1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Pré-sal: João Dória comemora investimento da Equinor, uma das maiores empresas de óleo e gás do mundo, na Bacia de Santos; negócio irá criar 3 mil empregos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Pré-sal: João Dória comemora investimento da Equinor, uma das maiores empresas de óleo e gás do mundo, na Bacia de Santos; negócio irá criar 3 mil empregos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/06/2021 às 10:43
energia - óleo e gás - joão dória - empregos em São paulo
Foto: Pixabay

Descoberta de pré-sal pela Petrobras em 2012 terá investimento bilionário da Equinor, uma das grandes empresas globais no setor de petróleo e gás

No início do mês, a Equinor, empresa norueguesa do ramo de petróleo e gás, anunciou o investimento de U$ 8 bilhões na fase 1 do campo de Bacalhau, que fica na Bacia de Santos, em local de pré-sal que foi descoberto pela Petrobrás, ainda no ano de 2012. O investimento vem em parceria com a ExxonMobil, empresa norte-americana de óleo e gás, Petrogal Brasil e com a Pré-Sal Petróleo S.A. A última é a representante da União no negócio bilionário

Nesta terça-feira, 08, João Dória, governador de São Paulo, publicou comemorando o investimento da Equinor no pré-sal. No mesmo dia, o governador já tinha recebido o vice-presidente-executivo da Equinor, Al Cook, e Verônica Coelho, presidente da multinacional em território brasileiro. 

O governador João Dória garantiu que o negócio irá gerar algo em torno de 3.000 empregos em São Paulo.  

“Que grande notícia. A Equinor, uma das maiores empresas de óleo e gás do mundo, anunciou o investimento de 8 bilhões no Estado de São Paulo para a exploração de óleo e gás na Bacia de Santos. Este investimento começa já e ao longo dos próximos 4 anos será materializado… e vai gerar também 3.000 novos empregos”, publicou João Dória no Twitter. Veja abaixo a publicação.

O projeto envolve o desenvolvimento de 19 poços submarinos que estarão ligados a uma unidade de produção, armazenamento e transferência. Tudo já foi aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) no último mês de março.

energia - óleo e gás - joão dória - empregos em São Paulo
Exploração de óleo e gás no estado de São Paulo deve gerar milhares de empregos. Foto: Pixabay

Al Cook também comentou o encontro que teve com o governador do estado de São Paulo: “Estamos muito felizes em poder trabalhar com o Estado de São Paulo, onde sempre tivemos ótimas relações, apoio e suporte. Também com os cientistas da Fapesp, que desde 2019 trabalhamos juntos em pesquisas de engenharia […] Estamos muito orgulhosos de realizar esse investimento em São Paulo”.  

O negócio é gigantesco e injetará muito dinheiro na economia. A extração de óleo estava prevista para o ano de 2024, entretanto, com a pandemia ainda com números elevados, não há uma previsão. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos