A Prefeitura de Niterói e Firjan fecharam uma nova parceria para disponibilizar 500 vagas em 13 cursos gratuitos para jovens de 16 a 24 anos do Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Niterói e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fecharam uma parceria para o lançamento de um novo edital para o Projeto Niterói Jovem EcoSocial II, destinado ao preenchimento de 500 vagas em 13 cursos gratuitos de diversas áreas, em 24 turmas. O intuito do programa é disponibilizar capacitação profissionalizante, realizar formações nos territórios e desenvolver habilidades sociais.
As atividades da Prefeitura de Niterói serão disponibilizadas de segunda a sexta-feira, sendo três dias da semana na unidade Senai Niterói Barreto, Sesi Niterói e dois dias em comunidades da cidade definidas no edital para que sejam aplicadas ações no setor de meio ambiente.
Inscrições nos cursos gratuitos da Prefeitura de Niterói e FIrjan serão abertas em setembro
As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas durante os dias 1 e 2 de setembro em um dos 4 polos definidos no edital, a partir das 9h. Os locais são:
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
- No Centro, no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), R. Jorn. Rogério Coelho Neto;
- Na região Norte, na Firjan Senai Barreto, Avenida General Castrioto nº 460;
- Na região Leste, no Ciep Djanira em Várzea das Moças, localizado na Rua Ewerton da Costa Xavier;
- Na Região Oceânica, na Rua Deputado José Erthal, 320.
Segundo o secretário de Participação Social, Anderson Pipico, é muito gratificante para a Prefeitura de Niterói, a partir da Secretaria de Participação Social, conseguir disponibilizar 500 vagas em cursos gratuitos para jovens de sua cidade em 24 comunidades, disponibilizando a chance de qualificação profissional, impulsionando a consciência ecológica, ambiental e sustentável para o começo da segunda fase do Programa Niterói Jovem EcoSocial.
Lista de cursos gratuitos disponibilizados pela Prefeitura de Niterói e Firjan
Para Sérgio Yamagata, presidente da Firjan Leste Fluminense, a primeira edição do projeto foi um sucesso e a expectativa positiva para a segunda edição é grande. As vagas são para os seguintes cursos gratuitos:
- Padeiro;
- Eletricista Instalador Residencial;
- Auxiliar de Operações Logísticas;
- Desenvolvedor de Aplicativo;
- Agente de Saneamento;
- Mecânico de Motocicletas;
- Mecânico de Refrigeração Doméstica;
- Mecânico de Motos Ciclo Otto;
- Confeiteiro;
- Operador de Suporte Técnico em TI;
- Assistente Administrativo;
- Agente de Reflorestamento;
- Assistente de Marketing Digital.
O projeto da Prefeitura de Niterói e Firjan contemplará, nesta edição, moradores de 24 áreas, entre eles:
- Caranguejo;
- Fazendinha;
- Beira da Lagoa;
- Boa Vista;
- Teixeira de Freitas;
- Vintém;
- Coreia;
- Morro da Penha;
- Juca Branco;
- Pátio Leopoldina;
- Nova Brasília;
- Buraco do Boi;
- Coronel Leôncio;
- Boa Esperança;
- Praia Grande;
- Zulu (Santa Rosa);
- Morro da Ilha da Conceição;
- Rio do Ouro;
- São Lourenço;
- Maria Paula;
- Jacaré;
- Bonsucesso;
- Travessas;
- Várzea das Moças.
Requisitos para participar dos cursos gratuitos
Os cursos são voltados para jovens com idade entre 16 e 25 anos e os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para a realização da inscrição. Os interessados devem estar cursando o ensino regular, que pode ser através do EJA ou já ter concluído o ensino médio.
Para realizar a inscrição, os candidatos devem estar presentes em um dos locais estabelecidos com o comprovante do pré-requisito de escolaridade, que pode ser a cópia do histórico escolar, cópia do certificado do Ensino médio, diploma, declaração de escolaridade atualizada, cópia da cédula de identidade, CPF, comprovante de residência no nome do candidato e requerimento de inscrição preenchido.
O processo seletivo está previsto para acontecer entre os dias 5 e 19 de setembro e o resultado deve acontecer no dia 27 do mesmo mês.