Portugal inaugurou o primeiro hub de carregamento para carros elétricos nesta quarta-feira (22). O empreendimento recebeu investimentos de 2 milhões de euros do Fundo Ambiental
Desde quarta-feira (22), a cidade de Leiria, em Portugal, conta com o primeiro hub – uma estação com diversos carregadores para carros elétricos. Além deste, também haverá a implementação de outros em mais oito grandes centros urbanos do país. A inauguração do hub de carregamento para carros elétricos em Portugal ocorreu por volta das 14h, na Rua de Santo André – o primeiro de um total de nove hubs. O empreendimento é resultado de um investimento de aproximadamente dois milhões de euros, composto pelo Programa de Estabilização Econômica e Social (PEES), lançado pelo Governo de Portugal utilizando o financiamento do Fundo Ambiental.
Leia também
Localização dos hubs de carregamento para carros elétricos em Portugal
De acordo com a MOBI.E, empresa do setor público que atua há 6 anos como uma Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), além de Leiria, também serão contempladas com o hub de recarga para carros elétricos as seguintes cidades: Coimbra, Guimarães, Almada, Loulé, Matosinhos, Loures, Vila Nova de Gaia e Viseu.
Cada hub conta com um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), cinco postos de carregamento normal, de 22 kW, e três postos de carregamento rápido, de 50 kW. Além desses, também há um posto de transformação, que permite o carregamento de 18 carros elétricos ao mesmo tempo.
-
6 carros 1.6 usados mais baratos de consertar, com melhor reparabilidade, peças acessíveis e boa reputação em oficinas
-
4 carros de luxo usados que oferecem motor potente, interior confortável, design clássico e custam até R$ 45 mil — embora a manutenção seja mais cara
-
Trator John Deere Série 6R é transformado em veículo contra incêndios
-
Chery QQ 2026: novo hatch elétrico chega maior, tecnológico e com visual premium
De acordo com Luís Barroso, presidente da empresa, este projeto piloto tem como intuito dar um “sinal” ao mercado de elétricos de como poderá avançar a resposta da rede Mobi.E em zonas de maior demanda, como os grandes centros urbanos. O crescente número de usuários poderá encontrar de forma mais simples um carregador disponível no mesmo local, razoavelmente rápido, dependendo da sua necessidade no momento.
A rede Mobi.E conta com mais de 2 mil postos de carregamento para carros elétricos
Em uma nota divulgada à imprensa, o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, afirma que a mobilidade elétrica é essencial para a redução nas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, em grande parte responsáveis pelas alterações climáticas que já impactam na sociedade.
De acordo com Eduardo, o governo de Portugal continuará apoiando medidas como essa, que permitem impulsionar o uso dos carros elétricos e deixar de lado os carros poluentes, assim como outras soluções voltadas para a mobilidade ativa e o transporte público. O secretário destacou que continuará trabalhando para que o crescimento da rede pública de carregamento no território seja assegurada, dando resposta ao crescente número de carros elétricos em circulação no país nos próximo anos.
A rede Mobi.E possui mais de 2.300 postos de carregamento e 4.800 tomadas atualmente e, em sua grande parte, estes postos estão situados em espaços de acesso público.
Mobilidade elétrica avança no Brasil
A Nissan e a Movida inauguraram neste mês um posto de carregamento de carros elétricos na Marginal Tietê. O espaço possui 11 carregadores, com uma sala de espera para que os motoristas possam aguardar o carregamento do veículo.
Os carregadores contam com 7,5 kW, que permite carregar completamente o carro em 5 horas, e um de carregamento rápido de 50 kW, possibilitando carregar um veículo em apenas 40 minutos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.