1. Início
  2. /
  3. / Blocos do pré-sal foram arrematadas por 6 multinacionais hoje nos leilões
Tempo de leitura 2 min de leitura

Blocos do pré-sal foram arrematadas por 6 multinacionais hoje nos leilões

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 07/06/2018 às 17:15
Atualizado em 04/08/2019 às 18:58

Sem categoria

pre sal leilões petróleo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Shell, ExxonMobil, Chevron, BP Energy, Petrogal, Statoil são os novos senhores do petróleo brasileiro, confiram quanto cada um levou de partilha

Os leilões dos blocos de pré-sal ofertados na 4º rodada de licitações foram bem sucedidos e acabaram alcançando novos marcos nas explorações petrolíferas do Brasil. Uma delas e foi a falta de poder de compra da Petrobras, que acabou perdendo duas rodadas, mas devido à seu direito de preferência, ela adotou a estratégia de entrar  em consórcio com outras operadoras multinacionais, abrindo o mercado para  índices surpreendentes. Vejam abaixo quais foram estes blocos e quanto cada um levou de partilha nas explorações.

Empresas Vencedoras e Blocos Arrematados

  • Shell
  • ExxonMobil
  • BP Energy
  • Petrogal
  • Statoil
  • Petrobras

Bloco de Uirapuru – As empresas que arremataram o este bloco foram a Petrogal(14%), Statoil(28%) e  ExxonMobil (28%). Como a Petrobras estavam em um dos grupos perdedores, ela f exerceu seu direito de preferência e é a principal operadora com 30% de participação.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Bloco Dois Irmãos – A Petrobras arrematou 45% deste bloco, a BP e a Statoil estão junto com estatal no consórcio desta aquisição. Este foi o menos disputado e a Petrobras liderou os lances.

Bloco Três Marias – Chevron e Shell lideraram os arremates, fazendo a Petrobras perder a disputa no grupo ao qual estava, e por mais uma vez, a estatal teve manifestar seu direito de preferência. Portanto, a Petrobras está com 30%, Chevron 30% e Shell 40%( operadora principal).

Itaimbezinho  – Foi a menos atraentes dentre todos os blocos ofertados e acabou não recebendo lances

Sindicatos protestaram na 4º rodada dos leilões do pré-sal

A categoria protestou em frente a prédio onde ocorreu o evento, sob as afirmativas que este é mais um capitulo do plano de privatização da Petrobras.  Apesar da estatal ter garantido participações dos 3 blocos disputados, suas porcentagens participativas estariam abaixo do razoável. “A atual gestão da Petrobras está vendendo ao mercado internacional um petróleo que vai fazer falta ao Brasil. A entrega dessa reserva está condenando gerações futuras a não poder desfrutar da riqueza desse recurso natural que descobrimos e detemos aqui no país”, explicou Simão Zanardi, coordenador-geral da FUP.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos