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Preços do GNL em 2024: Wood Mackenzie projeta viés de baixa para o gás natural liquefeito nos mercados globais

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 21/01/2024 às 20:29
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Navio-tanque de GNL Pacific Breeze na Austrália (Foto: Inpex) – Todos os direitos: EPBR

Mercado de gás | Taxas de frete de GNL devem diminuir com aumento da frota e redução dos preços globais.

A Wood Mackenzie projeta que os preços do GNL cairão em 2024, devido aos altos níveis de armazenamento e ao Inverno ameno no Hemisfério Norte. Isso resultará em preços globais relativamente baixos devido a uma procura global moderada e um crescimento limitado da oferta de GNL.

A procura asiática fraca por gás natural liquefeito (GNL) contribuirá para a manutenção da concorrência pelo GNL em níveis baixos, de acordo com o vice-presidente de Pesquisa de Gás da Wood Mackenzie, Massimo Di Odoardo.

A demanda global de GNL e os preços globais

O crescimento da demanda mundial de gás natural liquefeito (GNL) continuará limitado, projeta a consultoria.

A demanda europeia caiu 7% em 2023, influenciada em parte pelo inverno ameno, e a expectativa para 2024 é que, na melhor das hipóteses, ela permaneça estável

Já na Ásia, há uma visão mais positiva: o crescimento esperado é 5% em comparação com 2023, mas a procura em 2024 ainda será quase 3 milhões de toneladas inferior aos níveis de 2021.

A Wood Mackenzie também espera que a contratação global de longo prazo esfrie em 2024, em comparação com o enorme número de negócios assinados entre 2021 e 2023.

O cenário desenhado pela consultoria pode significar o início de um movimento de redução dos preços globais do gás natural liquefeito (GNL) depois de serem fortemente pressionados entre 2021 e 2023.

Expectativas para o mercado global de GNL

Em 2023, a Agência Internacional de Energiaaliviará as tensões sobre os preços do gás natural liquefeito (GNL) entre 2025/2026. Uma visão parecida com a da S&P Global.

Do lado da demanda, a IEA estima que, após o seu apogeu entre 2011 e 2021, os mercados mundiais de gás entrarão num período novo e mais incerto – e que provavelmente será caracterizado por um crescimento mais lento e uma maior volatilidade e poderá levar a um pico na demanda no fim desta década.

As taxas de frete de gás natural liquefeito (GNL) também deverão abrandar com a perspectiva de aumento da frota. A Wood Mackenzie, aliás, vê risco de excesso de oferta no setor de transporte marítimo.

‘Haverá um crescimento limitado da oferta de gás natural liquefeito (GNL) orgânico e espera-se que a maior parte do GNL dos EUA seja encaminhado para a Europa, em vez de para a Ásia, limitando a procura por transporte marítimo e pressionando as taxas de frete’, analisa Di Odoardo.

 

Fonte: EPBR

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Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

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