Portugal inaugurou o primeiro hub de carregamento para carros elétricos nesta quarta-feira (22). O empreendimento recebeu investimentos de 2 milhões de euros do Fundo Ambiental
Desde quarta-feira (22), a cidade de Leiria, em Portugal, conta com o primeiro hub – uma estação com diversos carregadores para carros elétricos. Além deste, também haverá a implementação de outros em mais oito grandes centros urbanos do país. A inauguração do hub de carregamento para carros elétricos em Portugal ocorreu por volta das 14h, na Rua de Santo André – o primeiro de um total de nove hubs. O empreendimento é resultado de um investimento de aproximadamente dois milhões de euros, composto pelo Programa de Estabilização Econômica e Social (PEES), lançado pelo Governo de Portugal utilizando o financiamento do Fundo Ambiental.
Leia também
Localização dos hubs de carregamento para carros elétricos em Portugal
De acordo com a MOBI.E, empresa do setor público que atua há 6 anos como uma Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), além de Leiria, também serão contempladas com o hub de recarga para carros elétricos as seguintes cidades: Coimbra, Guimarães, Almada, Loulé, Matosinhos, Loures, Vila Nova de Gaia e Viseu.
Cada hub conta com um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), cinco postos de carregamento normal, de 22 kW, e três postos de carregamento rápido, de 50 kW. Além desses, também há um posto de transformação, que permite o carregamento de 18 carros elétricos ao mesmo tempo.
-
Carros SUV batem recorde de vendas no Brasil e dominam o mercado
-
Carros elétricos dominam 18% do mercado global — Brasil avança, mas ainda busca custo-benefício e infraestrutura
-
Produzindo mil carros por dia com IA e 5G, a fábrica mais moderna da Stellantis no mundo fica em Pernambuco e exporta o software que comanda veículos na Europa e nos EUA
-
BYD investe R$ 5,5 bilhões e transforma antiga fábrica da Ford em polo de carros elétricos na Bahia
De acordo com Luís Barroso, presidente da empresa, este projeto piloto tem como intuito dar um “sinal” ao mercado de elétricos de como poderá avançar a resposta da rede Mobi.E em zonas de maior demanda, como os grandes centros urbanos. O crescente número de usuários poderá encontrar de forma mais simples um carregador disponível no mesmo local, razoavelmente rápido, dependendo da sua necessidade no momento.
A rede Mobi.E conta com mais de 2 mil postos de carregamento para carros elétricos
Em uma nota divulgada à imprensa, o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, afirma que a mobilidade elétrica é essencial para a redução nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, em grande parte responsáveis pelas alterações climáticas que já impactam na sociedade.
De acordo com Eduardo, o governo de Portugal continuará apoiando medidas como essa, que permitem impulsionar o uso dos carros elétricos e deixar de lado os carros poluentes, assim como outras soluções voltadas para a mobilidade ativa e o transporte público. O secretário destacou que continuará trabalhando para que o crescimento da rede pública de carregamento no território seja assegurada, dando resposta ao crescente número de carros elétricos em circulação no país nos próximo anos.
A rede Mobi.E possui mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas atualmente e, em sua grande parte, estes postos estão situados em espaços de acesso público.
Mobilidade elétrica avança no Brasil
A Nissan e a Movida inauguraram neste mês um posto de carregamento de carros elétricos na Marginal Tietê. O espaço possui 11 carregadores, com uma sala de espera para que os motoristas possam aguardar o carregamento do veículo.
Os carregadores contam com 7,5 kW, que permite carregar completamente o carro em 5 horas, e um de carregamento rápido de 50 kW, possibilitando carregar um veículo em apenas 40 minutos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.