cobrança de pedágios, proporcionando maior eficiência, segurança e agilidade nas praças.

A expectativa é que a mudança também ajude a reduzir o tempo de espera, especialmente nos horários de maior movimento.

Impactos no dia a dia dos motoristas

Com o aumento das tarifas, muitos condutores podem enfrentar desafios financeiros adicionais, especialmente aqueles que utilizam a BR-153 com frequência para trabalho ou transporte de mercadorias.

O novo sistema eletrônico do Vale-Pedágio, embora moderno, também exige adaptação, já que motoristas e transportadoras terão que investir em TAGs, caso ainda não as possuam.

Essas alterações marcam mais um capítulo no processo de modernização das rodovias brasileiras. No entanto, elas levantam questionamentos sobre a acessibilidade e os custos adicionais enfrentados pelos usuários.

Como essas mudanças impactarão os motoristas no longo prazo? E será que elas realmente trarão os benefícios prometidos?

E você? Acha que essas mudanças na BR-153 irão facilitar a vida dos motoristas ou apenas aumentar os custos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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George
George
26/12/2024 09:02

Então teria que extinguir o IPVA

Tiago Leandro
Tiago Leandro
Em resposta a  George
26/12/2024 09:02

O IPVA é uma cobrança dos estados brasileiros em função da propriedade de um veículo e não tem relação com as tarifas de pedágio, como descritas no artigo em questão.

Alexandre
Alexandre
26/12/2024 13:09

Q vergonha brasileira e os buracos continuam estrada ruim sem acostamento terceira faixa e duplicação

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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